quarta-feira, 9 de setembro de 2009

90% dos católicos não conhecem a Bíblia


Mais de 90% dos católicos não conhecem a Bíblia e há mesmo casos de paróquias onde pequenos grupos de reflexão bíblica são marginalizados, afirma Frei Herculano Alves.
Este franciscano capuchinho promoveu recentemente uma semana Bíblica sobre "A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". Em entrevista à Renascença, este biblista traça um diagnóstico preocupante da relação dos católicos com o Livro Sagrado, uma situação que não melhorou desde o Concilio Vaticano II. “Nós sabemos por um inquérito internacional, sobretudo na Europa do Sul, que apenas 3% dos católicos praticantes lêem a Bíblia todos os dias (…) isso mostra, claramente, que a Bíblia anda fora do programa de vida das pessoas”, sublinha. Numa altura em que se assinala a Semana Bíblica Nacional, Frei Herculano Alves diz que “é preciso começar a fazer alguma coisa” e sugere a realização de cursos e de outras iniciativas que fomentem a leitura da Bíblia.

Fonte: Noticias Cristãs

NOTA: E não é de se admirar que tantos católicos desonrem a fé que admitem ter (mesmo que nominalmente). Contudo, penso que não são apenas os católicos que estão em déficit com a leitura bíblica. Os ocidentais, de um modo geral, estão. Muitos cristãos evangélicos também desconhecem o conteúdo das Escrituras, seguindo linhas de pensamento puramente interpretativas (humanas). A Bíblia tem sido ´comentada´, seu valor reiterado, mas seu conteúdo continua envolto numa redoma de fumaça que insiste em se manter. A mudança que boa parte da Igreja do Senhor Jesus anela para si e para o mundo que a cerca advirá de um comprometimento prévio e genuíno com os preceitos bíblico-cristãos.

Nenhum comentário: