segunda-feira, 14 de julho de 2008

João Batista: Um exemplo a ser seguido


Toda vez que ouço e leio sobre João Batista, me lembro dele como um dos maiores profetas que existiram na Bíblia. Ele foi predito por Isaías como a “voz do que clama no deserto” “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor: endireitai, no ermo, vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro serão abatidos: e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente verá que foi a boca do Senhor que isto disse”Isaías 40:3-5. Ele prepararia o caminho para Aquele que é a Salvação do mundo.

A Bíblia relata João Batista como alguém que deveria ser diferente antes mesmo do seu nascimento. João faz parte de um pequeno grupo que de acordo com a Bíblia, Deus o escolheu antes mesmo do seu nascimento, para uma missão toda especial: levar o povo ao arrependimento e ao batismo.

João teve um ministério muito árduo e especial. Por ser especial João deveria passar por algumas provações muitas vezes quase impossíveis de suportá-las. João sabia que ele não era o Salvador aguardado pelos israelitas e assim ele também esperava pelo Salvador. Mas ao João encontrar com Jesus ele teve a certeza de que Aquele que estava por vim havia chegado.”No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. João 1:29. Com esta afirmação João proclamou ao mundo quem era o verdadeiro Salvador.

Ele sempre tentou fazer a vontade de Deus e sempre foi apoiado por Deus. Ao Jesus pedir a João para ser batizado, num primeiro momento João se recusou, mas ao ouvir as palavras de autoridade do mestre Jesus ele fez a vontade de Jesus e pôde testemunhar a grandeza dAquele que havia batizado. “E o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me tenho comprazido”. Lucas 3:22.

Mas, nem tudo na vida de João Batista foi fácil. Quando ele esteve na prisão por ordem do rei Herodes. João teve dúvidas. Dúvidas de que se realmente Jesus era o enviado de Deus. Dúvidas se ele havia proclamado a mensagem corretamente. Dúvidas se ele seria salvo ou não. Dúvidas de sua missão.

No fundo de uma cela escura e úmida João Batista clamou a Deus, pois ele tinha medo da morte, e esperava uma visita de Jesus, para responder seus anseios. E como sabemos Jesus não foi o visitar. Mas João pediu aos seus discípulos que fosse falar com Jesus, para ele ter a certeza de Ele era o messias aguardado. A resposta veio com a confirmação que sabia ser verdadeira.

Assim é na nossa vida. Nem sempre porque fazemos a obra do Senhor, não teremos provações que muitas vezes parecem intransponíveis. Algumas vezes fazemos o que é correto aos olhos do Senhor e mesmo assim passamos por dificuldades, como falta de dinheiro, problemas de saúde, dificuldades em relacionamentos, desespero, medo, aflições, desânimo, ficamos muitas vezes sem saber o que fazer e sem saber por que acontece determinadas coisas conosco.

João Batista poderia ter desistido de sua missão no meio do caminho, logo quando começaram as dificuldades, mas ele preferiu continuar, assumir os riscos e até perder sua vida.

Sabemos que no final infelizmente João veio morrer decapitado, por um capricho de Herodias esposa de Herodes que não quis ouvir a repreensão de João e por orgulho no coração quis a cabeça de João Batista. “ Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes.
Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Baptista.E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse.E mandou degolar João no cárcere,E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe”. Mateus 14: 6-11.

João foi morto, mas não foi o fim para ele. Pois sabemos que na ressurreição de Jesus, João foi ressuscitado com muitos outros e assim eles puderam falar as verdades a respeito de Jesus e converter muitas outras pessoas. Sabemos que hoje ele está no céu com Cristo. Sabemos que a morte não foi o fim de João.

Jesus não prometeu uma vida fácil a quem o seguisse nesta terra, mas prometeu que teríamos uma vida melhor numa terra melhor se o seguíssemos. Seriamos perseguidos e até mortos por seu nome. “Então vos hão-de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes, por causa do meu nome”. Mateus 24:9.

Então meus queridos irmãos, quando aparecerem as dificuldades pelo caminho, não desistamos de lutar. Pois o que pode parecer o fim, é só o começo.

Nenhum comentário: