sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Um dia para aliviar estresse


O estresse foi chamado pela ONU de “mal do século”. De acordo com Marilda Novaes Lipp, psicóloga especializada em estresse, pela PUC de Campinas, essa doença pode causar envelhecimento precoce, obesidade, anemia, baixa imunidade, aumento da freqüência cardíaca, tensão muscular, palidez, alterações do sono, alterações da digestão, disfunção sexual, dermatoses, quadros alérgicos, baixa resistência a infecções, queda de cabelo, e a lista continua. Os sinais psicológicos deixados pelo estresse podem ser: sensação de incompetência, desmotivação, mania de perseguição e diminuição da capacidade de concentração.

Embora sejam muitos os fatores causadores do estresse e da depressão, muitos de nós sofremos destes males, simplesmente porque deixamos de ler o nosso MANUAL DE INSTRUÇÕES. Você já comprou algum equipamento e, na ânsia de utilizá-lo, simplesmente ligou-o na tomada, queimando-o? Então, em seguida leu alguma coisa no manual do proprietário que dizia: “Leia isto antes”?

Nós também temos um manual de instruções do Construtor. Deus que idealizou a nossa criação, deixou Sua Palavra para nos instruir sobre como devemos agir para que a máquina do nosso corpo não entre em colapso. A Bíblia faz exatamente isto! Nela nós encontramos dicas de saúde, de alimentação, de comportamento e de convívio familiar. Encontramos, também, a dica de Deus do dia antiestresse.



O Dia Anti-Estresse



Quer saber que dia é esse, e por que ele é chamado assim? Deus criou o mundo com um ciclo semanal de 6x1, ou seja: seis dias de atividades e um dia de descanso, como está escrito em Gênesis 2:1 - 3: “Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.”

Pense e responda:

1) Que evento da natureza determina a duração de um dia?

Resposta: O movimento de Rotação da Terra, pois ela leva 24 horas para dar uma volta em torno do seu eixo.

2) O que determina a duração do ano?

Resposta: O movimento de Translação. O tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol são 365 dias, ou seja, um ano.

3) Que evento natural determina a duração do mês?

Resposta: O ciclo lunar marcado pela trajetória da Lua em torno da Terra.

4) E qual o evento natural que determina a duração da semana?

Resposta: NENHUM. Entretanto, o ciclo semanal de sete dias é aceito em todo o mundo desde a antiguidade mesmo nos países não-cristãos.

Você não acha que isto é uma indicação de que foi Deus quem criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo? Foi Ele que estabeleceu a semana de sete dias, o Sábado para o descanso e sempre os conservou assim, porque “o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus”. Êxodo 20:10 – RA (Ver também Êxodo 31:13).



Quando Começa o Sábado?



Embora esta pareça uma pergunta boba, a primeira descoberta que faremos é que os dias não começam e terminam à meia-noite. Aliás, se fosse assim, como teria sido, quando ainda não existia relógio?

Na Bíblia descobrimos que o dia tinha as mesmas 24 horas, mas era dividido em duas partes de 12 horas sendo: 12 horas de claridade (por volta das seis horas da manhã até, aproximadamente, seis horas da tarde) e 12 horas de escuridão (por volta das seis horas da tarde às seis horas da manhã). Perceba que Jesus também usava esse tipo de contagem do tempo: “Respondeu Jesus: NÃO SÃO DOZE AS HORAS DO DIA?” João 11:9.

No livro de Gênesis, vemos que no princípio o dia era contado sempre a partir da tarde:

“Houve tarde e manhã, o primeiro dia.” Gênesis 1:5;
“Houve tarde e manhã, o segundo dia.” Gênesis 1:8, etc.
E, Levítico 23:32 nos mostra que a contagem e celebração do Sábado deve ser feita do mesmo jeito: “ SÁBADO de descanso solene vos será; ENTÃO... DE UMA TARDE A OUTRA TARDE, CELEBRAREIS O VOSSO SÁBADO.” (Grifo acrescentado). Sendo assim, esta é a maneira correta de celebrar o Sábado: do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de “Sábado”.

Mas será que isso tem alguma importância, ou o que importa é separar um dia e pronto?

Bem, se o dia não fosse importante, por que Deus seria tão específico em determinar:

O dia? Êxodo 31:17;
A hora de começar e terminar? Levítico 23:32;
O Sábado como um dos Dez Mandamentos? Êxodo 20:8-11.
VEJA SÓ QUE INCOERÊNCIA: hoje é comum começar a contar as horas de um novo dia, no meio da noite. Desta forma, assim como você diz “Boa tarde!” no meio do dia, você deve dizer “Bom dia!” a partir do primeiro minuto depois da meia noite. Não lhe parece estranho?

A mudança na maneira de contar os dias da semana (de meia-noite a meia-noite) dificultou muito a observância do quarto mandamento para aqueles que aceitam a maneira bíblica de contar o tempo. O dia de Sábado é um dia especial para recebermos as bênçãos de Deus, porque o próprio Deus o abençoou e santificou. De nenhum outro dia, se diz: “Santificou...” Gênesis 2:3.



O Que Fazer no Sábado?



O maior exemplo de como devemos aproveitar o Sábado vem do próprio Jesus. No sétimo dia, Ele:

· Fazia o bem a todas as pessoas: “... é lícito, nos sábados, fazer o bem.” Mateus 12:12 – RA.

· Visitava: “Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante...” Lucas 14:1.

· Curava: “O dia em que Jesus havia feito lama e curado o homem da cegueira era um sábado.” João 9:14 – NTLH. Jesus realizou muitos outros milagres no Sábado. Veja alguns: a cura da sogra de Pedro (Marcos 1:21 e 29), a cura do paralítico (João 5:9) e do homem com a mão aleijada (Mateus 12:10).

· Passeava: “Naquela ocasião Jesus passou pelas lavouras de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas para comê-las.” Mateus 12:1. (Colheram apenas para comer, igual a pegar frutas num pomar. Eles não estavam trabalhando).



O Que Não Fazer no Sábado?



Eu não gosto quando tiro um final de semana para passar com a família, e minha esposa gasta o tempo todo limpando, lavando e cozinhando. Se Deus tira um dia por semana para ficar conosco, precisamos também deixar de lado tudo que pode ser feito noutro dia da semana como, por exemplo, faxinas, consertos de casa, lavar o carro, ir ao supermercado, etc.

Deus se comunica conosco através da nossa mente. Ele sabia que precisaríamos de um dia para relaxar, para termos uma relação íntima com Ele. Deus sabia que a correria tomaria conta de nossa vida e que necessitaríamos de um dia para reabastecer nossas forças! Por isso, Ele separou o Sábado para estar conosco! “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27. Portanto, “obedeçam às leis a respeito do sábado; não cuidem dos seus próprios negócios no dia que para mim é sagrado. Considerem o sábado como um dia de festa, o dia santo do SENHOR que deve ser respeitado. Guardem o sábado, descansando em vez de trabalhar; ...nem fiquem conversando à toa. Se me obedecerem, eu serei uma fonte de alegria para vocês e farei com que vençam todas as dificuldades; e vocês serão felizes... ” Isaías 58:13 e 14 - NTLH.

Afinal de contas, por que Deus criou o Sábado? “O Sábado foi feito por causa do homem...” Marcos 2:27. Jesus afirmou que Deus pensou EM VOCÊ quando criou o Sábado. Desde o princípio, o que Ele queria era passar mais tempo conosco. O Senhor do Sábado convida você, hoje, para um momento especial com Ele, 24 horas de descanso sob Sua proteção. Qual a sua resposta a este convite?

Nenhum comentário: