quarta-feira, 6 de maio de 2009

José Raymundo Neto - ESCOLHIDO A DEDO!


Para quem vê essa pessoa aí ao lado, nem sabe o que ele já passou em sua vida. José Raymundo Neto, mais conhecido entre os amigos e família como Netão, já foi dono de discoteca, tinha carro turbinado e dinheiro num passado não muito distante. Mas sua história não se resume nisso. Esse é o passado dele antes de se converter e se batizar na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Hoje empresário, pai de duas lindas filhas e casado com uma esposa guerreira e forte.

A história de José Raymundo Neto começa no dia 12 de Agosto de 2008.

Em 5 de Agosto de 2007, Diego e Fabiana (uma das filhas de Netão) começaram a namorar. Essa é a data que podemos marcar como início de decisões para Netão. Não pelo fato de sua filha começar a namorar, mas sim, pelo fato que uma semana mais tarde, ele seria internado as pressas com dores fortes em seu abdomen. Pois ali, duas aneurismas estavam prestes a estourar, uma no peito e outra no abdomen. Aqui foi quando eu entrei na vida dessa família, não sei se no momento certo, mas acredito que Deus tinha um plano para nós.

10 de Agosto de 2007 - Netão tinha comido uma peixada em sua casa e a noite ele sentia um incomôdo em seu abdomen. A príncipio, dores estomacais por ter comido um peixe, mas o que ele não sabia é que essas fortes dores tratavam-se de uma aneurisma abdominal. Desde de 2005, quando descobriu, entregou nas mãos de Deus, pois também naquela época ele tinha o risco de morrer ao fazer a cirurgia.

No dia 11 de Agosto ao encontrar Netão na Igreja, ele estava se sentindo mal com indisposição, ao perguntar o que tinha, respondeu que era apenas uma dorzinha na barriga e que não era nada demais. No domingo, ele já se encontrava acamado pois as dores aumentavam. Ao anoitecer, ele é levado ao Hospital do Campo Limpo. Chegando lá os médicos fizeram vários exames e não foi descoberto nada. Quando a esposa dele mostrou os antigos exames da aneurisma que carregava há mais de 5 anos, os médicos perceberam a gravidade do que acontecera.

Netão, estava em um corredor quando um médico passou por ele e disse sem mesmo o conhecer: "Vou te ajudar, não sei o por quê mas vou te ajudar. O que você tem?"

A partir daí começa a jornada que levaria quase 1 ano de muitas vitórias e derrotas na vida desta família. Dr. Vinicios ajudou este homem e por grande glória de nosso Senhor Jesus Cristo, trabalhava no melhor hospital do país que é especialista na parte de válvulas de coração: Hospital Dante Pazzanezi. E para lá, foi transferido na segunda feira do dia 13 de Agosto de 2007.

Passou- se um mês que ele já estava internado. A filha Fabiana o visitava todos os dias junto com a esposa. Um mês internado lhe custou alguns quilos para pode fazer a cirurgia. Um momento que começou a nos deixar muito preocupados, pois quando chegávamos perto do dia da cirurgia um homem da mesma idade dele (52 anos) fez a mesma cirurgia na qual sua aneurisma abdominal possuía 6cm de extensão por 2 de calibre. Esse homem permaneceu 92 dias na UTI e infelizmente não suportou, veio a falecer. Netão estava com uma de 9cm de extensão por 4 de calibre. Os médicos ao conversarem com a família e com ele disseram que suas possibilidades de sobreviver à esta cirurgia era de 10%. Toda sua estrutura poderia se comprometida e com isto poderia ocasionar alguns sintomas, dentre eles Insufuciência Renal e Falta de Virilidade. Nesta hora é que nós vimos e vemos o poder da oração na vida desse homem. No dia da cirurgia, a Igreja da Alvorada fez uma corrente de oração onde a cada dez minutos alguém orava por este homem. Ele entrou na sala de cirurgia as 08h00 da manhã e saiu às 15h00 da tarde. Graças ao nosso Bom Deus ele ficou um dia e meio na UTI. Saiu de lá falando com os rins funcionando e tudo perfeito. Para essa família foi a maior prova de que Deus existe.

Sabe, para quem presenciou a história desse homem, não tem como falar que a uma história de séculos atrás não pudesse ser vivida hoje por alguém.

Após a cirurgia, Netão que pesava 110kg quando foi para o hospital, reduziu seu peso a 80kg aproximadamente. Neste período a empresa que ele tinha começou a afundar aos poucos. Lembra quando Deus permitiu que Satanás encostasse em Jó? Pois é aqui ele permitiu primeiro dessa forma. Uma provação quase sem volta, pois viu que sua vida estava por um fio. Vou resumir mais esta história pois é Netão quem fala sobre sua vida nos testemunhos que dá, ao ir às Igrejas falando do amor de Cristo Jesus em sua vida.

Em Setembro de 2008, a firma que ele mantinha com muito sacrifício foi assaltada por alguns homens que levaram algumas ferramentas de trabalho, e isso lhe custou um bom dinheiro. Quando sua firma foi assaltada e ele viu sua vida financeira cair aos poucos, resolveu dar a volta por cima e começou a trabalhar árduamente para tentar resgatar o que foi perdido.

Ele trabalhava dia e noite para levantar a firma, até que no dia 13 de Abril de 2008, domingo de sol as 14:00 eu recebo uma ligação da minha namorada me dizendo que o pai dela (Netão), tinha sido atropelado. Até então eu não sabia da gravidade do fato. Perguntei onde ela estava ou para onde estava indo. E ela me disse, que estava indo para o local do acidente no Largo do Socorro. Ao chegar lá o pai já tinha sido levado pelo Águia 8 da Polícia Militar em estado grave ao Hospital das Clinicas no centro de São Paulo.

Quando cheguei no hospital, eu a encontrei chorando dizendo que o pai estava em estado grave. Creio eu, que todos que estão lendo este artigo, devem estar querendo saber como foi:

Netão estava andando em cima de uma calçada com mais dois funcionários, quando um jovem de 18 anos, inabilitado veio em alta velocidade. Primeiro se chocou com um veículo que trafegava pela rua, logo em seguida ele perdeu o controle e subiu na calçada em um dos lados da rua batendo em um poste de sinalização o deixando em formato de "U" (literalmente falando). E o mais incrível, é que do outro lado da rua onde estava Netão haviam vários postes de alta tensão... não sei como, mas o garoto que dirigia o carro virou o volante ainda acelerando, conseguiu passar no meio dos postes. Quando os dois funcionários viram o carro vindo conseguiram correr, mas Netão ficou. O carro o pegou em cheio prenssando ele na parede. Sabe aquela parede chapiscada de concreto e grossa, que só em bater o braço já machuca? Ele foi prenssado nela, fazendo seu corpo rodar em cima do seu eixo e deixando sequelas gravissímas.


Quando eu cheguei ao hospital, ficamos esperando ele sair da sala de cirurgia. Acho que a pior parte da familía, foi quando o médico chegou para esposa dizendo que não estavam conseguindo parar a hemorragia e que só tinha uma chance: amputar a perna. Na hora, a esposa ficou em choque pois não sabia o que fazer. Então os médicos perguntaram para ela: "Você prefere seu esposo morto com as duas pernas, ou vivo com uma?" Ela terminou aceitando e assim, foi amputada a perna.


Ele, homem magro, estava parecendo uma pessoa forte, musculosa, irreconhecivel de tão inchado que se encontrava. Os médicos disseram para nós que se acreditávamos em Deus, era para orarmos, e muito. Pois as próximas horas seriam muito importantes para ele sobreviver.


Sabe, foi horrivel vê-lo daquele jeito. No Sábado estávamos combinando de sair e no outro dia ele estava internado no HC em estado grave. É difícil entender o que Deus queria com ele. Aneurisma... perca da estabilidade financeira pois sua empresa estava falindo e agora sua perna. O que mais poderia Deus querer com ele e sua família?

Deus sabe de todas as coisas e Ele não deixa que os Seus filhos passem por algum tipo de problema sem que aguentem firme e forte na Rocha. Ele quer ver seus filhos decididos e conscientes de que só Ele pode salvar e, é capaz de lapidar a nossa vida.

Quando Netão acordou depois de 3 dias em coma induzido, me relatou que um dia antes de acordar sonhou com Jesus e um anjo que vinham dar a noticia de que ele tinha perdido a perna direita. Quando acordou estava ainda confuso e extremamente triste pois não era isso que ele queria para a sua vida e de sua família. Afinal, pai de duas filhas, casado e chefe da casa, não é nada fácil ver sua vida ser modificada da noite para o dia. Então ele acorda e vê um homem de branco ao seu lado, que era o psicologo do HC.

Ele olha para Neto e pergunta: "Você sabe o que aconteceu com você?". Houve um momento de silêncio e ele disse: "Sim, eu perdi minha perna". Os médicos se espantam, pois eles disseram que é estranho a pessoa acordar e não sentir a perna mesmo não estando com ela. Eles falam que a pessoa fica sentindo a perna por alguns dias, pois o cérebro não reconhece que está sem. A mãe dele Cecília de 82 anos chega ao seu lado e pergunta: "Mas por quê meu filho?", ele apenas vira a cabeça respondendo: "QUE DEUS SEJA LOUVADO".

Olho para este homem e vejo o quanto se parece com Jó. Jó teve seu momento em que foi provado com perdas: filhos, bens, saúde, esposa, tudo. Este homem do qual eu relato a história foi um verdadeiro Jó em nossos dias. Eu sempre achei estranho, entrar na vida deles namorando a filha mais velha e esses fatos começarem a acontecer da noite para o dia. Ele sempre me disse que se for preciso passar por tudo isso e salvar uma vida, nada foi em vão. Mas ele sabe que não será fácil, pois satanás fará de tudo para derrubá-lo.

Ainda no hospital aconteceram fatos que o deixou muito triste. Uma das enfermeiras do local (prefiro não dizer o nome), falou coisas que o deixou pra baixo. Isto aconteceu mais ou menos uns dez dias após a cirurgia. Ao ver uma moça imposibilitada de falar, ele falou ao enfermeiro que ia dar banho nela, que ela estava com vergonha e que não queria que ele desse banho nela e sim uma enfermeira. Esta jovem que se dizia enfermeira, falou que se ele não calasse a boca, jamais sairia daquela situação, ou melhor, ele não ia sair pois ele era um aleijado. Ele ficou triste e chorava muito no dia que chegamos lá. Nos falou o ocorrido e disse que ele queria ir embora. Lembro como se fosse ontem. Mas graças ao nosso BomDeus ele se recuperou e veio embora após uns três meses.

Se passou um tempo e sua esposa trabalhava muito. Dava o sangue agora para sustentar a casa e carregar este fardo.

No dia 12 de Dezembro de 2008 Cilene (sua esposa) ao chegar em casa foi sequestrada. Mais um dia de pânico e terror na casa dessa família. Ao chegar na casa dele com sua filha, vejo algumas viaturas em frente da casa. Os policiais nos perguntam se tinha alguém ali que tinha um carro de cor prata. Eles nos informam que quatro homens abordaram uma mulher e a colocaram no carro saindo cantando pneus. Passou-se umas uma hora e ela foi solta próximo a sua residência. Mais tarde o carro foi encontrado num lugar muito feio, do qual tivemos que sair de casa às 02h40 da manhã para fazer o reconhecimento do carro.

Bom resumindo toda história: Neto, hoje tem 52 anos, perdeu uma perna e está com a outra perna cheia de pinos... com a vida financeira se estabilizando e com uma aneurisma no peito ainda para fazer a cirurgia. Ele dá o seu testemunho pelas Igrejas a fora dizendo o que Deus fez e está fazendo por ele neste momento.

Existem pessoas que provavelmente estão passando por alguma provação ou algo que lhe esteja causando muita tristeza. Saiba que nestas horas, quando você olhar para trás e ver apenas um par de pegadas, Deus está te carregando no colo.

A história acima narrada, é a história do sogro do meu irmão, sem dúvida alguma esta vida é prova de que Deus existe e está no comando de tudo.

Projeto Decreto Dominical

Nenhum comentário: