terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"Sunday Morning"


A Rede de notícias americana CBS está comemorando os 30 anos do informativo "Sunday Morning" e dedicou uma parte de seu site de notícias para esta questão. Uma das matéria trata especificamente do significado do domingo na vida do americano, desde a religião até os esportes e, analisa um pouco da história que envolve esta controvertida questão, para alguns menos discutida apenas que a escravidão naquele país, segundo a matéria.

A matéria é extensa, mas destaco sua finalização:

Judith Shulevitz em seu livro "The Sabbath World" (O mundo sabático) argumenta que os domingos devem ser mantidos livres. Em um mundo que funciona 24 horas, sete dias por semana, ela clama pelo retorno das leis que determinavam o fechamento do comércio um dia por semana.

"Se todos tiverem que parar de trabalhar, então eles terão algo como atenção para a família, para eles mesmos e para a comunidade", argumenta.

"Nesta campanha, por onde você começaria?" lhe foi perguntado.

"Eu não pretendo possuir as respostas em termos de legislação. Eu apenas começo tentando demonstrar os benefícios e dizendo 'Vamos nos lembrar do Sabbath (descanso). Vamos nos lembrar o que ele fez por nós no passado. E vamos pensar o que ele pode fazer por nós no futuro'" Shulevitz explica.

"Ele está rapidamente se tornando como os outros dias, por conta do comércio aos domingos" diz outro defensor do descanso nestes dias, Stephen Miller citado na matéria. "Nós estamos perdendo um dia de descanso. Estamos algo como "ligados" todo o tempo agora. Qual o efeito disso em nossa psiquê? Então eu penso que estamos perdendo algo."

O que nos leva de volta aos puritanos de 1630: suas convicções podem agora parecer extremas, mas e se elas estavam firmadas realmente sobre algo [importante]?

(Tradução livre)

Fonte - CBS

Nota: Enfim, com uma das maiores cadeias de notícias dos EUA trazendo à baila um discussão como esta, não é de se surpreender que o rumo da opinião pública americana possa ser colacada rapidamente em condição de enfrentar o tema de forma mais ampla, faltando apenas um fato gerador, que pode ser o trabalho, o aquecimento global, a crise econômica, ou algum outro grande tema que tem amedrontado ou venha a amedrontar a humanidade sobre sua subsistência futura. Os gurus destes temas não perdem tempo para alardear soluções, dentre elas a preferida de BXVI, o próprio domingo.

Nenhum comentário: