segunda-feira, 10 de maio de 2010

Resposta a indagação sobre Apocalipse - Parte I


Bem há algumas semanas atrás recebi um comentario no qual era uma pergunta sobre o livro de Apocalipse. Mas precisamente sobre o Cap.17. É interessante notar que esse capítulo traz duas mulheres. E por isso traz consigo algumas dúvias. Então resolvi explanar um pouco mais sobre esse capítulo. Para isso estudaremos em duas partes. A primeira parte será sobre o capítulo 13, para entendermos quem é umas das mulhres. Vejamos:

Para compreendermos melhor estudaremos inicialmente o cap.13 de Apocalipse. Veja como o apóstolo João descreve a besta: “E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Apocalipse 13:1-8

Podemos perceber que essa besta tem algumas características:
1. É um poder religioso e recebe adoração dos homens. “Adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra”.
2. Também é um poder político de alcance mundial. “Deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação”.
3. Num momento da história perdeu seu poder. “Mas hoje impõe respeito e admiração mundial.” E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada”.
4. Blasfema contra Deus. “E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias”.
5. Persegue o povo de Deus. “. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los”.
6. Seu poder dura 42 meses, que em linguagem profética equivale a 1260 anos (42X30=1260). “e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses”.

Certo, para respondermos essas características analisemos o seguinte:
• Conhece algum poder religioso que, alem de ser religioso, tem poder político em cada tribo, nação, povo e língua?
• Conhece algum poder religioso que, em algum momento da historia perdeu seu poder e depois recuperou?
• Conhece algum poder religioso que, é respeitado, adorado por grandes homens? Príncipes, reis, presidentes, autoridades e ministros?
• Porventura esse poder blasfema contra Deus? Ou nas palavras do profeta Daniel, “tentou mudar os tempos e a lei”? Leia Êxodo 20.
• Esse poder em algum momento da historia perseguiu os homens, pois eram contra sua autoridade religiosa?

Continuemos agora com a segunda besta:
“E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis”.
Analisemos as características a seguir:
1. É um poder que fala no inicio como um cordeiro, mas depois vem falar como um dragão. O cordeiro é o símbolo de Jesus. O sacrifício do Cordeiro é o centro do evangelho que Cristo veio ensinar.quer dizer que esse foi um poder cristão, falava da mensagem do evangelho, mas depois algo aconteceu. Começou a falar como dragão.
2. Esse poder trabalha para a primeira besta. Faz com que a terra e seus habitantes adorem a primeira besta. Esse poder não exige adoração para si, mas a primeira besta.
3. É um poder que deslumbra. Faz até “cair fogo do céu” diante dos homens.
4. É um poder , que alem da dar força a primeira besta, exige obediência a uma imagem desta. Imagem é algo que se parece com o original, mas não é.
5. É um poder que da força a imagem e ate decreta morte aos que não o adorem.
6. Ordena colocar a marca da besta sobre todas as pessoas.
Seguindo em nosso estudo:
• Existe um país que no seu inicio era cristão, adora a Deus, estudava a Bíblia, e que defendia a liberdade de adorar ao Criador? Ou seja, falava como um cordeiro?
• Existe hoje algum país que foi assim no passado, mas hoje é secular? Quase um berço do esoterismo, e de diversas filosofias? Que podemos dizer que é “a voz disfarçada do dragão”?
• Qual país hoje que apóia um poder religioso nos seus atos?
• Qual país que faz todos se deslumbrar com seu poderio militar e econômico? E que já fez “fogo cair do céu” literalmente ao destruir duas cidades inteiras?

Bem até aqui é fácil descobrir quem são esses dois poderes. Mas existem outras características que muito em breve serão cumpridas.
1. Esse país escolherá um dia de adoração na semana como símbolo do primeiro poder mencionado na Bíblia.
2. Esse pais exigira que todos adorem a Deus nesse dia, sob pena de não comprar e vender quem não cumprir.

Continua no próximo post...

Nenhum comentário: