terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Santuário um tema sério


A mensagem do santuário infelizmente tem sido esquecida, negligenciada e despercebida por muitos. Durante os anos de pesquisa temos visto pessoas fazendo todo tipo de perguntas, como por exemplo: que proveito poderá ter, o cristão do século 21, estudar as cerimônias ritualísticas praticadas pelos israelitas em um passado tão remoto? Como esse tipo de assunto pode enriquecer a vida espiritual?


Um curso sobre santuário é um curso que deve ensinar você a buscar uma experiência pessoal com Cristo, entrando pela fé em Seu santuário. Um dia, muito breve, poderemos entrar fisicamente em Seu santuário. Não somente o centro é importante, mas também como começa e termina. Quando vamos a uma montanha há dois locais onde sempre tiramos fotos: no cume, mostrando a maravilha que podemos enxergar; e na base, mostrando o tamanho do desafio que superamos. Assim será com o santuário, iremos da base ao topo do seu conteúdo, para termos uma bela e maravilhosa compreensão.


Devemos entender que a vida religiosa do povo de Israel girava em torno do santuário, referências ao sistema ritual permeiam todas as Escrituras. Nós encontramos esse assunto não só no Pentateuco, mas em vários lugares da bíblia inclusive, também no Novo Testamento. Inclusive várias passagens da Bíblia só podem ser totalmente compreendidas a menos que tenhamos algum conhecimento do santuário e suas cerimônias tipológicas. É interessante notar que incidentes como o julgamento do mestre, quando, Caifás que era sumo-sacerdote (Mt 26:63-65), rasga as vestes ao Jesus afirmar ser o Messias, a atitude do sumo-sacerdote era expressamente proibida, até sob pena de morte (Lv 21:10 e 10:6). Dessa forma o verdadeiro condenado ali seria o próprio Caifás e não Jesus de Nazaré, pois ele quebrara leis do seu próprio sacerdócio. Acontecimentos como esse nos são mais claros pelo fato de compreendermos melhor o tema do santuário.


O estudo do santuário é uma descoberta tridimensional do evangelho, seu estudo pode significar um maior entendimento de verdades eternas, especialmente, da obra que Cristo realizou e está realizando em nosso favor.


As profecias de Daniel e Apocalipse estão cheias de símbolos relacionados ao Santuário, logo se pretendemos entendê-las devemos entender o Santuário.


Quanto da Bíblia fala do santuário? Qual dos dois tem mais na Bíblia: Sábado ou santuário? Para nós, ASD, tanto o sábado como o santuário são importantes. Quando vamos até o Pentateuco encontramos 45 capítulos sobre o santuário. Nos profetas, encontramos mais 45 e nos Salmos encontramos 150 versos específicos sobre o santuário. No NT encontramos muito também, pois em João encontramos Jesus cumprindo as festividades. No Apocalipse, encontramos sete partes sendo que cada uma inicia com algo do santuário. Nos escritos de Paulo e Pedro, encontramos o santuário. Jesus é o cordeiro, o sacerdote, a oferta, o propiciatório, a bacia da purificação, etc... Jesus é a concretização de todo o santuário. Portanto, é seguro dizer que na Bíblia temos mais sobre o santuário do que de qualquer outra coisa.


Independente da bandeira religiosa que se professe, este tema é válido para todos os cristãos. Mas para os Adventistas do Sétimo Dia existe um motivo especial para a pesquisa deste assunto. É que todo o seu conteúdo é base em forma de doutrina. Assim como a coluna vertebral está em importância para nosso corpo, o tema do santuário tem o seu valor para a IASD.


Pode alguém viver toda sua vida sem realizar nenhum tipo de exercícios físicos como: natação, volei etc? Claro que sim, então qual seria a vantagem de tentar persuadi-lo a praticar esportes? Ora, é que praticando esportes ele terá uma vida mais saudável. Assim, estudando bem e compreendendo bem este tema, nós podemos conhecer melhor as lições espirituais, poderemos tornar-nos mais "saudáveis" espiritualmente falando, justamente pelo fato de entender mais profundamente o que Deus foi capaz de realizar por cada um de nós e os aspectos da vida e obra de Jesus Cristo.


Estudando o assunto do santuário nós teremos uma fé mais inteligente, mais madura e concreta.


É através do tema do santuário que podemos encontrar os assuntos como: Justificação, santificação, glorificação, companheirismo, oração, responsabilidade, dedicação, perdão, amor, justiça, misericórdia, graça, juízo, a volta de Jesus, os mil anos o fim do pecado, além de identificarmos personagens como cada um de nós, Jesus, Deus, o Espírito Santo e os anjos, além de muitas outras coisas.


O santuário é o centro da informação do plano da redenção. O plano de Deus para salvar o pecador está centralizado no santuário. Isso pode ser comprovado na bíblia. Este ensino não está relacionado apenas com ritos ou símbolos, mas tem que ver com a salvação de todos os homens, em todo o tempo.


A doutrina do santuário mostra-nos que Deus realiza uma obra especial, com efeitos ou conseqüências eternas, descreve uma ação da parte de Deus que pode definir para sempre a salvação ou perdição dos homens.


Chamamos a atenção do mundo cristão a um ensinamento, que percorre do Gênesis ao Apocalipse, através dos séculos, uma doutrina bíblica.


Pesquise sem pré-conceitos e permita que o Espírito Santo o convença de todas as coisas, não se conforme com o conhecimento já adquirido, não ache que não precisa aprender mais. Não considere que, já se sentindo um "sincero" não precise mais buscar na bíblia algumas respostas, mesmo porque, vários textos bíblicos mostram que podemos estar sinceramente errados, então pesquise.


A certeza bíblica é uma certeza em Cristo e nunca em nós. Que Jesus seja o seu sumo-sacerdote, lembre-se: O Santuário é um drama, o drama da salvação.

Nenhum comentário: