terça-feira, 31 de julho de 2007

Igreja Católica preocupada com islamização forçada da Europa


O secretário pessoal de Bento XVI, Mons. Georg Gaenswein, numa entrevista concedida ao semanário alemão “Sueddeutsche Magazin”, declarou que a Europa está a sofrer um processo forçado de islamização e que essas tentativas “não podem ser ignoradas”, lançando um apelo para que não sejam esquecidas as raízes cristãs da Europa.

Mons. Gaenswein defendeu o polémicos discurso do Papa em Regensburg, na Alemanha, que um ano atrás exaltou os ânimos do mundo muçulmano ao ligar o Islão com a violência, justificando o comportamento de Bento XVI como “uma atitude contra uma certa ingenuidade”.

O secretário pessoal do pontífice sublinhou que a identidade cristã europeia não pode ser encoberta ou esquecida, recorrendo a argumentos erroneamente conotados com o respeito pelas outras religiões.

As declarações do sacerdote alemão estão baseadas em factos, nomeadamente, um exemplo do governo britânico que investiga uma escola inglesa financiada pelas autoridades da Arábia Saudita, que utilizou um texto escolar onde qualificou os judeus de “macacos” e os cristãos de “porcos”.

Entretanto, nos próprios países muçulmanos defende-se ciosamente a posição dominante do islamismo. Na Arábia Saudita existe uma polícia religiosa, que vigia o comportamento da população, que encontrou emigrantes filipinos e indianos a rezar o terço e com bíblias em casa.

Os cristãos foram presos, todos os seus bens foram apreendidos, e eles foram repatriados.

A conversão dos muçulmanos é proibida por lei. No Irão, Sudão e Mauritânia, se alguém abandona o Islão, é condenado à morte. No Paquistão, por exemplo, perde-se a tutela dos filhos e o direito à herança. Esses e outros casos de violação da liberdade religiosa são ignorados pela Europa.

Como disse recentemente um padre ortodoxo da ilha de Chipre: “A islamização da Europa já está em andamento, porque os cristãos já não crêem como antes e a Europa não tem personalidades nem políticos com fé cristã capazes de resistir a isso”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
Parece claramente existir uma "tática de guerrilha" para fazer com que a União Européia prefira eleger o cristianismo como religião oficial, o que se pretende fazer através da imposição do medo em relação ao islamismo. Tal como a América tem feito com a restrição de liberdades para evitar o terrorismo. A similaridade de procedimento é no mínimo interesssante.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

O mundo tem sede


Como se já não bastassem problemas ecológicos como o efeito estufa, a poluição atmosférica e o aumento do buraco na camada de ozônio, o mundo se depara com aquela que pode ser sua maior dor de cabeça: a falta de água.

Juntamente com o aquecimento do planeta, a falta de água tem sido a questão mais preocupante neste início de século, segundo pesquisa organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente realizada por 200 cientistas em 50 países. No Dia Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um dado espantoso: mais de 1 bilhão de pessoas não terão acesso à água tratada e 3,4 milhões morrerão anualmente por causa de doenças que poderiam ser facilmente evitadas por cuidados com o saneamento e melhores suprimentos de água. Mesmo com as advertências da Organização das Nações Unidas (ONU), que vêm sendo feitas desde 1992, nada se fez para evitar o agravamento do problema.

Segundo previsões do Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep), a não ser que sejam modificadas as atuais práticas de desperdício e degradação dos recursos hídricos, dois terços da população mundial estarão vivendo em condições de escassez de água até 2025. Com um crescimento populacional estimado em 2 bilhões de pessoas nos próximos 25 anos, especialistas e autoridades internacionais alertam para um possível colapso das reservas de água doce da Terra.

Do ponto de vista estatístico, o Brasil está numa situação confortável. Mas essa é uma falsa impressão, já que 80% da água potável do País está na Amazônia, onde vivem apenas 5% da população brasileira.

O Estado mais desenvolvido do País, São Paulo, enfrenta grandes dificuldades. A água existe, mas é pouca para atender aglomerações como a da região metropolitana da capital, com seus 17 milhões de habitantes. “Não há no horizonte nenhuma perspectiva de resolver a curto prazo o problema da disponibilidade de água”, diz Antônio Carlos Mendes Tami, secretário de recursos hídricos do Estado de São Paulo.

** AUMENTO DA FOME

O maior desperdício de água potável no mundo está relacionado com a produção de alimentos. Só no Brasil, 59% da água disponível são gastos em agricultura. Por isso, com a sede, a fome acaba pegando carona. Na estiagem de 1877 no Nordeste, por exemplo, calcula-se que meio milhão de pessoas morreram no sertão cearense. A falta de chuva levou à morte o gado e as plantações.

A urbanização complica ainda mais as coisas, especialmente em países populosos como China e Índia. Para atender à demanda de abastecimento doméstico e industrial, a água que deveria ser usada para a agricultura é redirecionada para as cidades. Sem quantidade suficiente para irrigação, esses países são obrigados a importar alimentos. Segundo especialistas, seria necessário um segundo rio Nilo só para produzir a quantidade de grãos importada pelo países do norte da África e do Oriente Médio em um ano.

Dados da ONU comprovam que em menos de duas décadas dois em cada três habitantes do planeta serão afetados por alguma forma de escassez – passando sede, pobreza crônica ou sendo afetados por doenças contagiosas. De fato, 29 países já têm problemas com a falta de água, e o quadro tende a piorar. “Até duas décadas atrás, problemas sérios com água estavam confinados a alguns bolsões do mundo. Hoje eles existem em todos os continentes e estão se disseminando rapidamente”, disse a uma revista de circulação nacional a estudiosa americana Sandra Postel, dirigente da Global Water Policy Project.

** TEMPOS DIFÍCEIS

Embora não haja uma profecia bíblica que trate especificamente do problema da água, ele é suficientemente importante para afetar todo o cenário mundial atual, apontado pelas Escrituras como “tempos difíceis” (II Tim. 3:1). Segundo a ONU, no último meio século, a disponibilidade de água por pessoa diminuiu 60%. Já a população aumentou 50%. Por outro lado, 60% da população urbana dos países em desenvolvimento não têm acesso às condições básicas de saneamento. E, com o aumento populacional, a situação tende a piorar.

Roberto Kishinami, em artigo publicado no Estado de S. Paulo , disse que “estão previstos conflitos pelo controle da água neste século. No Brasil, o conflito é ainda interno. Não há muito tempo para resolvê-lo, antes que o aquecimento global venha a piorar o quadro”.

Além da sede, fome e doenças são a conseqüência imediata da falta de água e de saneamento adequado. Jesus disse, em Lucas 21:11, que no fim dos dias haveria “terremotos, epidemias e fome em vários lugares”.

Com a entrada do pecado no mundo, o ambiente global, que era perfeitamente equilibrado, passou por transformações. O naturalista Harry Baerg, em seu livro O Mundo Já Foi Melhor (Casa), diz que “após a Queda, as características físicas da Terra devem ter mudado gradualmente. O mundo era regado por uma neblina. As árvores eram altas e eretas, a vegetação abundante, e o calor extremo e o frio rigoroso eram desconhecidos. O clima dos trópicos deve ter sido quente mas não excessivamente. Gradualmente, as condições ideais começaram a sofrer um desequilíbrio”. E o apóstolo Paulo diz que “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Rom. 8:22).

Ruben Aguilar, professor de arqueologia bíblica no Unasp, prevê grandes efeitos na natureza, em decorrência da falta de água: alteração no ciclo climático, diminuição da umidade atmosférica e modificação de processos de transformação da superfície da Terra. “Tudo isso intensificará os temores do ser humano deste início de século”, afirma.

Para o professor de teologia histórica Alberto Ronald Timm, “a Bíblia apresenta um íntimo relacionamento entre os seres humanos e a Terra. O pecado afetou a natureza e ela se rebelou contra o homem. Em Deuteronômio 28, lemos que a obediência traria consigo prosperidade. As chuvas e a fertilidade do solo seriam uma retribuição pela dedicação a Deus”. Para ele, o problema da falta de água existe, em primeiro lugar, devido ao mau uso da natureza por parte do ser humano, e faz parte do conjunto de calamidades que ocorrerão nos últimos dias, como prenúncio da volta de Cristo.

** MATANDO A SEDE

A Bíblia reconhece a grande importância da água para a humanidade. Por isso mesmo, no capítulo 4 do evangelho de João, Cristo Se compara à “água viva”, e afirma que “aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (verso 14). E no Apocalipse encontra-se o convite aos sedentos espirituais: “Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apoc. 22:17).

Aos poucos, os recursos naturais deste mundo vão se esgotando, anunciando uma sombria perspectiva de futuro. É a chegada do tempo do fim, como anunciam as Escrituras. Há, no entanto, um manancial inesgotável, sempre à disposição: o amor e a misericórdia de Deus, o Criador de todas as águas.

Dicas de consumo consciente

• Ao tomar banho, feche a torneira do chuveiro elétrico enquanto se ensaboa. Assim é possível fazer uma economia de cerca de 96 litros de água.

• Uma torneira pingando moderadamente desperdiça por volta de 46 litros de água por dia. Esse desperdício durante um ano seria suficiente para atender todas as necessidades de água de uma pessoa durante mais de 2 meses.

• Lave a calçada de sua casa ou edifício com baldes e não com mangueiras. A utilização de uma mangueira com abertura de meia volta na torneira durante 30 minutos gasta, no mínimo, 560 litros de água. Utilizando-se 5 baldes de 10 litros, apenas 50 litros de água seriam gastos.

• Antes de abrir a torneira da pia da cozinha, jogue fora os restos de alimentos que ficam nos pratos e panelas. Depois, abra a torneira e encha a cuba da pia até a metade. Com essa água, ensaboe a louça, mantendo a torneira fechada. Após ensaboar toda a louça, encha a cuba novamente até a metade e enxágüe toda a louça. Dessa forma, você consome cerca de 20 litros de água por lavagem de louça – 223 litros a menos do que se mantivesse a torneira aberta.

• Deixando a torneira aberta enquanto escova os dentes, você gasta aproximadamente 12 litros de água. Escovando os dentes 3 vezes ao dia, você acaba gastando 36 litros, o que equivale a 1.080 litros por mês.

• Troque a descarga de seu vaso sanitário. Adquira o sistema de Volume de Descarga Reduzido (VDR), que consome 6 litros por descarga. Um vaso sanitário com válvula corretamente regulada, com o tempo de acionamento de 6 segundos, gasta 10 litros de água. Portanto, mesmo a descarga regulada consome 4 litros a mais.

• Ao regar o jardim, use mangueira com esguicho do tipo revólver. Aproveite a água da chuva para lavar as áreas externas.

• Evite vazamentos. Quase 40% da água consumida no Brasil é desperdiçada devido a vazamentos, equipamentos velhos e uso inadequado.

Distribuição da água no planeta

Embora exista muita água no planeta, o maior volume (97,5%) está nos oceanos e é salgada. Apenas 2,5% é doce, mas está concentrada nas regiões polares, na forma de gelo. Resta à humanidade 0,7% da água doce da Terra, armazenada no subsolo, o que dificulta sua utilização. Somente 0,007% está disponível em rios e lagos superficiais. (www.rededasaguas.org.br)

Consumo dos brasileiros

No Brasil cada habitante gasta, em média, 200 litros de água por dia em:

33% Descarga de banheiro
27% Consumo (cozinhar, beber)
25% Higiene (banho, escovar dentes)
12% Lavagem de roupa
3% Outros, como lavagem de carro

Michelson Borges, jornalista

Nota: A revista IstoÉ desta semana trata do problema da água.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

69 Razões porque guardamos o Sábado

1
Porque foi escrito pelo próprio dedo de Deus
Gên. 31:18

2
Porque o Sábado foi abençoado por Deus
Gên. 2:3

3
Porque todas as coisas foram feitas por Deus
João 1:3

4
O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado
Marcos 2:27

5
Porque Deus determinou que lembrássemos do Sábado para o santificar
Exô. 20:8-10

6
Porque o Sábado é o sinal do poder criador de Deus
Exô. 20:11

7
Porque o Sábado já existia antes das leis serem dadas no monte Sinai
Exô. 16:4,22,23,27-29

8
Porque o nome do Senhor permanece para sempre
Salmos 135:13

9
Porque a obra da criação deverá para sempre ser lembrada
Salmos 111:2-4

10
Porque o Sábado é um sinal entre Deus e o homem
Ezequiel 20:12,20

11
O Sábado será um sinal para sempre
Exô. 31:17

12
Porque até os remidos lembrarão do divino poder Criador
Apoc. 4:11

13
Porque na nova terra iremos adorar a Deus todos os dias especialmente no Sábado
Isa. 66:22-23

14
Porque Deus deve ser verdadeiramente adorado
João 4:16

15
Porque Jesus deu o exemplo de observância do Sábado
Luc. 4:16

16
Jesus fazia atos de misericórdia no Sábado
Mat. 12:12

17
Porque o dia da preparação seria no sexto dia
Luc. 23:54, Exô. 16:22, 23

18
Porque o filho do homem é Senhor até do Sábado
Mat. 12:8

19
É lícito fazer bem no sábado
Luc. 6:9

20
Jesus fazia milagres no Sábado
João 9:16

21
Porque o Sábado é o dia que antecede imediatamente ao primeiro dia da semana logo ele é o sétimo dia
Mat. 28:1, Exô. 20:10

22
Os seguidores de Cristo repousaram no Sábado depois da crucificação
Luc. 23:56

23
Paulo e Barnabé foram à sinagoga no dia de Sábado
Atos 13:14

24
Os Judeus e gentios reuniam-se na sinagoga nos dias de Sábado
Atos 13:42

25
O Sábado é o dia de oração
Atos 16:13

26
São João foi arrebatado em espírito no dia do Senhor
Apoc. 1:10

27
Não podemos desviar-nos do Sábado
Isa. 58:13

28
Cristo não veio destruir a lei
Mat. 5:17

29
Porque a lei é eterna
Mat. 5:18

30
Porque não podemos quebrar os mandamentos
Mat 5:19

31
Porque o homem cuidará em mudar a lei
Dan. 7:25

32
Somos servos de Deus por isso devemos obedecê-lo
Rom. 6:16

33
Porque se guardamos outro dia não estamos de acordo com Cristo e sim com os homens
Mat. 15:9

34
Se temos certeza quem é Deus porque não seguí-lo?
I Reis 18:21

35
Porque as escrituras não podem ser mudadas
Dan. 6:8

36
Deus é o autor da lei
Exô. 20:3

37
Porque o 4º mandamento mostra autoridade do domínio do autor da lei
Exô. 20:8-11

38
Serão salvos os que guardam os mandamentos e tem a fé de Jesus
Apoc. 14:12

39
Porque satanás está tentando o povo a não guardar os mandamentos
Apoc. 12:17

40
Porque o sábado foi feito
Marcos 2:27

41
Cirsto guardou o sábado
João 15:10

42
Devemos andar como Cristo andou
I João 2:6, 5:3 I Pedro 2:21, João 13:15-17, 15:10

43
Porque Cristo é o mesmo
Heb. 13:8

44
Serão castigados os que não guardam o sábado
Jeremias 17:27

45
Deus fica irado quando profanamos o sábado
Neemias 13:17-18

46
A lei de Deus é verdadeira
Neemias 9:13-14

47
Bem aventurado é o homem que se guarda de profanar o sábado
Isa. 56:1,2,6,7

48
Deus nos envia uma mensagem com relação ao sábado
Isa. 58:13-14

49
Muitos ensinadores profanam a lei
Ezequiel 22:26

50
Deus está enviando uma mensagem ao mundo para desviar o homem do culto falso para o culto verdadeiro
Apoc. 14:7-10

51
Deus apresentou razões para que o povo de Israel guardasse o sábado.
Deut. 5:15

52
A nossa fé em Deus não anula a lei
Rom. 3:31

53
Os que amam a lei terão paz
Salmos 119:165

54
Deus sá uma garantia aos que observam os seus mandamentos
Isa. 48:18

55
Quem obedece ao Senhor tem bom entendimento
Salmos 111:10

56
Bem aventurado o homem que tem prazer na lei do senhor
Salmos 1:1,2 Rom. 7:22

57
Os mandamentos de Deus não são pesados
I João 5:3

58
Quem não guarda os mandamentos é mentiroso
I João 2:4

59
Deus considera bem-aventurado o que anda no caminho do Senhor
Salmos 119:1

60
Porque a lei é imutável
João 3:16, I Cor. 15:3, Ecle. 12:13-14, Tiago 2:8

61
Porque a lei é santa, justa e boa
Rom. 7:12

62
Porque a guarda da lei é uma prova de amor para com Jesus
João 14:15, 15:10, I João 2:5, 5:2

63
Porque se gardamos todos e tropeçamos em um só nos tornamos culpados de todos
Tiago 2:10-12

64
Porque o apostolo paulo pregava na sinagoga no sábado
Atos 18:4

65
Porque o sábado hoje é válido
I João 2:7

66
Porque Deus não muda
Malaq. 3:6

67
Porque é o sinal de Deus com o seu povo
Ezeq. 20:12

68
Porque é o sinal dos que terão a vida eterna
Mat. 19:16-19

69
Porque o Sábado foi feito por Deus
Exô. 31:18

Maior segurança ou menor privacidade?


Os ministros de Relações Exteriores da União Européia aprovaram nesta segunda-feira um acordo que permite aos Estados Unidos ter acesso a uma série de informações pessoais de passageiros de vôos transatlânticos, incluindo orientação sexual, política e religiosa.
Válido por sete anos, o acordo substituirá o atual tratado para a transferência de dados de passageiros, assinado pelas autoridades européias e americanas em 2004 em uma tentativa de identificar integrantes de organizações extremistas.

O prazo de armazenamento das informações foi ampliado de três para 15 anos. Já o número de dados compartilhados foi reduzido de 34 para 19, mas o nível de detalhes aumentou, um fato que vem causando divergências e críticas dentro do próprio bloco.

Pelos termos do novo acordo, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos terá acesso a endereço, número de cartão de crédito, situação de saúde, eventual associação a sindicatos e origem étnica de todos os passageiros que queiram entrar no país provenientes da Europa, além de eventuais pedidos de refeição especial feitos às companhias aéreas. As informações são fornecidas pelos próprios viajantes ao fazer as reservas.

O comissário europeu de Justiça e Segurança, Franco Frattini, assegurou que dados considerados “delicados” - como orientação sexual, política e religiosa - serão “filtrados” pelos órgãos de segurança americanos e utilizadas “excepcionalmente em casos de ameaça à vida”.

Frattini também ressaltou que o acordo inclui uma cláusula pela qual os EUA se comprometem com a proteção dos dados recebidos, que podem ser utilizados exclusivamente “com o objetivo de prevenir e combater o terrorismo e outros crimes graves”.

Mesmo com essas ressalvas, o supervisor Eeropeu de Proteção de Dados, Peter Hustinx, afirma que o acordo “coloca em risco a proteção de dados na Europa” e “não tem precedente legal”.

Em uma carta enviada ao comissário, Hustinx se diz preocupado com “a falta de um mecanismo legal que permita aos cidadãos europeus protestar contra o uso indevido de suas informações pessoais”.

Na semana passada o Parlamento Europeu declarou que o tratado é “incompatível com os princípios básicos europeus” e que é “lamentável” o fato de que “os dados pessoais de cidadãos da UE sejam tratados de acordo com a legislação dos EUA”.

Os deputados europeus também criticaram a notícia de que Frattini estaria planejando adotar o mesmo esquema de intercâmbio de dados de passageiros aéreos entre os 27 países da UE.

Fonte: BBC Brasil

NOTA: O cenário dos últimos dias está cada vez mais evidente. Em nome do "combate ao terrorismo", as liberdades individuais (incluindo o direito à privacidade) estão sendo reduzidas e controladas. Na verdade, o "combate ao terrorismo" tem funcionado como Cavalo de Tróia para implantar a Nova Ordem Mundial - a Babilônia do Apocalipse. A partir de agora, até a orientação política e religiosa do indivíduo poderão ser usadas para determinar quem é suspeito. Como isso acontecerá sem incorrer em discriminação não ficou nada claro.

Os fogos da nova "Inquisição"


"Entre os responsáveis pelo massacre [do 11/09], Deus também estava na lista. Se a religião não existisse, o fanatismo jamais teria voado até Nova York. A religião destrói tudo. A história da religião é a história da desgraça humana." Essas são idéias expressas no livro God Is Not Great, do jornalista inglês Christopher Hitchens (marxista-trotskista na década de 1970, mas que parece não ter se afastado completamente dessa ideologia).

Na Folha de S. Paulo do dia 21, João Pereira Coutinho (cujo artigo foi reproduzido no Jornal da Ciência do dia 24) faz uma análise do livro de Hitchens (foto acima), destacando alguns exageros e incoerências da obra: "Tudo pode ser perigoso quando levado ao extremo: a fé; a raça; a nação; o amor; o futebol; a estupidez. ... Só um ingênuo acredita, por exemplo, que o problema israelo-palestino é uma contenta religiosa entre extremistas. A história, a política e as ideologias que sacudiram o Oriente Médio (desde, pelo menos, a queda do Império Otomano) tiveram uma palavra maior."

A despeito de suas críticas ao livro, Coutinho se declara admirador de Hitchens, e acaba propondo uma perigosa e extremista (logo ele que critica o extremismo...)solução para a civilização ociental: "A história da arte no Ocidente é indissociável da herança judaico-cristã que a contaminou. Eu, pessoalmente, só vejo um caminho: lançar na fogueira todas as obras que transportem resquícios religiosos."

Em seu blog Desafiando a Nomenklatura Científica, Enézio de Almeida Filho faz uma advertência aos crentes: "Alô, todos os crentes de concepções religiosas no Brasil: estejam preparados para uma perseguição diferente, pois o espectro da Krystallnacht [Noite dos Cristais] de 10 de novembro de 1938, e o da 'solução final' dos diferentes está rondando vocês bem de perto na cultura secularista cujo slogan é: 'Deus não existe. Eu odeio Deus. Eu odeio os crentes.'

Fonte:www.michelsonborges.com

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Aborto mata 68 mil mulheres por ano no mundo, diz Banco Mundial


Um relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta quinta-feira estima que 46 milhões de abortos são realizados no mundo todos os anos, resultando em 68 mil mortes.

O estudo, intitulado "Questões sobre População no Século 21: O papel do Banco Mundial", estima que entre os 46 milhões de abortos anuais, 20 milhões são feitos fora das medidas de segurança e higiene.

Ainda segundo o Banco Mundial, 210 milhões de mulheres engravidam todos os anos, e destas, 500 mil morrem durante a gravidez ou no parto.

O estudo estima que uma em cada cinco mulheres recorre ao aborto por falta de acesso a métodos contraceptivos e 5,3 milhões sofrem seqüelas temporárias ou permanentes.

O Banco Mundial compilou dados recolhidos de vários países divididos em três grupos: de alta, média e baixa fertilidade. No primeiro estão 35 países com altas taxas de fertilidade, em sua maioria da África Subsaariana. Apenas quatro estavam fora da região: Afeganistão, Iêmen, Timor Leste e Djibuti.

O segundo grupo reúne países do Oriente Médio, Norte da África, leste e sul asiático, sul da África, América Latina e Caribe, classificados como de média fertilidade.

O Brasil vem no terceiro grupo, que inclui países de baixa e média renda que registraram baixa em seus índices de fertilidade entre 1985 e 2005, além dos países do primeiro mundo.

Uma das tabelas do relatório mostra que a taxa de fertilidade no Brasil diminuiu de 3,1 para 2,3 neste período. Na mesma linha de comparação com o país estão Sri Lanka, Vietnã e Tunísia.

Adolescentes grávidas

O número de nascimento entre adolescentes de 15 a 19 anos no Brasil é de 89 para cada 1.000 mulheres, uma taxa considerada alta se comparada com outros países em desenvolvimento como a China, onde a taxa é de cinco nascimentos, e na Rússia, com 29.

O índice brasileiro aproxima-se aos de alguns países africanos como o Quênia e a Etiópia, e de latino-americanos, como Equador e República Dominicana.

O Banco Mundial acredita que o fato de as taxas de fertilidade terem diminuído em países de baixa e média renda fora da África, como o Brasil, fez com que "as prioridades dos países doadores e agências de desenvolvimento fossem desviadas para outras questões, diminuindo atenções para as conseqüências provocadas pelas altas taxas de fertilidade".

A instituição defende que os programas de saúde devem incluir "um intenso planejamento familiar" como forma de diminuir mortalidade infantil, que geralmente é relacionada ao declínio nas taxas de fertilidade

Fonte:Folha Online

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Chega de tragédias!


Ontem tive que interromper bruscamente as leituras do meu mestrado, ao ver a nota num site de notícias que dava conta de um terrível acidente aéreo ocorrido havia poucos minutos em São Paulo. Imediatamente liguei a TV e fiquei sabendo que um Airbus A320 da TAM, com 176 pessoas a bordo, acabou deslizando na pista do aeroporto de Congonhas e, ao tentar arremeter, acabou por se chocar contra um terminal de cargas da própria TAM, do outro lado da Av. Washington Luís, fazendo com que o número de mortes possa chegar a 200, já que havia pessoas trabalhando no local no momento do acidente. Esse já é considerado o pior acidente aéreo da história da América do Sul.

Até a madrugada desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros já havia retirado pelo menos 35 corpos de dentro do Airbus. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o vôo JJ 3054 partira de Porto Alegre às 17h16 e tinha chegada em São Paulo prevista para as 18h50.

Enquanto ouvia o relato dos repórteres, lembrei-me do acidente envolvendo o avião da Gol, em setembro do ano passado, e - como não? - do atentado do 11 de Setembro de 2001. São momentos que nos deixam em êxtase, pensando que nada mais faz sentido nesta vida.

Fico imaginando os planos e sonhos daqueles passageiros... Alguns viajavam para rever amigos; outros, para tratar de negócios importantes. Os tripulantes, cansados, quem sabe aguardavam o momento de chegar em casa e descansar, numa noite chuvosa de inverno. Planos e desejos abruptamente interrompidos. Esta vida é assim. Cedo ou tarde, nossos castelos de areia desmoronam e restam apenas monturos. Mas as coisas não precisam ser assim, a menos que nossas esperanças estejam firmadas apenas nas realidades deste mundo. "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homens" (1Co 15:19)

Embora Deus não seja o responsável por calamidades como essas (que são resultado de uma realidade distorcida não idealizada por Deus), as Escrituras Sagradas já haviam anunciado que a intensificação desses acontecimentos trágicos prenunciaria a volta de Jesus que é, em última instância, a solução final para todos os males.

Há um século, Ellen White escreveu: "Os palácios da Terra serão varridos pela fúria das chamas. Tornar-se-ão mais e mais freqüentes os desastres de estrada de ferro; confusão, colisões e morte sem um momento de advertência ocorrerão nas grandes vias de comunicação. O fim está perto, a graça está a terminar. Oh! busquemos a Deus enquanto Se pode achar, invoquemo-Lo enquanto está perto!" (Mensagens aos Jovens, p. 89, 90).

Nos resta orar pelas famílias que estão sofrendo neste momento e pregar cada vez com mais ênfase que Jesus está voltando, uma vez que esta - a proclamação da segunda vinda - é justamente a última profecia a ser cumprida, no contexto de Mateus 24 (v.14).

Fonte:www.michelsonborges.com

terça-feira, 17 de julho de 2007

EUA serão Roma, alerta historiador


Para o jornalista e historiador Cullen Murphy, uma erosão lenta começa a corroer o Império Americano. Embora creia que muito separe os EUA de seu predecessor cujo fim sepultou a Idade Antiga, fatores de risco os aproximam: a dependência do poder militar e a obsessão por segurança -a um custo insustentável-, a terceirização de funções do governo, a arrogância. Como estancar a queda? "Estaríamos nos ajudando se parássemos de tentar projetar poder em cada canto."

"Are We Rome?", pergunta o título do livro. É uma brincadeira com o som da pergunta que os pais mais ouvem dos filhos durante as viagens, "Are we home yet?", "já chegamos em casa?, e a pergunta que historiadores, analistas e pensadores norte-americanos se fazem cada vez mais: "Nós já somos Roma?".
"Nós", no caso, é o Império Norte-Americano. Responder a essa questão e traçar paralelos entre as duas épocas são o que propõe Cullen Murphy, 55, jornalista e especialista em história medieval, no livro que acaba de lançar, cujo subtítulo é "A Queda de um Império e o Destino dos EUA". "Não, ainda não" é o que ele responde à Folha, numa troca de e-mails.
Ainda assim, acredita, há muitos e perigosos paralelos entre o país comandado por George W. Bush hoje e o império que terminou em 476, ao ver seu exército derrotado pelos soldados de Odoacro, um "bárbaro" que era cristão, conhecia os meandros de Roma e até meses antes servia no mesmo regimento que agora caía.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

Para usar o duplo sentido do título de seu livro, nós já estamos em Roma?
Não, ainda não. Há evidentemente muitas diferenças entre os EUA e o antigo Império Romano, e algumas dessas diferenças podem trazer em si sinais do futuro. Diferentemente de Roma, os EUA são um país de classe média, uma democracia e uma sociedade marcadamente igualitária. Ainda assim, há muitos e perigosos paralelos com a Roma antiga, e eles deveriam preocupar mais os americanos.
Por exemplo, a maneira com que os EUA dependem crescentemente do poder militar para atingir seus objetivos, mesmo com nossas Forças Armadas já no limite de sua capacidade. Ou a terceirização de funções governamentais para empresas privadas, o que enfraquece a capacidade do governo de agir em benefício de todos os seus cidadãos -e aumenta a habilidade dos interesses privados em agir em benefício de poucos. Por fim, a mentalidade que vê os EUA como o centro do sistema solar, com todos os outros países orbitando em torno de nós.

O que mais?
Há pessoas na direita que vêem os EUA como ainda na fase ascendente e ainda no processo de expansão de seu poder no mundo. Há, obviamente, muitos outros, não só na esquerda, que se preocupam com o fato de que a "Pax Americana", como a "Pax Romana" de muitos séculos atrás, ser uma ilusão. Ilusão essa que vai levar os EUA a trilhar um caminho perigoso e fútil, na minha visão.
O processo de "declínio e queda" não vai ser súbito, mas uma erosão lenta, como foi para Roma. O que nós chamamos de "queda de Roma" não foi uma catástrofe ocorrida da noite para o dia, aquela imagem popular dos bárbaros empurrando as portas da cidade. Ao contrário, levou séculos, ocorrendo mais rapidamente em alguns lugares que em outros.
Você pode estar vivendo bem no meio dessa "queda" e não se dar conta. Para alguns, a queda se parece muito com o que vemos agora, aliás: novos povos adquirindo nova autoridade e poder econômico, alguns grupos demográficos novos se mudando para cidades, outros grupos mais antigos se tornando gradualmente marginalizados...


O sr. dedica boa parte do livro à questão da segurança, acha que o preço de manter um império é a constante vigilância. Ironicamente, isso não o levará à ruína?
O custo da segurança -ou, para ser mais preciso, o custo do que achamos ser segurança- é insustentável a longo prazo. Foi insustentável para Roma. É o mesmo dilema: seus Exércitos são muito pequenos para as metas que eles têm de (ou desejam) cumprir, mas ao mesmo tempo muito grandes para serem mantidos por muito tempo. São custosos em termos humanos e financeiros.
Não sei se esse problema tem solução, além da mais óbvia: parar de tentar projetar nosso poder em cada canto do mundo. Nós só estaríamos nos ajudando se fizéssemos isso. Se adotássemos uma política de energia inteligente, por exemplo, que levasse em conta nosso imenso poder tecnológico, poderíamos abrir mão de manter a presença maciça atual no Oriente Médio.


O número de mercenários no Iraque já quase se equivale ao de soldados. O Império Romano fazia o mesmo...
Nesse momento, há 150 mil soldados americanos no Iraque, e cerca de 100 mil mercenários. O problema de manter um Exército muito numeroso em ação é que o preço político se torna muito alto. É muito mais fácil fingir que o número de tropas oficiais está estabilizado -ou mesmo reduzido- e ao mesmo tempo contratar profissionais do setor privado para fazer o serviço. A prática não é nova, mas a proporção atual é inédita.
E não afeta apenas os militares. Há hoje 2 milhões de funcionários públicos no governo federal. Estima-se que haja mais 12 milhões -você leu certo- prestando serviços, em contratos privados, realizando todo tipo de trabalho público, mas empregados por companhias privadas. Pode ser que sejam em tese mais eficientes, menos burocráticos. Mas, com o tempo, a erosão do poder do governo é muito significativa. E, quando houver uma nova crise, o governo pode descobrir tarde demais que não tem autoridade direta para fazer o que deve ser feito. Isso aconteceu em Roma.

A comparação entre Washington e Roma é recorrente. Por que o sr. acha que historiadores a acham tão atraente?
Não vamos nem falar do fato de que Washington e Roma até se parecem fisicamente, com todo aquele mármore se erguendo do pântano. O fato é que Roma era o Estado mais rico, sofisticado e poderoso da época, o que os EUA também são hoje. Como Roma, também têm uma ideologia de superioridade -nossa nota de dólar chega mesmo a usar as palavras de Virgílio para proclamar "Novus Ordo Seclorum", uma nova ordem para os tempos.
Após a Segunda Guerra (1939-45), quando aos EUA foi confiado o papel de líder mundial num grau nunca ocorrido antes (um papel que o país desempenhou de maneira satisfatória por várias décadas, na minha opinião), as pessoas começaram a dizer "Pax Americana", em referência à "Pax Romana". Mas outra razão que leva as pessoas a fazer a comparação entre os dois impérios tem a ver com o que não são as melhores qualidades de ambos: a arrogância, o orgulho excessivo, o fato de sermos voltados para nós mesmos...

De onde a comparação entre o presidente George W. Bush e o imperador Diocleciano?
Tenho pensado nos EUA sob a ótica de Diocleciano já há algum tempo, por conta do grande investimento dos últimos anos -a começar de Ronald Reagan, na verdade- em segurança nacional e do declínio relativo de investimento em programas domésticos. A comparação não é absolutamente exata por várias razões. Ainda assim, parece claro para mim que os EUA estão se tornando o Estado que se preocupa em primeiro lugar e principalmente com a segurança nacional em termos militares -o que Diocleciano (284-305) também fez, ao se tornar imperador depois de um período de caos e declínio.
Mas o trecho ao qual você se refere, em que comparo os preparativos para uma viagem ao exterior de Bush aos do imperador, me ocorreu quando meu avião aterrissou na Irlanda e eu vi ambos os Air Force One na pista, cercados por militares, cercas de arame farpado, vigiados com caças com mísseis. Um imperador romano se deslocava pelo mundo com um pesado aparato de segurança -como Bush, levava com ele um governo inteiro em miniatura...


Fonte: Folha de São Paulo, 16 de julho de 2007

Prioridade do domingo é a ênfase da Igreja Católica na América Latina


Uma das características da grande missão que se quer desenvolver na América Latina a partir da Conferência de Aparecida é despertar nos fiéis a consciência da importância fundamental que o domingo tem para os cristãos e, nesse sentido, a centralidade da Eucaristia.

Foi o que explicou a Zenit nesta segunda-feira Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), durante coletiva de imprensa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Apesar de ainda não ter formatado o projeto da grande missão que a Igreja Católica desenvolverá nos próximos anos no continente - uma das propostas da Conferência de Aparecida -, o documento final da grande reunião eclesial celebrada em maio traz diretrizes que já permitem visualizar algumas prioridades pastorais dos bispos.

Uma delas, elogiada por Bento XVI na carta que dirigiu ao Celam autorizando a publicação do Documento de Aparecida, dia 10 de julho, é justamente a prioridade à Eucaristia e à santificação do Dia do Senhor nos programas pastorais. ...

O presidente do Celam comentou ainda sobre a importância fundamental do domingo, "um dia especial para o cristão". "É o dia que substituiu o sábado judaico. O domingo é o primeiro dia da semana, o termo significa Dia do Senhor. E para nós, Dia do Senhor é o dia do Ressuscitado, é o dia da ressurreição de Cristo", destacou.

Segundo o arcebispo, a partir da ressurreição, os cristãos sempre se reuniram aos domingos. "Sempre se reuniram para celebrar o memorial da morte e da ressurreição de Cristo e também para celebrar a Palavra de Deus." "É o dia em que os cristãos continuam se reunindo para se alimentar da Palavra, para se alimentar do Corpo de Cristo e, ao mesmo tempo, se encontrar como família de Deus, dar testemunho público e social da sua fé", disse. ...

Para além da importância de se congregar, o arcebispo destacou a atitude conseguinte dos cristãos, ou seja, o fato de se dispersarem entre o mundo para dar seu testemunho. ... "Nesse sentido é de importância fundamental o domingo" - enfatiza. "Nós não podemos viver nossa fé isoladamente. O cristão tem de se reunir, tem de se congregar, porque pelo batismo ele é feito membro de uma comunidade, de uma Igreja, de uma família." [Os itálicos foram acrescentados.]

Colaboração: Fernando Machado

Nota: "Mediante os dois grandes erros - a imortalidade da alma e a santidade do domingo - Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência" (O Grande Conflito, p. 588).

Selos do Apocalipse







Numerologia leva milhares de casais brasileiros ao altar


A numerologia criou neste sábado no Brasil uma onda inusitada de casamentos que escolheram o dia 7 do sétimo mês do ano de 2007 para se casar, convencidas de que a coincidência traz felicidade e prosperidade na vida.

Heloísa María Calo Rosa, estudiosa das práticas adivinhatórias através dos números, foi uma das defensoras da idéia e pediu que dezenas de casais contraíssem matrimônio baseada na abundância de "setes" da data.

Heloísa explicou a uma rádio a importância do sete: "O mundo foi criado em sete dias, cada semana tem sete dias, sete são as notas musicais e sete também as cores refratadas por um prisma", disse enumerando supostos augúrios de felicidade.

O escritor Victor Bem-hur Gonçalves, outro numerólogo, explicou a data e sua relação com os casamentos em outros termos.

"Por ser um número cabalístico, o sete cria um certo mistério na mente humana", assinalou.

"Se somarmos o sete do dia, ao sete do mês, ao dois do milênio e ao sete do ano temos 23. Somamos dois mais três e temos cinco, que é um número cheio de energia e vinculado diretamente à sexualidade", disse Gonçalves.

Superstição ou não, ao longo de todo o Brasil hoje aconteceram milhares de casamentos, que inclusive se triplicaram em muitas cidades, como em Sorocaba, no interior paulista, onde a cada sábado acontecem cerca de dez casamentos, mas neste sábado 07/07/07, foram 45.

Uma coisa parecida aconteceu na pequena paróquia de Santo Antônio, em Bauru, onde também o número de casamentos feitos pelo padre Roberto Camillato triplicou, quem este sábado oficiou 12 cerimônias.

É impressionante como as pessoas encontram coincidências e supertições em quase tudo, mas aquilo que está claro e patente aos olhos de quem estuda a palavra de Deus, são ignorados.

Exemplo: O Sábado Bíblico - O Sétimo dia!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

LEIS MORAL E CERIMONIAL


Ferida mortal curada


"'Vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a Terra se maravilhou após a besta'. Apoc. 13:3. A aplicação da chaga mortal indica a queda do papado em 1798. Depois disto, diz o profeta: 'A sua chaga mortal foi curada; e toda a Terra se maravilhou após a besta'. Paulo declara expressamente que o homem do pecado perdurará até ao segundo advento (II Tess. 2:8). Até mesmo ao final do tempo prosseguirá com a sua obra de engano. E diz o escritor do Apocalipse, referindo-se também ao papado: 'Adoraram-na todos os que habitam sobre a Terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida'. Apoc. 13:8. Tanto no Velho como no Novo Mundo o papado receberá homenagem pela honra prestada à instituição do domingo, que repousa unicamente na autoridade da Igreja de Roma... A sagacidade e astúcia da Igreja de Roma são surpreendentes. Ela sabe ler o futuro. Aguarda o seu tempo, vendo que as igrejas protestantes lhe estão prestando homenagem com o aceitar do falso sábado, e se preparam para impô-lo pelos mesmos meios que ela própria empregou em tempos passados. Os que rejeitam a luz da verdade procurarão ainda o auxílio deste poder que a si mesmo se intitula infalível, a fim de exaltarem uma instituição que com ele se originou" (O Grande Conflito, p. 579, 580).

OS FATOS:

1) Desde a assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quando a Santa Sé passou a ser reconhecida como um estado independente, 176 países já estabeleceram relações diplomáticas com a Sé papal.

2) Após a publicação do documento final da 5ª Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam), realizada de 13 a 31 de maio em Aparecida do Norte (SP), a mídia divulgou que Bento XVI viu "com particular apreço as palavras que exortam a dar prioridade à Eucaristia e à santificação do Dia do Senhor nos programas pastorais", contidas neste documento.

3) Recentemente o Vaticano divulgou um Documento no qual afirma que "fora da Igreja Católica não há salvação". Através deste Documento o Vaticano demonstra explicitamente qual é sua verdadeira intenção, ou seja, readquirir a supremacia mundial perdida no fim da Idade Média. Segundo o próprio Vaticano, só assim "poderá chegar à unidade de todos os cristãos 'em um só pastor' (João 10:16) e sanar assim essa ferida que ainda impede à Igreja Católica a realização plena de sua universalidade na história".

Fonte: http://www.minutoprofetico.blogspot.com/

Guerras sem fim


E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras... Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino". Mateus 24: 6 e 7.

"Os juízos de Deus estão na Terra. As guerras e rumores de guerra, as destruições pelo fogo e inundações, dizem claramente que o tempo de angústia, que aumentará até o fim, está às portas. Não temos tempo a perder. O mundo está insuflado pelo espírito de guerra. As profecias do capítulo onze de Daniel já alcançaram quase o seu final cumprimento" (Beneficência Social, p. 136).

"Hoje os sinais dos tempos declaram que estamos no limiar de grandes e solenes eventos. Tudo em nosso mundo está em agitação. Ante nossos olhos cumprem-se as profecias do Salvador, de acontecimentos que precederiam Sua vinda" (Eventos Finais, p. 66).

OS FATOS:

1) O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou neste sábado (14) um decreto pelo qual o país abandona o tratado das Forças Armadas Convencionais na Europa (FACE), informou o Kremlin em comunicado. A iniciativa foi justificada como reação "às extraordinárias circunstâncias que afetam a segurança da Federação Russa e exigem a adoção de umas medidas inadiáveis", diz a nota oficial divulgada pelas agências russas. Putin havia anunciado pela primeira vez a possibilidade de uma moratória sobre o cumprimento do tratado em abril passado, na sua mensagem sobre o estado da nação. Ele suspende assim um dos mais importantes tratados de desarmamento da Guerra Fria...

Fonte: http://www.minutoprofetico.blogspot.com/

NOTA: Embora não haja nenhuma declaração de guerra anunciada nessa matéria, o fantasma da Guerra Fria pode estar voltando...

Igreja Católica deve pagar indenização recorde por abuso sexual


A Igreja Católica chegou a um acordo financeiro estimado em US$ 660 milhões (aproximadamente R$ 1,2 bilhão) com mais de 500 pessoas que alegam ter sido vítimas de abuso sexual por padres em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo advogado das supostas vítimas, Ray Boucher, mas a indenização ainda tem que ser aprovada por um juiz. Este seria o maior pagamento já feito pela Igreja desde que surgiu o escândalo de abuso sexual envolvendo religiosos em 2002 e elevaria o total de indenizações pago pela Igreja desde 1950, nos Estados Unidos, a US$ 2 bilhões (R$ 3,7 bilhões).

Em uma carta enviada recentemente a seus paroquianos, o cardeal Roger Mahony disse que a Igreja venderia prédios administrativos e consideraria a venda de outras 50 propriedades para levantar fundos para o acordo.

A diocese ainda não comentou o resultado das negociações, mas informou que integrantes da Igreja planejavam aparecer perante a corte na manhã da próxima segunda-feira.

Uma das supostas vítimas no processo, Steven Sanchez, disse estar ao mesmo tempo aliviado e desapontado com o resultado. "Eu estava emocionalmente pronto para levar a arquidiocese para a corte em menos de 48 horas, mas estou feliz que todas as vítimas vão receber uma compensação", disse ele. "Espero que as vítimas encontrem algum tipo de conforto nesse processo."

O advogado Ray Boucher disse que o acordo também pedia a divulgação de arquivos pessoais confidenciais dos padres. "A transparência é parte fundamental disso", disse Boucher.

Para David Clohessy, diretor da Rede de Sobreviventes a Abusos Cometidos por Padres, apesar do valor recorde do acordo, dinheiro não era o objetivo principal das vítimas. "Nunca é uma questão de dinheiro. As vítimas querem conforto, prevenção, conclusão, prestação de contas."

Desde 2002, cerca de mil pessoas entraram com ações contra a Igreja Católica só no estado americano da Califórnia. Em fevereiro de 2004, um relatório encomendado pela própria Igreja concluiu que mais de 4 mil padres católicos nos Estados Unidos tinham sido acusados de cometer abuso sexual nos últimos 50 anos.

(BBC Brasil)

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Casa Branca convoca reunião de emergência


A Casa Branca convocou para esta quinta-feira, 12, uma reunião multidisciplinar de urgência para discutir uma potencial nova ameaça da Al-Qaeda em solo norte-americano, informou a emissora ABC News na terça-feira.

Autoridades de inteligência foram convocadas para uma reunião na sede do governo dos EUA para informar os passos que estão sendo tomados para minimizar ou conter a ameaça e o que está sendo feito para aumentar a segurança em prédios públicos, informou a emissora.

A reunião seria uma de várias que estão sendo realizadas após a obtenção de novas informações de inteligência conseguidas nos recentes ataques frustrados em Londres, disse a emissora, citando uma autoridade de alto escalão do governo norte-americano.

Essa fonte, que não teve seu nome revelado, disse que o nível de preocupação com um ataque nos EUA tem sido o maior em algum tempo.

Uma porta-voz da Casa Branca confirmou que, após os atentados frustrados na Reino Unido, o governo norte-americano tem realizado reuniões freqüentes para avaliar a situação, mas acrescentou que não há evidências de um ataque iminente.

"Autoridades do setor de contra-terrorismo têm se reunido regularmente, o que não é incomum. Estamos levando todas as ameaças a sério e trabalhando para evitar que os terroristas ataquem inocentes", disse a porta-voz da Casa Branca Emily Lawrimore por email.

Fonte: O Estado de São Paulo

NOTA: Conforme análise feita anteriormente (Leia aqui e aqui), as sociedades secretas têm se infiltrado nos centros de influência (mídia, partidos políticos, universidades, sindicatos...) dos países que dominam o cenário político e econômico mundial e têm contribuído para preparar o mundo para o aparecimento do anticristo (Satanás em forma de Cristo). O objetivo das sociedades secretas é estabelecer uma Nova Ordem Mundial onde as liberdades civis serão restritas. O luta contra o terrorismo tem sido uma arma para alcançar tal objetivo (Saiba mais: Parte 1, Parte 2, Parte 3). A mídia mundial tem contribuído para manter vivo na população mundial o clima de medo, e é bom lembrar que, em estado de pânico as pessoas são mais propensas a abrir mão de suas liberdades sem questionamentos. Quantas mais reuniões de emergências a Casa Branca vai convocar até o próximo "ataque terrorista" ninguém sabe. O que sabemos é que, se e quando isso acontecer, as liberdades civis serão o verdadeiro alvo.

Protestantes criticam Vaticano por documento sobre igreja 'única de Cristo'

Documento da Santa Sé define a Igreja Católica como 'única de Cristo'.
Protestantes de diversas tendências criticaram o documento do Vaticano publicado na terça-feira que define a Igreja Católica como "a única e verdadeira" igreja universal de Cristo.
Líderes na Itália consideram a declaração assinada pela Congregação para a Doutrinda da Fé - entidade do Vaticano responsável por promover e tutelar a doutrina da fé e moral no mundo católico - ofensiva ao afirmar que os protestantes não são "igrejas", mas simples "comunidades eclesiais", por não ter o sacerdócio ministerial e não "conservar integralmente a substância do ministério eucarístico".
"Esta declaração representa um drástico golpe no caminho do diálogo ecumênico", disse à BBC Brasil o pastor Domenico Maselli, presidente da Federação das Igrejas Evangélicas na Itália.
"Nunca o Vaticano foi tão claro como agora, dizendo que a única maneira de encontrar a unidade é entrando na Igreja Católica."
O decano da Igreja Evangélica Luterana Holgel Milkau afirma que o documento oficial da Santa Sé é presunçoso e só traz desilusão.
"Daqui para frente, devemos nos perguntar de que maneira podemos ver a Igreja Católica como um parceiro interessado em seguir com o discurso ecumênico", assinalou.
"O documento demonstra a falta de sensibilidade da Cúria Romana com o diálogo. Mas somos pacientes e prontos para sofrer mais esta desilusão."
Na avaliação do vaticanista Marco Politi, julho será lembrado como o mês que colocou o pontificado de Bento 16 na linha restauradora no que diz respeito às dinâmicas do Concílio Vaticano 2º - reunião de bispos e cardeais realizada entre 1962 e 1965, que adotou mudanças como a realização das missas nos idiomas modernos e afirmou o respeito aos não-católicos.
"Este documento e o da volta da missa em latim representam um retrocesso para os católicos. Mas, acreditamos que não é o momento de abandonar aqueles bispos e padres que acreditaram no Concílio e na possibilidade de caminhar junto com os outros cristãos", afirmou o pastor Maselli, garantindo que continuará participando dos encontros ecumênicos.
"Se nos tornarmos fechados, não podemos ajudar aqueles que ainda permanecem na Igreja Católica e são abertos ao diálogo."
Decepcionado com a declaração do Vaticano, o secretário da Aliança Reformada Mundial, pastor Setri Nyomi, enviou uma carta ao cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício para a Unidade dos Cristãos, pedindo maiores esclarecimentos sobre a seriedade da Igreja Católica diante dos diálogos com as outras igrejas cristãs.
"Estamos desconcertados pela apresentação do documento neste momento histórico para as igrejas cristãs", disse Nyomi, em nome de 200 igrejas protestantes.
"Agradecemos a Deus porque o chamado para fazer parte da Igreja de Jesus Cristo não depende da interpretação do Vaticano, mas é um dom de Deus. Rezamos para que chegue o dia em que a Igreja Católica avance para além das suas pretensões exclusivistas e que possamos levar adiante a causa da unidade cristã."
Junto aos protestantes, as igrejas ortodoxas também se uniram no protesto contra o Vaticano.
Segundo o secretário do Discatério da Igreja Ortodoxa de Moscou, padre Igor Viszhanov, é impossível concordar com uma "posição ultrapassada da Igreja Católica, a mesma que provocou o cisma ortodoxo em 1054".
Em declaração ao jornal italiano La Repubblica, o bispo ortodoxo Abdel Massih Bassit disse que a declaração vaticana não ajuda o diálogo. Ele pediu ao papa Bento 16 que "se levante do coma" em que se encontra.
Para o historiador do cristianismo Alberto Melloni, o documento do Vaticano "é um golpe à credibilidade ecumênica da Igreja Católica". Ele criticou o papa Bento 16.
"Precisamos entender que mensagem ele traz com estes dois documentos. Se a Igreja Católica estava de férias ou se estava ocupada nos últimos 40 anos", disse o historiador à BBC Brasil.

Nota: Estamos cada vez mais perto do dia em Cristo virá nos buscar, se eouvirmos sua voz veremos que os sinais mostram que as profecias estão corretas.
Maranata!!

quarta-feira, 11 de julho de 2007

A Igreja Romana nunca mudou


"A Igreja Católica é a única a possuir todos os elementos da Igreja instituída por Jesus". "O catolicismo é o único meio pelo qual se pode alcançar a salvação espiritual com a ajuda da fé em Jesus Cristo". "Fora da Igreja Católica não há salvação". Frases como estas divulgadas pelo Vaticano demonstram o real espírito existente por trás da aparente diplomacia globalizada da Santa Sé: de fato, lobo em pele de ovelha. Ora, que ninguém se engane pois Roma nunca mudou:
"A História testifica de seus esforços, astutos e persistentes, no sentido de insinuar-se nos negócios das nações; e, havendo conseguido pé firme, nada mais faz que favorecer seus próprios interesses, mesmo com a ruína de príncipes e povo... E, convém lembrar, Roma jacta-se de que nunca muda. Os princípios de Gregório VII e Inocêncio III ainda são os princípios da Igreja Católica Romana. E tivesse ela tão-somente o poder, pô-los-ia em prática com tanto vigor agora como nos séculos passados... Ela está silenciosamente crescendo em poder. Suas doutrinas estão a exercer influência nas assembléias legislativas, nas igrejas e no coração dos homens. Está a erguer suas altaneiras e maciças estruturas, em cujos secretos recessos se repetirão as anteriores perseguições". O Grande Conflito, p. 580, 581.

Entre a teologia do catolicismo e a teologia protestante tradicional ainda existe um abismo intransponível. Sem dúvida, a diferença principal é a questão sobre a autoridade das Escrituras Sagradas. Enquanto o protestantismo coloca a autoridade das Escrituras Sagradas como norma final para a fé e a prática, o catolicismo insiste em afirmar que a autoridade das Escrituras Sagradas está subordinada à autoridade da Igreja. Daí, como se pode ver, decorrem todas as outras diferenças teológicas. A começar pela figura e a autoridade do papa (palavra em latim que significa “pai”). Se os católicos seguissem os ensinamentos de Jesus registrados nos Evangelhos, seu corretor-mór perderia o emprego: “A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus” (Mateus 23:9).

Quanto à autoridade do papa supostamente ser derivada da autoridade concedida a Pedro pelo próprio Cristo (Mateus 16:18 e 19), esse argumento é mais um exemplo do tipo de teologia que faz a Igreja Católica, colocando a autoridade da Igreja acima da autoridade das Escrituras Sagradas. Assim, ela é capaz de usar um texto bíblico que lhe convém, e ao mesmo tempo ignorar muitos outros textos que apontam seus erros. Ora, se o papa acredita ser o sucessor de Pedro, por que, então, ele não segue o exemplo do apóstolo em determinadas questões: (1) Pedro nunca assumiu o papel de intercessor manifestando a pretensão de perdoar os pecados (Atos 8:20-23); (2) Pedro também não aceitava homenagens de adoração (Atos 10:25 e 26).


Fonte: Portal G1 e BBC Brasil



Para saber mais: No grande conflito entre o bem e o mal, a impressão que se tem é a de que o mal está levando a melhor. As notícias são desanimadoras - violência, fome, desemprego, doenças, acidentes e outras calamidades estão na ordem do dia. Os meios de comunicação podem lhe dizer o que está acontecendo. Mas este livro revela por quê. E diz também o que você jamais ouvirá no noticiário - o que ainda está por acontecer. Anime-se. A guerra está no fim e você ainda pode escolher de que lado estará quando tudo terminar.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Vaticano define Igreja Católica como 'única de Cristo'


O Vaticano publicou nesta terça-feira documento afirmando que a Igreja Católica é, sempre foi e será a única igreja de Cristo.

Com o título Repostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja, o texto da Santa Sé procura esclarecer o que considera como "interpretações desviantes e em descontinuidade com a doutrina católica tradicional sobre a natureza da igreja", que ocorreram depois da publicação do documento Iumem Gentium ("A luz das nações"), do Concílio Vaticano 2º (1962-1965), dizendo que a única Igreja de Cristo "subsiste" na Igreja Católica.

"Cristo constituiu sobre a terra uma única Igreja e instituiu-a como grupo visível e comunidade espiritual, que desde a sua origem e no curso da história sempre existe e existirá", diz o texto. "Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele." A nova publicação assinada pela Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por promover e tutelar a doutrina da fé e a moral no mundo católico, diz que "com a palavra 'subsistir' o Concílio queria exprimir a singularidade e não a multiplicabilidade da Igreja de Cristo: a Igreja existe como único sujeito na realidade histórica".

"Contrariamente a tantas interpretações sem fundamento, não significa que a Igreja Católica abandone a convicção de ser a única verdadeira Igreja de Cristo, mas simplesmente significa uma maior abertura à particular exigência do ecumenismo de reconhecer o caráter e dimensão realmente eclesiais das comunidades cristãs não em plena comunhão com a Igreja Católica", diz o documento.

O tema já foi desmentido em inúmeras ocasiões pelos papas que comandaram o Vaticano antes de Bento 16. Entre elas, em 1973, com a declaração Mysterium Ecclesiae de Paulo 6º e, em 2000, com a Dominus Iesus, aprovada por João Paulo 2º.

No texto publicado nesta terça-feira pelo Vaticano é lembrada também a notificação de 1985 da Congregação para a Doutrina da Fé sobre os escritos do teólogo Leonardo Boff, segundo o qual a única Igreja de Cristo "pode também subsistir noutras igrejas cristãs".

Naquela ocasião, a Congregação puniu o brasileiro pelo que considerou um equívoco e disse que o Concílio adotou a palavra subsiste, precisamente para esclarecer que existe uma só "subsistência" da verdadeira Igreja. Outras considerações importantes do documento devem gerar novos protestos das outras igrejas cristãs, como ocorreram anteriormente, principalmente a afirmação de que somente a Igreja Católica dispõe de todos os meios de salvação e de que, fora dela, existem apenas "comunidades eclesiais".

"Embora estas claras afirmações tenham criado mal-estar nas comunidades interessadas e também no campo católico, não se vê, por outro lado, como se possa atribuir a essas comunidades o título de Igreja, uma vez que não aceitam o conceito teológico de Igreja no sentido católico e faltam-lhes elementos considerados eclesiais pela Igreja Católica", diz o texto.

Segundo o vaticanista Andrea Tornielli, o objetivo da nova declaração é combater o que o papa Bento 16 considera como 'relativismo eclesiológico', segundo o qual todas as igrejas que dizem fazer parte do cristianismo têm o mesmo nível de verdade ou que cada uma delas não têm mais que uma parte desta verdade.

A divulgação do documento ocorre três dias depois de o papa Bento 16 ter assinado decreto que dá mais liberdade para os sacerdotes celebrarem missas em latim, uma concessão aos tradicionalistas.

Em uma carta aos bispos de todo o mundo, no último sábado, o pontífice rejeitou as críticas de que sua atitude poderia dividir os católicos.

No entanto, o documento gerou mal-estar e, segundo especialistas, poderá ameaçar também o diálogo entre cristãos e judeus.

Fonte:www.uol.com.br

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Encontro inédito


Baseando-se na interpretação historicista que vê o cumprimento das profecias escatológicas da Bíblia ocorrendo ao longo da história a partir do momento histórico em que foram dadas, a Igreja Adventista tem interpretado o Apocalipse e identificado os dois poderes representados pelas duas bestas do capítulo 13 como sendo o Vaticano e os EUA. Esses dois poderes agindo em comum acordo instalarão em breve uma Lei Dominical através do poder civil, tendo o objetivo de levar o mundo todo a reverenciar o domingo como dia de guarda. Quando isso acontecer, a guarda do domingo se tornará um sinal de adoração do paganismo – a marca da besta profetizada no Apocalipse. A justificativa para a implantação de tal lei virá das razões mais diversas possíveis como: crise ambiental, crise energética, crise econômica ou social...

É dentro desse contexto que o encontro histórico do presidente norte-americano, George W. Bush, com o papa Bento XVI, ocorrido no Vaticano, no último sábado (09 de junho), deve ser entendido.

Três pontos devem ser destacados desse encontro:

1- O protocolo diplomático pede que o visitante, ao dirigir-se ao papa, o trate de “Vossa Santidade”. O fato do governante da maior potência do mundo (nação protestante, inclusive) reconhecer o papa como “Vossa Santidade” é um sinal não só do poder de Roma, mas também um sinal profético: “... e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta”. Apocalipse 13:3. De acordo com o Portal G1, George Bush cometeu uma “gafe” porque em alguns momentos chamou o papa de “Senhor” e não de “Vossa Santidade”.
2- A maioria daqueles que visitam o bispo de Roma vestem-se de preto, enquanto o papa sempre aparece de branco. Acontece que o preto-e-branco tem um significado peculiar dentro do ocultismo. O simbolismo do preto-e-branco serve para apontar a superioridade espiritual no ocultismo. Em outras palavras: o sacerdote sempre se veste de branco enquanto os demais, para demonstrar submissão espiritual vestem-se de preto. Observe que, no encontro de sábado, não só o presidente Bush como também sua mulher estavam de preto. (Link “Fotografias”).

Observe outros exemplos:

João Paulo II no Encontro Ecumênico de Oração em Assis

João Paulo II e a rainha Elizabeth II

João Paulo II e Bill Clinton

Bento XVI e Tony Blair

Bento XVI e Angela Merkel
3- Outro fato interessante é que George Bush deu um presente ao papa Bento XVI: um bastão com a inscrição dos Dez Mandamentos! É curioso notar, por exemplo, que Zoroastro (fundador da religião pagã do Zoroastrismo) costumava também carregar um Bastão de Autoridade, e que o satanismo o considera (Zoroastro) um tipo do Anticristo – e de Lúcifer (inclusive vestia-se de branco). Um Bastão de Autoridade com a inscrição dos Dez Mandamentos? O que será que Bush tinha em mente ao dar esse presente para o papa? Será que o Anticristo estaria próximo de aparecer? Ou o sinal do paganismo estaria próximo de ser imposto? Observe a imagem e tire suas próprias conclusões...

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Celebridades sem brilho


Ela é loira, linda e rica. Muito, muito rica. Mesmo assim, a vida de Paris Hilton, 26 anos, herdeira da rede mundial de hotéis de luxo Hilton, daria uma verdadeira novela. Ou um romance policial, cujo enredo engloba poder, dinheiro, fama, sexo, bebidas e drogas. Roteiro de vida de pessoas que acabam tragadas pelo sucesso e pelo dinheiro.

Até o começo de junho, a socialite, que não sai das páginas da imprensa especializada em celebridades, ocupava uma cela na penitenciária feminina de Lynwood, perto de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela foi condenada a 45 dias de reclusão – se tiver bom comportamento, serão 23 dias –, por ter violado a liberdade condicional. Paris, que conseguiu liberdade por um dia, mas foi obrigada a voltar à cadeia, foi pega dirigindo mesmo depois de ter sua habilitação suspensa por dirigir embriagada.

Esse é só mais um na longa lista de problemas que Paris Hilton vem enfrentando nos últimos anos. A primeira grande polêmica envolvendo a socialite foi a divulgação, na internet, de um vídeo caseiro em que aparecia fazendo sexo com um ex-namorado. Apesar de todos os protestos e ações judiciais, o vídeo foi responsável por torná-la conhecida não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.

Paris Hilton não é a única que parece ter um imã para controvérsias e confusões. Astros e estrelas das mais diversas áreas do entretenimento e da alta cúpula da sociedade, como a cantora Britney Spears, o ator Macaulay Culkin, o cantor Michael Jackson e o príncipe Harry, da Inglaterra, entre outros, vêm ocupando as manchetes dos jornais muito mais pelos escândalos que protagonizam do que pela fama que alcançaram.
Longe da família

Mas, afinal, qual a origem de tantos distúrbios na vida de muitos ricos e famosos?

Para os especialistas, uma das principais causas está no distanciamento que essas pessoas costumam ter de suas famílias. Em geral, a vida delas costuma ser repleta de festas, viagens, pessoas que se aproximam por puro interesse, ofertas infindáveis de álcool, sexo, drogas, tudo sempre muito fácil.

No caso da ex-princesa do pop, Britney Spears – que parece tão à vontade nos tablóides nos últimos anos –, abandonou completamente os palcos. Recentemente, raspou os cabelos num esforço de “se libertar” da imagem de cantora decadente, que foi reforçada pelas inúmeras fotos em que ela aparece completamente embriagada, tentando entrar e sair de carros e, com isso, mostrando suas roupas íntimas. Mãe de dois filhos e recém-separada do marido, ela está a um fio de perder a guarda das crianças graças a seus excessos.

Vícios sem fim
A trajetória de polêmicas parece ser comum em astros que começam a fazer sucesso logo cedo. Alçado ao estrelato graças ao sucesso do filme ‘Esqueceram de Mim’, Macaulay Culkin esteve muito tempo no fundo do poço, envolvido com drogas e medicamentos de uso controlado, depois que a própria família tentou tomar o dinheiro que ele ganhou atuando. Chegou a ser preso por porte de entorpecentes e internado por diversos distúrbios psicológicos.Quem também já foi internado diversas vezes por uso abusivo de álcool e drogas é a modelo Kate Moss. Ano passado, um tablóide inglês publicou, na primeira página, uma foto dela cheirando cocaína. Depois disso, já protagonizou uma série de confusões ao lado do namorado, um famoso roqueiro americano.

A atriz Winona Ryder é um exemplo de celebridade que chegou ao fundo do poço. Durante toda a década de 90, ela era uma das principais estrelas de Hollywood, e chegou a receber duas indicações ao Oscar. Em 2001, no entanto, foi presa roubando roupas de grife em uma das lojas mais caras de Los Angeles, e também acusada de forjar receitas para antidepressivos. A pena, no entanto, foi convertida em liberdade assistida e serviço comunitário.

Sobreviventes
Já a cantora Whitney Houston enfrenta problemas especialmente dentro de casa. Viciada em bebida, drogas e remédios antidepressivos, ela teve um casamento polêmico e cheio de brigas com o cantor Bobby Brown, que costumava espancá-la por ciúmes. Depois de várias tentativas, ela conseguiu se separar dele e hoje tenta retomar a carreira de cantora e atriz.

Mas o maior representante das celebridades que não deixa nunca os tablóides e clínicas de lado talvez seja o roqueiro Keith Richards, guitarrista da banda Rolling Stones. Em quase 40 anos de carreira, ele experimentou praticamente todos os tipos de drogas – em uma entrevista recente, admitiu ter cheirado até as cinzas do próprio pai.

Ano passado, após uma noite de bebedeira, subiu em um coqueiro na ilha de Fiji, caiu e quase morreu após sofrer um traumatismo craniano. Fazendo um balanço da carreira e de suas insanidades, Richards fez um aviso aos outros roqueiros e artistas durante uma entrevista para a revista inglesa NME.
– Depois de tudo que já passei, sou um sobrevivente. Não sei como estou vivo, preciso valorizar isso – admitiu o guitarrista.
Talvez o aviso dele sirva de reflexão para todos os seus companheiros de tablóides.


Brasil também tem seus casos
O Brasil também tem diversos casos que exemplificam bem como a vida agitada das celebridades nem sempre é algo a ser invejado. O ator Marcelo Anthony, da Rede Globo, é outro brasileiro famoso cujo envolvimento com drogas se tornou público. Ele foi preso em abril de 2004, quando comprava 97 gramas de maconha em frente ao hotel onde estava hospedado, em Porto Alegre. Pela droga, Anthony teria dado um cheque de R$ 400 ao traficante. Pouco depois, a ação contra ele foi extinta ainda no Juizado de Pequenas Causas.
A atriz Vera Fischer também sofreu com inúmeros problemas relacionados ao consumo de drogas. Ela chegou a perder a guarda do filho mais novo.

Mais grave foi o caso do jornalista Antônio Pimenta Neves. Um dos principais editores do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ e com uma carreira brilhante na área. Ele matou a ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, em um haras na cidade paulista de Ibiúna, com dois tiros, em agosto de 2000. Pelo crime, ele foi condenado à prisão, mas ainda aguarda em liberdade o julgamento dos recursos.

domingo, 1 de julho de 2007

A febre Harry Potter


Adaptação de livros para o cinema não é coisa nova. Mas fazia tempo que não se via um casamento desse tipo obter tanto sucesso. Refiro-me aos filmes da série Harry Potter. A escocesa Joanne Kathleen Rowling, criadora do personagem, tornou-se milionária “da noite para o dia” com a série de sete livros de Harry Potter, lançados a partir de 1997. Na verdade, de acordo com a revista Time (23 de junho de 2003), Rowling é atualmente a mulher mais rica na Inglaterra. E o quarto volume da série – Harry Potter e o Cálice de Fogo – tornou-se o livro cuja edição foi mais rapidamente vendida em toda a História, com uma tiragem inicial de 3,8 milhões de cópias, segundo informou a revista Newsweek, de 30 junho de 2003. Sua obra já foi traduzida para 60 idiomas e circula em mais de 200 países. Quando se escreve as palavras “Harry Potter” num buscador como o Google, na Internet, surgem quase oito milhões de páginas.

Rowling diz desenvolver em seus livros uma simulação da batalha entre o bem e o mal, na qual Harry representa o “bem” e Voldemort, o príncipe das trevas, o “mal”. Mas a falsidade disso se vê logo de início, pois Harry recebe poderes do inimigo, quando o vence na luta em que os pais do garoto são mortos. Por causa dessa batalha, Harry carrega para sempre uma cicatriz na testa, outorgada pelo inimigo, que lhe dá poderes sobrenaturais.

A história se desenvolve numa escola de internato da Inglaterra, onde as disciplinas História da Magia, Defesa das Trevas, Trato de Criaturas, Poções, com professores especializados nessas áreas, preparam os alunos para serem profissionais na bruxaria e feitiçaria. As crianças, além de viverem em dormitórios protegidos por fantasmas, têm, cada uma, o seu “familiar”, animal pequeno com poderes sobrenaturais, usados para soluções em situações difíceis.

Harry Potter tem sua companheira, a coruja Edwirges. Roni, seu rato, já se transformou em uma pessoa, num momento de apuro. De acordo com a demonologia medieval, “familiar” era um demônio inferior que assumia a forma de um animal.

“Os livros de Rowling [e os filmes baseados neles], no mínimo, anularão os sentimentos das crianças pelos perigos do ocultismo, o que pode gerar uma simpatia geral por um conjunto de crenças espiritualmente prejudiciais”, afirma Richard Abanes, em Harry Potter, o Perigo Oculto do Menino-Bruxo.

A influência e poder de penetração tanto dos livros quanto dos filmes do menino-bruxo podem ser percebidos através da reação das crianças. Note estas duas declarações:

“Os livros de Harry Potter são incríveis. Quando crescer, vou aprender necromancia e invocar os maiores demônios da Terra.” – Houston Winters, de 11 anos.

“Os livros de Harry Potter são o máximo porque me ensinam sobre magia e como você pode usar isso para controlar as pessoas e vingar-se de seus inimigos. Quero aprender a ‘praga dos cruciatos’ para fazer sofrer a professora de ciências, por ter me dado uma nota baixa.” – Craig Nowell, 10 anos.

Em seu livro Pokémon & Harry Potter (sem tradução para o português), Phil Arms diz que “tragicamente, hoje em dia, a vasta maioria dos programas de televisão para crianças, imagens de vídeo, jogos, filmes e desenhos animados, estão inundados com o simbolismo ocultista e filosofias humanistas da Nova Era. Disfarçado em entretenimentos inocentes, o inimigo da verdade tem escondido sua mensagem de maneira brilhante num envoltório aparentemente inofensivo de jogos superdivertidos e histórias que atraem nossas crianças como a luz atrai a mariposa”.

Para o autor do livro Hidden Dangers in Harry Potter (sem tradução para o português), Steve Wohlberg, um dos grandes problemas da série é que nela existe um “contraste definido entre feiticeiros amigáveis, interessantes e inteligentes, que têm acesso a poderes sobrenaturais... e rabujentos, chatos e pouco inteligentes ‘membros da comunidade não-mágica’, aos quais todos os feiticeiros se referem como Muggles [algo como ‘trouxas’]. A idéia que está sendo comunicada às crianças é a seguinte: ser um feiticeiro como Albus Dumbledore ou Harry Potter é divertido, legal e excitante, enquanto fazer parte do ‘mundo escuro dos trouxas’ e ver através ‘dos olhos dos trouxas’ é extremamente tedioso”.

Estariam as crianças sendo confundidas por essa mistura de ficção com realidade? A própria Rowling responde a isso na edição de 1º de julho da revista Newsweek: “Tenho recebido cartas de crianças que escrevem ao Professor Dumbledore... implorando para serem aceitas na escola Hogwarts, e algumas delas estão realmente desapontadas. Porque querem muito que seja verdade, elas têm se convencido de que é verdade.”

Wohlberg acredita que as crianças não estão apenas sendo confundidas por Harry Potter. Elas estão lendo livros e assistindo a filmes que invertem valores, exaltando bruxas e considerando todos os não-feiticeiros (muggles) estúpidos.

Numa entrevista concedida ao programa de rádio The Diane Rehm Show (20 de outubro de 1999), Rowling admitiu que um terço do material [de Harry Potter] é baseado em ocultismo. “Cálice de Fogo retrata a prática ocultista da comunicação com os mortos”, diz Wohlberg. “Apesar de inserida em meio à fantasia, a mensagem sutil para as crianças é: quando você está em apuros, as almas dos seus entes queridos podem ajudá-lo. E essa idéia não é tão inacreditável hoje em dia, especialmente quando crianças assistem séries populares de TV, como Crossing Over with John Edwards, que regularmente apresenta o Sr. Edwards conversando com espíritos do ‘outro lado’.”

Em Deuteronômio 18:9, Deus adverte seriamente Seu povo a não aprender sobre as perigosas práticas ocultistas, mas é exatamente isso o que está acontecendo atualmente em todo o planeta, por meio dos livros de J. K. Rowling e dos filmes baseados em sua obra. Crianças estão aprendendo sobre os mistérios do mundo do ocultismo, com uma leitura envolvente, divertida e que tem sido, inclusive, utilizada como ferramenta pedagógica em escolas de vários países. Por certo, o verdadeiro “Sr. Voldemort” deve estar muito contente com tudo isso.

Agora leia com atenção este texto de Ellen White: “E o que dizer dos livros de magia? O que você tem lido ultimamente? Como tem empregado seu tempo? Tem procurado estudar as Sagradas Escrituras para que possa ouvir a voz de Deus falando através de Sal Palavra? O mundo está cheio de livros que espalham as sementes da incredulidade, infidelidade e ateísmo. Em maior ou menor grau, você pode estar aprendendo as lições desses livros de magia. Afastam Deus da mente e separam a pessoa do verdadeiro Pastor." – Só Para Jovens, pág. 14, edição atualizada.

“Afastam Deus da mente e separam a pessoa do verdadeiro Pastor.” Nada poderia servir mais adequadamente aos propósitos do inimigo que age nos bastidores, por meio de livros e filmes aparentemente inocentes.

(Extraído do livro Nos Bastidores da Mídia, de Michelson Borges)

Conferência reúne especialistas em bruxaria


Mais de 60 especialistas em feitiçaria de várias partes do mundo estão se concentrando em uma pequena cidade no Ártico, no norte da Noruega. Durante três dias, debates e palestras serão realizados em Vardo, além da exibição de filmes sobre feitiçaria antiga e moderna. A Conferência Internacional de Feitiçaria Sol da Meia-Noite é organizada por universidades da Escandinávia e dos Estados Unidos. Os organizadores dizem que perseguição é uma coisa do passado na Europa, mas, em partes da África e da Ásia, homens, mulheres e crianças ainda são acusados de praticar feitiçaria.

Como no passado, especialistas dizem que as vítimas são, com freqüência, isoladas por sua comunidade e transformadas em bodes-expiatórios em casos de surtos de doenças, mau tempo e outras ocorrências negativas.

Durante a caça às bruxas na cidade norueguesa de Vardo, no século 17, 80 mulheres foram executadas em fogueiras. Relatos da época indicaram que essas mulheres eram acusadas de se encontrar com o demônio em uma montanha da região, chamada de "montanha das bruxas". Durante os séculos 16 e 17, estima-se que até 50 mil pessoas tenham sido executadas por suspeita de bruxaria em toda a Europa.

Além desses assuntos, a conferência norueguesa também vai discutir o xamanismo: prática que se concentra na comunicação com o mundo espiritual, principalmente por meio de espíritos animais. Alguns especialistas afirmam que o xamanismo antecede todas as outras religiões organizadas.

Mas, além de estudiosos e fiéis que participam da conferência, a bruxaria ganhou um novo grupo de entusiastas, mais jovens, depois da publicação da série de livros de Harry Potter, da escritora JK Rowling, além dos filmes baseados na obra. [Grifo meu, para provar que a mídia tem, sim, grande influência sobre a mente, a crença e o comportamento das pessoas.]

(BBC Brasil)

De volta ao passado


O papa Bento XVI autorizará nos próximos dias a celebração de missas em latim, numa concessão aos tradicionalistas que desperta preocupações em alguns setores, por retomar partes de uma velha liturgia que os judeus consideram anti-semita.

A liturgia latina foi abandonada na década de 1960 pelo Concílio Vaticano Segundo, que adotou as línguas locais numa tentativa de tornar o culto mais acessível. Após meses de especulações sobre a retomada da chamada missa tridentina, o Vaticano disse na quinta-feira que o papa encontrou clérigos de primeiro escalão na véspera para discutir "o conteúdo e o espírito" de um documento pontifício sobre o tema.

"A publicação deste documento, a ser acompanhada por uma carta pessoal completa do Santo Padre aos bispos em particular, é prevista para os próximos dias," disse nota do Vaticano. O diário católico francês La Croix disse que esse documento - chamado "Motu Propio" e redigido em latim, ainda a língua oficial do Vaticano - deve autorizar a volta do rito tridentino.

Atualmente, os tradicionalistas só podem celebrar missa em latim com autorização prévia de um bispo, e tal liturgia se tornou raríssima. O La Croix disse que a decisão do papa foi recebida com reservas na França, nos Estados Unidos e em outros lugares onde alguns bispos temem que sua autoridade seja abalada caso padres decidam por conta própria oficiar missas em latim.

Patrizia Parker, que assistia a um rito em latim na igreja de San Gregorio dei Muratori, em Roma, disse achar a liturgia antiga mais profunda. "Ela me dá uma sensação mais sagrada e me permite entrar no mistério da missa. Não é por causa das suas raízes históricas, e sim por um sentimento profundo dentro do meu coração."

Mas há preocupação de que a missa em latim desfaça os avanços das reformas de 1960, que conseguiram melhorar as relações entre católicos e judeus. O Concílio Vaticano buscou eliminar, por exemplo, preconceitos que atribuíam aos judeus a culpa pela morte de Jesus ao dar destaque às raízes judaicas do Cristianismo e afirmando que Deus ama também os outros credos.

Fontes eclesiásticas negam que a volta da velha liturgia atente contra as reformas, embora não esteja claro se as orações em questão, usadas principalmente nos ritos da Sexta-Feira Santa, seriam mantidas ou alteradas.

Em 2006, o Papa já havia provocado uma tensão inter-religiosa ao fazer um discurso na Alemanha em que citava um imperador medieval sugerindo um caráter violento do Islã.

(Terra)

Nota: Essa tendência de "volta ao passado" vai prosseguir. Quem viver verá.