terça-feira, 10 de abril de 2007

Guarda do domingo é urgência no Vaticano


Bento XVI tem urgência em santificar o domingo. Segundo a Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze, vai promover encontros anuais. O objetivo em 2007 é colocar diante do povo a observância do “dia do Senhor” onde a santa missa vai ocupar lugar principal no dia de guarda.

Em nota publicada pela RV, Arinze falou da mudança negativa que a igreja está sofrendo e de como os fieis estão guardando o domingo. “Muitas pessoas, então, vêem o domingo ligado ao sábado como tempo para todas as coisas que não fazem durante a semana: dormir um pouco mais, ir ao estádio de futebol, passear pela montanha, nadar, ir ao supermercado, visitar amigos e ter um almoço que dura três horas. Todas essas coisas são boas, mas não são o coração do domingo”, afirma. O cardeal disse também que Deus é o centro do domingo e que a igreja precisa considerar o domingo como dia do Senhor.

Além desse comentário feito pelo cardeal, o Papa lembrou, em carta para Arinze, que a lei de guardar o domingo está na Constituição Sacrosanctum Concilium, que diz: "A Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia que bem se denomina 'dia do Senhor', ou 'Domingo'."

Nenhum comentário: