segunda-feira, 7 de abril de 2008

Terapia da Mentira Passada (TMP)


A revista IstoÉ desta semana destaca o tema da Terapia de Vidas Passadas - TVP (aliás, a semanal que pertence à mesma editora que produz a esotérica Planeta volta e meia aborda temas de cunho espiritualista). Desta vez, a matéria de capa tenta defender o uso baseada na suposta eficácia da TVP. E o faz apresentando o testemunho de algumas pessoas que se dizem beneficiadas pela terapia.

"A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons", disse à IstoÉ Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, que já pesquisou mais de 30 mil pessoas em processo de regressão. Para ele, as crianças têm mais facilidade para entrar em contato com essas partículas cósmicas no processo regressivo porque estão menos presas à realidade material. "Não é possível voltar ao passado fora do estado de relaxamento porque a mente humana não comporta tanta informação", explica. O Ph.D. em física nuclear Amit Goswami, pesquisador do Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon (EUA), compara a regressão às experiências de quase-morte. "É um encontro intenso com a consciência deslocada do corpo e seus diversos arquétipos através da telepatia. Para cada corpo físico há no universo um estado supramental de natureza quântica que lhe corresponde", afirma.

Quanto a isso, a reportagem não traz novidade alguma. Já faz algum tempo que os espiritualistas se valem de conceitos obscuros da física (especialmente a quântica) para dar ares de ciência às suas convicções (Fritjof Capra já fazia isso alguns anos atrás).

A certa altura, porém, IstoÉ admite que "mesmo com relatos de sucesso no processo de cura de dores físicas ou de transtornos mentais, o Conselho Federal de Psicologia não reconhece a técnica. 'Não há nada na ciência que comprove que o indivíduo tenha outras vidas e que possa voltar a elas', afirma o presidente da instituição, Humberto Verona. Além disso, segundo ele, o interesse pelas supostas vidas passadas tem de vir do paciente, e jamais ser induzido pelo profissional. 'Em 90% dos processos de pacientes contra a TVP, fica provada a tentativa do profissional de associar a terapia a alguma religião', revela".

Além de não ter base científica, a TVP não encontra respaldo na Bíblia. Tá mais para Terapia da Mentira Passada (TMP). O espiritualismo com todas as suas variantes tem origem no Éden, quando Satanás tentou contradizer as palavras de Deus, ao afirmar que, mesmo que pecasse, o ser humano não morreria (cf. Gn 3). Ao longo dos séculos, essa mentira vem assumindo formas variadas, mas em essência é a mesma idéia: independente do que faça, o ser humano não morre.

Nenhum comentário: