sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Desvendando o Apocalipse: o selo de Deus


O assunto é tão importante que Deus abriu um parêntese antes de falar sobre o sétimo selo para mostrar a João que, antes da volta de Jesus, existirá um povo especial responsável por realizar uma obra profética mundial. O capítulo sete apresenta informações adicionais particulares concernentes ao sexto selo. João visualiza essa cena antes de o céu retirar-se como um livro que se enrola, e depois dos sinais no Sol, na Lua e nas estrelas. Isso ocorre entre os versos 13 e 14 de Apocalipse 6.

Apocalipse 7:1: “Depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.”

Os quatro cantos da Terra denotam os quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Isso significa que esses anjos têm toda a Terra para cuidar.

Os anjos são agentes sempre presentes nos negócios da Terra. Aqui fica claro que Deus lhes confiou uma poderosa obra: reter os quatro ventos da Terra. Isso é uma profecia a cumprir-se imediatamente antes da segunda vinda de Cristo.

Na Bíblia, ventos significam comoção política, agitação, guerras (Dn 7:2, 3, 16, 17; Is 17:12-14; Jr 49:35-37).

Não fosse pelos quatro anjos segurando os ventos, a civilização se auto-destruiria. Os anjos do mal estão agitando os ventos das guerras. Os acontecimentos internacionais falam em voz alta de que se aproxima o momento decisivo em que os ventos serão soltos, e se estabelecerá o caos total. Simultaneamente, ao serem soltos os ventos, virão as sete últimas pragas preditas no capítulo 16.

Mas a obra dos anjos de segurar os ventos tornará possível a realização de outra obra muito especial, que será descrita nos versos seguintes. O tempo da graça divina por um mundo caído e ingrato terá se esgotado para sempre. Multidões que estão recebendo e rejeitando o convite da misericórdia estarão excluídas da salvação que desprezam. Agora, porém, é o tempo da decisão.

Apocalipse 7:2: “Vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo. Ele clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,”

Apocalipse 7:3: “dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus.”

A Bíblia usa as palavras “sinal” e “selo” de maneira intercalada. Em Gênesis 17:11, é dito que a circuncisão era um “sinal”. Em Romanos 4:11, ela é mencionada como sendo um “selo”. O selo é uma marca distinta que torna o povo de Deus diferente. Segundo as Escrituras, o selo de Deus é o sábado (Êx 31:16, 17; Ez 20:12, 20).

Os Dez Mandamentos são a Lei de Deus. Para uma lei ser autêntica, é necessário que ela tenha três características: nome do legislador, função e território.

O quarto é o único mandamento onde é possível encontrar essas três características.

Êxodo 20:8 a 11: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou."

Nome do Legislador: Deus

Sua função: Criador

Território: Terra

A expressão "selado nas suas testas" quer dizer que haveria um povo que teria consciência da importância de guardar e santificar o sábado, que é o selo de Deus. Como se trata de uma obra de evangelização, esse anjo deve representar, sem dúvida, um movimento mundial que deverá chamar a atenção dos homens para o selo de Deus.

O anjo é tão-somente o portador do selo. Mas o Selador deve ser Aquele que é o único capaz de convencer os homens a aceitar o selo de Deus. O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Em outras palavras, Ele convence o mundo sobre a transgressão da lei, porque, segundo o apóstolo João, pecado também é a transgressão da lei.

Só guardar o sábado não garante o selamento; é preciso ser santificado. Somente depois que os pecados são apagados por Jesus no santuário celestial é que os Seus servos poderão receber o “selo do Deus vivo”, pois o sábado, como vimos, é um sinal de “santificação” (Ez 20:20).

Apocalipse 7:4: “E ouvi o número dos que foram selados, e eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.”

Apocalipse 7:5: “Da tribo de Judá, doze mil foram selados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;”

Apocalipse 7:6: “da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manasses, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;”

Apocalipse 7:8: “da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamin, doze mil.”

Essa profecia não trata do Israel que foi condenado como nação por ter rejeitado o Filho de Deus. Então, quem são os 144 mil?

Os 144 mil representam um símbolo do Israel espiritual, a igreja de Deus. O número 144 (12 tribos de Israel x 12 apóstolos) simboliza o povo de Deus de todos os tempos (Ap 21:12-14), por isso o número 144 é multiplicado por mil. Os 144 mil são um grupo especial de pessoas que estarão no Céu.

Apocalipse 7:9: “Depois destas coisas olhei, e vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e perante o Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos.”

Apocalipse 7:10: “Clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.”

Apocalipse 7:11: “Todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,”

Apocalipse 7:12: “dizendo: Amém. Louvor e glória e sabedoria e ação de graças e honra e poder e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.”

Apocalipse 7:13: “Então um dos anciãos me perguntou: Estes que estão vestidos de branco, quem são eles e de onde vieram?”

Apocalipse 7:14: “Respondi-lhe: Senhor, tu o sabes. Disse-me ele: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.”

Apocalipse 7:15: “Por isso estão diante do trono de Deus, e O servem de dia e de noite no Seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o Seu tabernáculo sobre eles.”

Apocalipse 7:16: “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Nem sol nem calor algum cairá sobre eles.”

Apocalipse 7:17: “Pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”

O profeta contempla todos os santos salvos, “de todas as nações, e tribos, e povos e línguas”, de todos os séculos da história do mundo. Todos trajarão uma vestimenta única – as vestes brancas simbólicas da justiça do Salvador. Ostentarão palmas em suas mãos como emblemas da grande vitória alcançada sob o poder de Jesus. Essa multidão incontável é composta dos que “vieram da grande tribulação”.

Todos os cristãos passam por tribulações para entrar no reino de Deus (At 14:22). A Bíblia fala sobre o tempo de angústia “qual nunca houve, desde que houve nação” (Dn 12:1).

Nem fome, nem sede. Isso mostra que eles passaram fome e sede. Nas sete últimas pragas, os pastos, com todos os frutos e a vegetação, ficam secos (Jl 1:18-20), e os rios e fontes tornam-se em sangue (Ap 16:4-7). Nesse tempo, a dieta de justiça será reduzida para pão e água, e isso será certo (Is 33:16).

Nas pragas, o Sol recebe poder para “abrasar os homens com fogo” (Ap 16:8, 9). Os justos serão protegidos dos efeitos mortais.

Deus tem muitos filhos espalhados ao redor do mundo. São encontrados em todas as igrejas e até mesmo fora das igrejas. Sua mensagem de selamento está indo depressa a todas as terras, reunindo aqueles cujo coração é perfeito para com Ele.

Aqueles que estão diante do trono louvam e servem a Deus de dia e de noite porque “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

(Texto da Jornalista Graciela Érika Rodrigues, inspirado na palestra do advogado Mauro Braga.)

3 comentários:

Francisco A. de Azevedo disse...

Leandro Amaral de Lavor,
(Editor deste Blog)

Pesquisando na internet sobre assuntos religiosos, encontrei o seu site e achei oportuno te fornecer estas informações.

Afinal toda história tem dois lados,não é mesmo?

Quer saber o outro lado da história? vá ao site:

http://www.ellenwhiteexposed.com/port/index.html

Este site que me deixou de mutuca ligada, pois revela coisas que jamais pensei; Veja lá! tem em Inglês/Espanhol e portugues, basta clicar na bandeira do pais. O que mais intriga é que o site na língua inglesa/EUA é o mais completo. São informações que todo adventista deveria saber, e não somente os Norte Americanos, como abaixo:

http://www.ellenwhiteexposed.com/port/index.html

Não deixe de consultar o link acima e não se espante!

Consulte também o meu blog sobre os assuntos abaixo, e se sinta a vontade para fazer comentários, como estou fazendo aqui no seu blog.

Sugiro leitura dos links:

1-O SELO DE DEUS NA BÍBLIA http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/2008/10/o-selo-de-deus-na-bblia-sinal-sinete.html
2-O PARADOXO DO SÁBADO
http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/2008/08/paradoxo-do-sbado.html
3-A PROMESSA, A VELHA ALIANÇA E A NOVA ALIANÇA
http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/2008/09/promessa-velha-aliana-e-nova-aliaa.html
4-UMA OUTRA MARCA. VOCÊ ESTÁ MARCADO?
http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/2008/07/uma-outra-marca-voc-est-marcado.html

O Sábado continua sendo o dia de guarda. não foi mudado.

Cabe observá-lo no enfoque da nova aliança.

Quanto ao selo de Deus, só posso dizer o que está na Bíblia, conforme abaixo.

1 - Selo dos 144.000

Quanto ao selo dos 144.000 do apocalipse 7:1 a 4 e apoc 9:4 ;

Pergunto o que o apocalipse diz que está escrito na testa, ou seja , fronte dos 144.000?

O próprio apocalipse diz o que está escrito na fronte deles.

Ou não diz?

Então leia em apocalipse 14:1; não precisa muito malabarismo ou ginastica, não é mesmo?

Diz:
"Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na Fronte escrito O SEU NOME E O NOME DE SEU PAI."

Pergunta?

GRANDE MULTIDÃO

E A GRANDE MULTIDÃO de apocalipse 7: 9, 13 e 14 tem algum selo?
É o mesmo selo dos 144.000?

Veja bem a procedência e as características deles, ou seja, da grande multidão!

9 -"depois destas coisas, vi, e esis grande multidão que ninguém podia enumerar, DE TODASAS NAÇÕES, TRIBOS, POVOS E LÍNGUAS, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
13 -"Um dos Anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e de onde vieream?"
14 -"Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,"

Veja bem:
a - São de TODAS NAÇÕES, TRIBOS, POVOS E LINGUAS;
b - Não são da linhagem de Israel;
c - São os GENTIOS, que são de todas nações, tribos, povos e linguas, Ou não?

Eles tem o mesmo selo dos 144.000?

Segundo Paulo apóstolo do GENTIOS, há aí uma diferença.

VEJA O SELO CITADO PELO APÓSTOLO DOS GENTIOS:

A – Efésios 1:12 e 14
"A fim de sermos para louvor de sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória."

B – Efésios 4:30
"E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes SELADOS para o dia da Redenção"

C – 2 Timóteo 2:19 e 20
"Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo ESTE SELO; O SENHOR CONHECE OS QUE LHE PERTENCEM. E mais: Afaste-se da injustiça todo aquele que professa o nomedo Senhor."

Entendi que o selo de Deus tem várias facetas; não adianta enquadrar-se em apenas uma das faces.

http://www.ellenwhiteexposed.com/port/index.html

Não deixe de consultar o link acima e não se espante!

Solicito a gentileza de publicar a minha opnião na sua integra.

Desde já, agradecido.

A Paz de Cristo
Alberto Azevedo

Francisco A. de Azevedo disse...

Leandro,

Mais este comentário, para te agradecer por ter aprovado e publicado no seu blog o meu comentário sobre o selo de Deus.

Vejo que você dá liberdade e é imparcial.

Obrigado por ser assim

Que Deus te abençõe

A Paz de Cristo, Nosso Senhor e Salvador.

Alberto Azevedo

Anônimo disse...

que a paz de Deus e de nosso Senhor Jesus cristo esteja com todos.
É bom notar que os 144 mil que foram selados em suas testas, foram selados com o nome do Pai e do FIlho, eles não forão selados com a trindade.
APOCALIPSE 14 v 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai.