domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Espírito Santo é um grande mistério... mas, não tanto...



Em João 17:3 Jesus afirmou que o correto conhecimento de Deus leva à salvação eterna. Obviamente, isso significa que um entendimento errado levará à perdição aqueles que deixam de buscar o conhecimento na Bíblia para se basear em seus conceitos pessoais sobre a Divindade.
O objetivo deste blog não é atacar pessoas e sim discutir ideias. Quero apresentar a você breves debates que tive com antitrinitarianos e, consequentemente, a visão bíblica da Doutrina do Espírito Santo. Isso, sem entrar no campo da especulação, pois, “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus...” (Dt 29:29).
Ellen White afirmou: “A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro” (Atos dos Apóstolos, p. 52).
O fato de a natureza do Espírito Santo ser misteriosa significa que para Ellen White não era possível saber Quem é Ele? Com certeza, não. Ela aconselha a não especularmos sobre aquilo que não foi revelado. Ela recomenda que não demos “um significado humano” aos textos bíblicos. Esse é o contexto da citação.
O que Deus nos deixou na Bíblia precisamos aceitar, mesmo que não esteja de acordo com nossa lógica humana. Para isso, precisamos submeter nossa lógica a lógica Divina, como recomenda Isaías 55:8, 9.
Se o fato de o Espírito Santo ser um “mistério” significa que “não podemos afirmar com certeza que Ele é uma Pessoa Divina”, então não podemos crer nem mesmo na pessoalidade de Deus Pai, pois, Isaías 45:15 afirma que Deus é “misterioso”. E isso fatalmente nos levaria ao panteísmo!
Meu desejo sincero é que você aproveite todos os artigos e que seu relacionamento pessoal com Deus seja ainda mais intenso no decorrer de sua trajetória nesse mundo. Divulgue para seus amigos, envie os posts a eles e esteja aberto a mudanças em seus conceitos sobre a Terceira Pessoa da Divindade.

Fonte: Em defesa do Espírito Santo

14 comentários:

Pereira disse...


ESPÍTITO - DEFINIÇÃO


Ruach - Pneuma
No Antigo Testamento, a palavra hebraica ruach aparece 377 vezes e é traduzida como “vento”, “fôlego” ou “espírito” (Gen.8:1), “princípio vital” (Gen.6;17; 7:22), “coragem “ (Josué 2:11), “vitalidade” ou “força” (juizes 15:19, “disposição” (Isaías 54:6) e “caráter moral” (Ezequiel 11;19).

No Novo Testamento, a palavra grega pneuma é igualmente traduzida como “espírito ou respiração”.

Nem no Antigo nem no Novo Testamentos ruach ou pneuma se referem a alguma entidade inteligente capaz de existir independentemente do corpo.

Os conceitos de espírito e alma como são usualmente aceitos e divulgados pelo Espiritismo não são Bíblicos. Não fazem parte da Teologia Adventista.

A palavra Nephesh traduzida como “alma” nunca se refere a um centro indestrutível do ser.

-Os membros da IASD que não perceberam isto, e chamam o Espírito Santo "uma Pessoa" e se enquadram justamente aí, tornaram-se " Espiritas"

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

OS DISCÍPULOS – SEUS CONCEITOS E EXPECTATIVAS DO CÉU.
Que fonte de alegria para OS DISCÍPULOS foi saber que tinham tal Amigo no Céu para interceder em seu favor! Por meio da visível ascensão de Cristo foram alterados todos os seu conceitos e expectativas do CÉU. Anteriormente, SEUS PENSAMENTOS SE HAVIAM DEMORADO NELE COMO UMA REGIÃO DE ESPAÇO ILIMITADO, HABITADA POR ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA. Agora o Céu estava relacionado com o conceito de Jesus, a quem haviam amado e reverenciado mais do que todos os outros, com quem haviam conversado e viajado, em quem haviam tocado, até mesmo no Seu corpo ressuscitado... O CÉU não podia mais parecer-hes UM ESPAÇO INDIFINIDO E IMCOMPREENSÍVEL, REPLETO DE ESPÍRITOS INTANGÍVEIS. Consideravam-no agora como seu futuro lar, em que seu amoroso Redentor estava preparando mansões para eles. - 3SP, 262 (1878). – EVENTOS FINAIS PÁGINA 247.

O conceito exposto no texto acima (ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA e ESPÍRITOS INTANGÍVEIS) é o conceito que a IASD está usando hoje para definir a palavra ESPÍRITO para explicar a doutrina da Trindade! Puro Espiritismo!

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


MANUSCRIPT RELEASE - VOLUME 14 - PÁGINA 23 Chambered with humanity,Christ could not be in every place personally: therefore it was altogether for therir advantage that He should leave them, go to His father, and send the Holy Spirit to be His successor on eart. The Holy Spirit is Hinself divested of the personality of humanity and independent thereof. He would represent Hinself as present in all places by His Holy Spirit, as the Omnipresent. "But the Conforter, which is the Holy Ghost, whom the Father will send in My name, He shall (although unseen by you)*, teach you all things, and bring all things to your remembrance, whatsoever I have said unto you" (John 14:26).
*This phrase was added by Ellen White.



TRADUÇÃO:
Preso na humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, por isso era totalmente vantajoso para eles que Ele deveria deixá-los, ir para Seu pai, e enviar o Espírito Santo para ser seu sucessor na Terra. O Espírito Santo é Ele mesmo separado da personalidade humana e dela independente. Ele representaria Ele mesmo como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo, como o Onipresente. "Mas o Confortador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, Ele (embora despercebido por você)*, vos ensinará todas as coisas, e trará todas as coisas à vossa lembrança, tudo o que eu vos tenho dito" (João 14:26).

*Esta frase foi adicionada por Ellen White.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

ESPÍRITO SANTO – O “PODER” QUE CRISTO COMUNICA:
É a graça que cristo implanta na alma, que cria no homem a inimizade contra Satanás. Sem esta graça que converte, e este poder renovador, o homem continuaria cativo de Satanás, com servo sempre pronto a executar-lhe as ordens. Mas o novo princípio na alma cria o conflito onde até então houvera paz. O PODER QUE CRISTO COMUNICA, habilita o homem a resitir ao tirano e usurpador. O Conflito dos Séculos, pág. 548 2º parágrafo.


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Review and Herald 25/04/1906 – Sra. White comentando João 6 – “O consolador”
“Cristo aqui não está se referindo à Sua doutrina, mas à Sua pessoa, a divindade do Seu caráter.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

THE SOUTHERN WORK – 13/09/1898 – SRA. WHITE COMENTANDO “O CONFORTADOR” DE JOÃO 14.
“Que Cristo devia se manifestar a eles, e ainda estar invisível ao mundo, era um mistério para seus discípulos. Eles não podiam entender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual. Eles estavam pensando no externo, na manifestação visível. Eles não podiam se dar conta do fato de que podiam ter a presença de Cristo com eles, e ainda Ele ficar despercebido pelo mundo. Eles não entenderam o significado de uma manifestação espiritual. ”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

REVIEW AND HERALD- 19/05/1904 – “ Cristo declarou que Sua subida, enviaria à Sua Igreja, como Seu glorioso presente, o Confortador, que tomaria Seu lugar.Este Confortador é o Espírito Santo, a alma de Sua vida,a eficácia de Sua Igreja, a luz e a vida do mundo. Com Seu Espírito, Cristo envia uma influência reconciliadora e um poder que arranca o pecado.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES – PÁG. 669 –
“ O Senhor sabe tudo sobre seus servos fieis que por Sua causa estão dormindo na prisão ou foram banidos para ilhas solitárias. Ele os conforta com Sua própria presença.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Não há Consolador como Cristo, tão terno e verdadeiro.” – REVIEW AND HERALD, 26/ 10/1897.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


“O Salvador é o nosso Consolador, isto eu tenho provado que Ele é”. MANUSCRIPT RELEASES – Vol. 8 – Pág. 49

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


“Através da fé olhamos para Jesus, nossa fé rompe as sombras, e adoramos a Deus por Seu maravilhoso amor ao dar Jesus O CONSOLADOR.” – MANUSCRIPT RELEASE - Vol. 19 – Pág. 296, 297


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Porque as igrejas estão fracas hoje? - Veja:
A razão porque as igrejas estão débeis, fracas e prontas para a morte, é que o inimigo trouxe influências de uma natureza desencorajadora para repousar sobre as almas temerosas. Ele procurou tapar Jesus da visão deles como O Consolador, como o único que reprova, que adverte, que os admoesta, dizendo: “Este é o caminho, andai por ele”.REVIEW AND HERALD , 26/08/1890 – Paragrafo 1º.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

"Ainda mais: Cristo é chamado o Verbo de Deus. João 1:1-3. É assim chamado porque Deus deu Suas revelações ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu Espírito que inspirou os profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como o Anjo de Jeová, o Capitão do exército do Senhor, o Arcanjo Miguel. Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas. Escrevendo à igreja cristã, diz o apóstolo Pedro que os profetas profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir". I Ped. 1:10 e 11. É a voz de Cristo que nos fala através do Antigo Testamento. "O testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia." Apoc. 19:10. Patriarcas e Profetas pg. 366

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO (correspondência à um amigo)

A palavra "Espírito", como você pôde perceber na mensagem que lhe mandei, não se enquadra em nenhuma definição que traduza "uma parte inteligente, uma entidade, separada do corpo". Se não é uma parte inteligente separada do corpo, quando se diz que tem personalidade, diz-se na verdade que tem características próprias de uma pessoa. Aí entra o tal do sentido figurado, que você tanto se referiu no seu texto. Mas ele (o Espírito Santo) não sendo uma pessoa, e tendo qualidades de como quem fosse tal, o que entendemos? Se Ele (o Espírito) procede do Pai, procede também do Filho, sendo Eles (o Pai e o Filho) inteligentes e gloriosos, é claro que toda emanação e poder que procede Deles (o Pai e o Filho) é algo de muita inteligência e glória, com características Deles. Nem poderia ser diferente. Não tem possibilidade de o Espírito ser medíocre! É a expansão do pensamento ativo deles, do Pai e do Filho, PERSONALIDADE FORTE.
O Espírito Santo existe, é bíblico, e é dado para a edificação da Igreja.Mas não é o que você pensa.

Urso10000@gmail.com