terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ciência Espírita?



Na semana passada a revista Veja publicou como matéria de capa sua ideologia espírita, com a matéria sobre o “tratamento” espiritual que o ator Reynaldo Gianecchini está buscando para a cura de seu câncer. Agora é a vez de a revista Superinteressante (outubro) trazer sua colaboração.

Já de inicio na capa a revista traz no subtítulo: “Espíritos existem? E reencarnação? Para alguns cientistas, sim. São pesquisadores sérios, do mundo todo, Brasil incluído, que buscam provas sobre a existência da alma. E eles já conseguiram resultados surpreendentes.”

A Super que já abordou diversas vezes, quase sempre na capa e sempre de maneira muito positiva (coisa que não pode ser dita das pautas sobre assuntos bíblicos). Desta vez, a revista cita pesquisadores fascinados pelo mundo dos espíritos e divulga alguns testemunhos impressionantes. O fato é que a cura existe, mas quem garante que o poder por trás dos “milagres” tem que ver com os supostos espíritos dos mortos? Por que a ciência (ou, pelo menos, a ciência apresentada pela revista), neste caso, aceita tão facilmente a metafísica espírita? E se o poder sobrenatural for de outra natureza? Como aferir/investigar isso?

Note o perigo nas palavras de Eurípedes Miguel, chefe do Departamento de Psicologia da USP: “A medicina está se movendo de um eixo (que tinha como meta combater a doença) para outro (que privilegia a promoção da saúde). Estamos interessados em qualquer método que possa ajudar as pessoas, mesmo que fuja aos nossos padrões.” Com o perdão da comparação um tanto forçada, Saul, no afã de vencer uma batalha contra os filisteus, também não se importou com os métodos e foi consultar uma feiticeira. Se você não conhece o fim dessa história, pesquise na Bíblia. Em nome da cura, valem quaisquer recursos? Mesmo que isso envolva flertar com o inimigo?

Fica mais uma vez provado que a mídia não só nacional, mas a mundial está tentando traçar um paralelo entre o mundo metafísico e o espiritual. Todavia, devemos ter cautela com esse tipo de publicação. Afinal de contas o que a palavra do senhor nos diz a respeito de tal situação? O espiritismo está na moda, assim como outras doutrinas anti-biblicas. Busquemos a Deus e o Seu conhecimento e assim poderemos nos defender de tais "teologias de libertação".

Nenhum comentário: