segunda-feira, 2 de julho de 2007

Celebridades sem brilho


Ela é loira, linda e rica. Muito, muito rica. Mesmo assim, a vida de Paris Hilton, 26 anos, herdeira da rede mundial de hotéis de luxo Hilton, daria uma verdadeira novela. Ou um romance policial, cujo enredo engloba poder, dinheiro, fama, sexo, bebidas e drogas. Roteiro de vida de pessoas que acabam tragadas pelo sucesso e pelo dinheiro.

Até o começo de junho, a socialite, que não sai das páginas da imprensa especializada em celebridades, ocupava uma cela na penitenciária feminina de Lynwood, perto de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela foi condenada a 45 dias de reclusão – se tiver bom comportamento, serão 23 dias –, por ter violado a liberdade condicional. Paris, que conseguiu liberdade por um dia, mas foi obrigada a voltar à cadeia, foi pega dirigindo mesmo depois de ter sua habilitação suspensa por dirigir embriagada.

Esse é só mais um na longa lista de problemas que Paris Hilton vem enfrentando nos últimos anos. A primeira grande polêmica envolvendo a socialite foi a divulgação, na internet, de um vídeo caseiro em que aparecia fazendo sexo com um ex-namorado. Apesar de todos os protestos e ações judiciais, o vídeo foi responsável por torná-la conhecida não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.

Paris Hilton não é a única que parece ter um imã para controvérsias e confusões. Astros e estrelas das mais diversas áreas do entretenimento e da alta cúpula da sociedade, como a cantora Britney Spears, o ator Macaulay Culkin, o cantor Michael Jackson e o príncipe Harry, da Inglaterra, entre outros, vêm ocupando as manchetes dos jornais muito mais pelos escândalos que protagonizam do que pela fama que alcançaram.
Longe da família

Mas, afinal, qual a origem de tantos distúrbios na vida de muitos ricos e famosos?

Para os especialistas, uma das principais causas está no distanciamento que essas pessoas costumam ter de suas famílias. Em geral, a vida delas costuma ser repleta de festas, viagens, pessoas que se aproximam por puro interesse, ofertas infindáveis de álcool, sexo, drogas, tudo sempre muito fácil.

No caso da ex-princesa do pop, Britney Spears – que parece tão à vontade nos tablóides nos últimos anos –, abandonou completamente os palcos. Recentemente, raspou os cabelos num esforço de “se libertar” da imagem de cantora decadente, que foi reforçada pelas inúmeras fotos em que ela aparece completamente embriagada, tentando entrar e sair de carros e, com isso, mostrando suas roupas íntimas. Mãe de dois filhos e recém-separada do marido, ela está a um fio de perder a guarda das crianças graças a seus excessos.

Vícios sem fim
A trajetória de polêmicas parece ser comum em astros que começam a fazer sucesso logo cedo. Alçado ao estrelato graças ao sucesso do filme ‘Esqueceram de Mim’, Macaulay Culkin esteve muito tempo no fundo do poço, envolvido com drogas e medicamentos de uso controlado, depois que a própria família tentou tomar o dinheiro que ele ganhou atuando. Chegou a ser preso por porte de entorpecentes e internado por diversos distúrbios psicológicos.Quem também já foi internado diversas vezes por uso abusivo de álcool e drogas é a modelo Kate Moss. Ano passado, um tablóide inglês publicou, na primeira página, uma foto dela cheirando cocaína. Depois disso, já protagonizou uma série de confusões ao lado do namorado, um famoso roqueiro americano.

A atriz Winona Ryder é um exemplo de celebridade que chegou ao fundo do poço. Durante toda a década de 90, ela era uma das principais estrelas de Hollywood, e chegou a receber duas indicações ao Oscar. Em 2001, no entanto, foi presa roubando roupas de grife em uma das lojas mais caras de Los Angeles, e também acusada de forjar receitas para antidepressivos. A pena, no entanto, foi convertida em liberdade assistida e serviço comunitário.

Sobreviventes
Já a cantora Whitney Houston enfrenta problemas especialmente dentro de casa. Viciada em bebida, drogas e remédios antidepressivos, ela teve um casamento polêmico e cheio de brigas com o cantor Bobby Brown, que costumava espancá-la por ciúmes. Depois de várias tentativas, ela conseguiu se separar dele e hoje tenta retomar a carreira de cantora e atriz.

Mas o maior representante das celebridades que não deixa nunca os tablóides e clínicas de lado talvez seja o roqueiro Keith Richards, guitarrista da banda Rolling Stones. Em quase 40 anos de carreira, ele experimentou praticamente todos os tipos de drogas – em uma entrevista recente, admitiu ter cheirado até as cinzas do próprio pai.

Ano passado, após uma noite de bebedeira, subiu em um coqueiro na ilha de Fiji, caiu e quase morreu após sofrer um traumatismo craniano. Fazendo um balanço da carreira e de suas insanidades, Richards fez um aviso aos outros roqueiros e artistas durante uma entrevista para a revista inglesa NME.
– Depois de tudo que já passei, sou um sobrevivente. Não sei como estou vivo, preciso valorizar isso – admitiu o guitarrista.
Talvez o aviso dele sirva de reflexão para todos os seus companheiros de tablóides.


Brasil também tem seus casos
O Brasil também tem diversos casos que exemplificam bem como a vida agitada das celebridades nem sempre é algo a ser invejado. O ator Marcelo Anthony, da Rede Globo, é outro brasileiro famoso cujo envolvimento com drogas se tornou público. Ele foi preso em abril de 2004, quando comprava 97 gramas de maconha em frente ao hotel onde estava hospedado, em Porto Alegre. Pela droga, Anthony teria dado um cheque de R$ 400 ao traficante. Pouco depois, a ação contra ele foi extinta ainda no Juizado de Pequenas Causas.
A atriz Vera Fischer também sofreu com inúmeros problemas relacionados ao consumo de drogas. Ela chegou a perder a guarda do filho mais novo.

Mais grave foi o caso do jornalista Antônio Pimenta Neves. Um dos principais editores do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ e com uma carreira brilhante na área. Ele matou a ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, em um haras na cidade paulista de Ibiúna, com dois tiros, em agosto de 2000. Pelo crime, ele foi condenado à prisão, mas ainda aguarda em liberdade o julgamento dos recursos.

Nenhum comentário: