quinta-feira, 15 de abril de 2010

Saga Crepúsculo entra para lista de livros proibidos


A saga Crepúsculo acaba de entrar em um novo ranking que não é o dos mais vendidos. Agora, o best-seller da escritora [mórmon] Stephanie Meyer faz parte de uma espécie de "lista de livros proibidos" divulgada nesta quarta-feira pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês). O motivo? Histórias sobrenaturais e de conteúdo sexual - alega a entidade. Crepúsculo ficou em 5º lugar na lista de "livros desafiadores" deste ano. De acordo com a ALA, o critério para inclusão no ranking é que a obra tenha sido alvo de reclamações formais e escritas de alguma biblioteca ou escola pedindo que o material fosse removido por causa de conteúdo ou "decência".

"Histórias de vampiros têm sido alvo por anos e os livros de Crepúsculo são tão populares que muitas das preocupações que as pessoas já tiveram sobre vampiros se voltam para os livros", disse a diretora da associação Office for Intellectual Freedom, Barbara Jones, segundo informações da agência Associated Press.

Ao entrar para o ranking, Crepúsculo se equipara a clássicos como O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Sallinger. Apesar de escrito em 1951, o livro ainda consta na lista, devido sobretudo a linguagem e ao tal conteúdo sexual.

Um título, no entanto, fez falta no "Índex americano". Harry Potter, que por anos tem sido criticado por trazer histórias de bruxaria, não aparece mais entre os dez livros mais "desafiadores". Mais uma evidência de que o posto de autora teen da vez já não é mais de J.K. Rowling.

Veja

Nota: Se esses livros (de Rowling e Meyer) têm sido considerados nocivos por associações preocupadas com a linguagem e o conteúdo das obras, como deveriam ser considerados por cristãos preocupados com a vida eterna e que sabem que seu tempo é precioso para ser desperdiçado com conteúdos duvidosos e fúteis?

Nenhum comentário: