1. Decadência global“...antes da vinda do Senhor existirá um estado de decadência religiosa...” (O grande conflito, 444)
"operação do erro, para que creiam a mentira". II Tess. 2:9-11
“nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." I Tim. 4:1
“aos perigos dos últimos dias, quando alguns, sim, muitos, apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.” (Medicina e salvação, 101)
“vinda de Cristo como um evento que ocorrerá imediatamente após o trabalho de Satanás por intermédio do Espiritismo” (No deserto da tentação, 111 e 112)
2. Calamidades"nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos" (II Tim. 3:1)
“O Espírito de Deus está sendo retirado. Catástrofes por mar e por terra seguem-se umas às outras em rápida sucessão.” (Profetas e Reis, pág. 277)
“As calamidades em terra e mar, as condições sociais agitadas, os rumores de guerra, são portentosos. Prenunciam a proximidade de acontecimentos da maior importância.” (Eventos Finais, 11)
“Estas visitações [calamidades] devem tornar-se mais e mais freqüentes e desastrosas.” (O Grande Conflito, 590)
“...as calamidades que enchem a Terra constituem um resultado da transgressão do domingo ... Insiste-se nisto especialmente na América do Norte, onde a doutrina do verdadeiro sábado tem sido mais amplamente pregada. (O Grande Conflito, pág. 588).
“Declarar-se-á que os homens estão ofendendo a Deus pela violação do descanso dominical; que este pecado acarretou calamidades ... são perturbadores do povo, impedindo a sua restauração ao favor divino e à prosperidade temporal” (O Grande Conflito, 590)
3. Impiedade“Tornando-se mais pronunciada a impiedade do mundo, e mais amplamente desenvolvidos e aceitos os ensinos do mal, devem os ensinos de Cristo apresentar-se exemplificados na vida de homens e mulheres convertidos.” (Testemunhos Para Obreiros Evangélicos, 57)
“Ao vermos a impiedade do mundo trazida à luz nos tribunais de justiça e publicada nos jornais diários, aproximemo-nos de Deus e, pela fé viva, apeguemo-nos às Suas promessas, para que a graça de Cristo seja manifesta em nós. Podemos exercer influência, poderosa influência, no mundo.” (Mensagens aos jovens, 26)
“A perversidade e crueldade dos homens alcançarão tal atitude que Deus Se revelará em Sua majestade. Muito em breve a impiedade do mundo terá atingido seu limite e, como nos dias de Noé, Deus derramará os Seus juízos.” (Olhando Para o Alto (Meditações Matinais, 1983), pág. 328).
“Lamentarão a grande impiedade no mundo, apoiando o testemunho dos ensinadores religiosos de que o estado de rebaixamento da moral se deve à profanação do domingo.” (O Grande Conflito, 591)
4. Corrupção política“A corrupção política está destruindo o amor à justiça e a consideração para com a verdade” (Eventos Finais, 129)
“Os que honram a lei de Deus têm sido acusados de acarretar juízos sobre o mundo, e serão considerados como a causa das terríveis convulsões da Natureza, da contenda e carnificina entre os homens, coisas que estão enchendo a Terra de pavor.” (O Grande Conflito, 614 e 615)
“O mundo está-se tornando cada vez mais iníquo. Em breve surgirá grande perturbação entre as nações - perturbação que não cessará até que Jesus venha.” (Eventos Finais, 12)
“alegação de que a corrupção que rapidamente se alastra é atribuível em grande parte à profanação do descanso dominical, e que a imposição da observância do domingo melhoraria grandemente a moral da sociedade.” (O Grande Conflito, 587)
5. Domingo é solução“...movimento em favor do domingo podem advogar reformas que o povo necessita” (O Grande Conflito, 588)
“Os católicos dos Estados Unidos sentem como eu, que uma das coisas que podem salvar a América Latina ... é a religião católica.” (Cardeal Ricardo Cushing, citado em Sign, revista católica, outubro de 1961, p. 73; in: PPCF, 158)
“a imposição da observância do domingo melhoraria grandemente a moral da sociedade. ... promover os mais elevados interesses da sociedade...” (O grande Conflito, 588)
6. Os dois pontos comuns[As doutrinas em comum entre os três poderes que une Roma com o espiritismo e prende o protestantismo a eles] “Mediante os dois grandes erros - a imortalidade da alma e a santidade do domingo - Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma.” (O Grande Conflito, 588)
“Quando as principais igrejas dos Estados Unidos, ligando-se em pontos de doutrinas que lhes são comuns ... a América protestante terá então formado uma imagem da hierarquia romana...” (O Grande Conflito, 445)
“Unicamente mudando a lei de Deus poderia o papado exaltar-se acima dEle...” (História da Redenção, 382)
7. Sábado, motivo do decreto dominical“...sendo a atenção do povo chamada para a lei de Deus calcada a pés, Satanás entrará em ação. (O Grande Conflito, 607)
“A guerra contra a lei divina, começada no Céu, continuará até ao fim do tempo. Todo homem será provado.” (O Desejado de todas as nações, 763)
“O sinal da besta só será imposto quando conhecer bem os argumentos em favor do sábado e sua base bíblica...” (Preparação para a crise final, 90)
“E somente depois que esta situação [sobre o selo de DEUS e o sinal da besta] esteja assim plenamente exposta perante o povo, e este seja levado a optar entre os mandamentos de Deus e os dos homens...” (O Grande Conflito, pág. 449).
“Embora antes atacasse a Cristo e a Escritura Sagrada, hoje professa aceitar a ambos. Mas a Bíblia é interpretada de molde a agradar ao coração não regenerado, enquanto suas verdades solenes e vitais são anuladas.” (O Grande Conflito, 558)
“Como o sábado se tornou o ponto especial de controvérsia por toda a cristandade, e as autoridades religiosas e seculares se combinaram para impor a observância do domingo” O Grande Conflito, pág. 615.
“O mundo protestante moderno vê no pequeno grupo de observadores do sábado um Mardoqueu à porta.” (2Testemunhos Seletos, 150)
8. Contra os adventistas“A ira do homem será especialmente despertada contra os que santificam o sábado do quarto mandamento...” (Profetas e Reis, pág. 512).
“O mundo todo há de ser instigado à inimizade contra os adventistas do sétimo dia, porque eles não rendem homenagem ao papado...” (Testemunhos Para Ministros, pág. 37).
“Os que honram a lei de Deus têm sido acusados de acarretar juízos sobre o mundo, e serão considerados como a causa das terríveis convulsões da Natureza, da contenda e carnificina entre os homens, coisas que estão enchendo a Terra de pavor.” (O Grande Conflito, 614 e 615)
9. O papa retornará ao poder“O mundo está cheio de tempestade, guerra e contenda. Contudo, ao mando de um chefe - o poder papal - o povo se unirá para opor-se a Deus na pessoa de Suas testemunhas.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 171
“A religião do papado será aceita pelos governantes, e será invalidada a lei de Deus.” (O Grande Conflito, pág. 573).
“adquirir na América protestante a supremacia que perdeu no Velho Mundo.” (O Grande Conflito, pág. 573).
10. EUA apoiarão o papa“...pela legislação, introduz na Constituição princípios que propaguem a falsidade e ilusão papal, eles estão se lançando nos horrores romanos da Idade Média.” (Review and Herald Extra, 11 de dezembro de 1888).
“Por um ato nacional impondo o falso sábado, eles darão vida e vigor à corrompida fé de Roma, avivando sua tirania e opressão da consciência.” Maranata (Meditações Matinais, 1977), pág. 179
“As nações estrangeiras seguirão o exemplo dos Estados Unidos. Posto que ela seja a líder, a mesma crise atingirá todo o nosso povo em toda parte do mundo.” (Eventos Finais 136)
“...quando ... os Estados Unidos for induzido a repudiar todos os princípios de sua Constituição ... é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e o fim está próximo.” (Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 150 e 151)
“Insiste-se no Congresso sobre uma reforma de nossa Constituição, e quando isto for obtido, a opressão será a conseqüência.” (RH, 18-12-1888, in: PPCF, 156)
Na Suprema Corte já se argumentou que as leis dominicais não eram religiosas. (PPCF, 157)
11. Ambição pelo poder"Assim o mundo tornar-se-á meu. Eu serei o governador da Terra, o príncipe do mundo. ... A Terra estará inteiramente sob meu domínio". (Profetas e Reis, págs.183 e 184).
12. No início do tempo de angústia“Vi que Deus tinha filhos que não reconheciam o sábado e não o guardavam. Eles não haviam rejeitado a luz sobre este ponto. E ao início do tempo de angústia fomos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente. Isso enfureceu as igrejas e os adventistas nominais, pois não podiam refutar a verdade do sábado. E nesse tempo os escolhidos de Deus viram todos claramente que tínhamos a verdade, e saíram e enfrentaram a perseguição conosco. Eu vi a espada, a fome, pestilência e grande confusão na Terra.” (Primeiros escritos, 33 e 34).
“O "início do tempo de angústia" ali mencionado, [refere-se a citação anterior] não se refere ao tempo em que as pragas começarão a ser derramadas, mas a um breve período, pouco antes, enquanto Cristo está no santuário. Nesse tempo, enquanto a obra de salvação está se encerrando, tribulações virão sobre a Terra, e as nações ficarão iradas, embora contidas para não impedir a obra do terceiro anjo.” (Primeiros Escritos, 85 e 86).
13. Está feito“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” (Apoc. 22:11 e 12).
“Silenciosamente, despercebida como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva que determina o destino de cada homem, sendo retraída para sempre a oferta de misericórdia ao homem culpado.” (Eventos Finais, 230).
Venha quando vier, o dia do Senhor virá de improviso aos ímpios. Correndo a vida sua rotina invariável; encontrando-se os homens absortos nos prazeres, negócios, comércio e ambição de ganho; estando os dirigentes do mundo religioso a engrandecer o progresso e ilustração do mundo, e achando-se o povo embalado em uma falsa segurança, então, como o ladrão à meia-noite rouba na casa que não é guardada, sobrevirá repentina destruição aos descuidados e ímpios, e "de nenhum modo escaparão". (I Tess. 5:3-5).” (O Grande conflito, 38).