sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Sábado mudou com a mudança de calendário?


Recebi uma pergunta de um amigo muito boa e pertinente a respeitio deste assunto, onde ele questiona se com as mudanças de calendários durante as eras o sábado biblico também não havia mudado. Ou seja se não estariamos guardando outro dia ao invés do sábado biblico. Pois bem, vamos tentar responder de uma rápida e simples.

Você perceberá que embora tenha havido mudanças no calendário, o dia da semana não foi alterado como você mesmo poderá comprovar.

Tentando achar razões para a observância da adoração no domingo, algumas pessoas recorrem as mudanças do calendário. Considerando que ele foi mudado no mundo inglês em 1.752, eles argumentam que nós não podemos saber qual dia é o sétimo. Deste modo é “sem razão apoiar que o sábado é o sétimo dia da semana”. Mas será verídico este argumento?

O sétimo dia em nosso calendário esta no mesmo ciclo de sete dias do calendário judeu ortodoxo. Este ciclo foi usado por eles durante mais de 5.700 anos. Por exemplo, o ano 2.000 é o ano 5.760 no calendário judeu. O sábado de hoje está no mesmo ciclo semanal que foi usado quando Jesus esteve na terra. O sábado sagrado sempre caiu no sétimo dia da semana em nosso calendário.

O Que Mudou No Calendário Desde Cristo?

O Calendário Juliano


O calendário Juliano foi introduzido por Júlio César em 48 d.C. Este calendário tinha 365 dias, com todo quarto ano tendo 366 dias, assumindo que o ano tinha 365 – 1/4 (um quarto) dias de duração.

O Calendário Gregoriano

Em 1.582, Sob o reinado de Gregory XIII, foi descoberto que o ano tinha de fato mais tempo: 365 dias, 5 horas, 48 minutos, e 50 segundos – 11 minutos e 10 segundos menos que os cálculos Julianos. Até 1.582, este erro tinha causado um lucro de DEZ dias no calendário.

Depois de muito estudo decidiu-se por compensar esses dez dias. Mas esta mudança, não afetou a ordem dos dias da semana, apenas as datas dos dias do mês. O novo calendário Gregoriano foi adotado em outubro de 1.582. Ele tinha a quinta-feira, 4 de outubro, seguida pela sexta-feira, 15 de outubro:




Houve alguma outra mudança?
Na Inglaterra a mudança não foi feita até 1.752. Até este tempo, 11 dias haviam sido ganhos.

Quando o calendário Gregoriano foi adotado, esses 11 dias foram compensados, e a quarta-feira, e de setembro, foi seguida pela quinta-feira, 14 de setembro. Aqui novamente foram mudadas as datas do mês, mas não a ordem dos dias da semana.




W.J Eckert do Observatório Naval, diretor do Almanaque Náutico, disse, “A mudança do calendário Juliano para o Gregoriano de nenhuma maneira afetou o ciclo semanal. Este ciclo não foi alterado em nenhum dos registros e relatos que temos disponíveis”.

Qual deveria ser nosso compromisso?


O Sábado sagrado que Jesus honrou foi o mesmo sábado que os seus compatriotas honraram, e o mesmo que os seus primeiros seguidores observaram. Eles o honraram por séculos. Este dia é o mesmo Sábado hoje! È o sétimo dia de cada semana nos calendários que no usamos agora.

Quão distante nós estamos de seguir o exemplo de Cristo na observância do Sábado Sagrado?

Com estas afirmações históricas podemos afirmar que:
O SÉTIMO DIA DA BÍBLIA É O SÉTIMO DIA DO CALENDÁRIO!

2 comentários:

Alberto disse...

Leandro,

Obrigado pela gentileza de responder a minha pergunta, ainda mais por ter tomado o seu tempo.

Saudações no amor de Cristo Jesus

Alberto

Leandro Amaral de Lavor disse...

ESPERO QUE TENHA SANADO A SUA DUVIDA. TENHA UM FELIZ SABADO NA COMPANHIA DE JESUS!!!