sábado, 24 de outubro de 2009

Série Especial - "Entrevista Michelson Borges


Michelson Borges, Jornalista (formado pela UFSC) e editor da Casa Publicadora Brasileira. É autor dos livros Nos Bastidores da Mídia, Por Que Creio, A História da Vida, entre outros. Mestrando em Teologia pelo Unasp, mantém o blog http://www.criacionismo.com.br/. Ele concedeu esta entrevista ao blog Advius, onde fala sobre diversos temas atuais.

ADVIUS - Michelson,estamos vivendo numa época onde o que as pessoas acreditam tudo é relativo dependendo da situação, Deus é relativo, religião é relativo, amor é relativo. O que leva as pessoas agirem assim na sua opinião?

MICHELSON - É a influência do pós-modernismo, em que cada um tem sua verdade. É o predomínio da emoção sobre a razão. Se você se sente bem com sua religião, sua verdade, tudo bem. É isso o que importa. Essa mentalidade está em contraposição às palavras de Jesus. Segundo Ele, a verdade absoluta existe, e é Ele mesmo. Se a verdade é uma pessoa, ela é não apenas concreta, mas exige relacionamento. Detalhe: dizer que não existem verdades absolutas é uma afirmação autocontraditória. E essa verdade (de que não existem verdades absolutas) é absoluta?

ADVIUS - Ultimamente temos ouvido falar muito na Teoria da Evolução em contraponto ao Criacionismo. Até alguns teólogos começaram a defender o evolucionismo em sua forma, porque tantos adeptos numa teoria que até pouco tempo era tida como profana?

MICHELSON - Essa maior evidência do darwinismo, especialmente neste ano, se deve ao aniversário de 200 anos de nascimento de Charles Darwin. É uma teoria bastante conveniente para os adeptos do naturalismo filosófico, uma vez que exclui Deus do processo. O fato de alguns teólogos liberais estarem abraçando o darwinismo revela o desejo de evitar o debate e buscar a conciliação. Mas Bíblia e ultradarwinismo são totalmente incompatíveis.

ADVIUS - Darwin estava certo de alguma forma na sua Teoria?

MICHELSON - Ele tinha razão em afirmar que a seleção natural é responsável pela biodiversidade ou microevolução. Com isso os criacionistas também concordam. Mas não concordam com a ideia da macroevolução, segundo a qual todos os organismos descenderam de um único ancestral comum.

ADVIUS - Podemos acreditar que houve uma força inteligente formando o universo e tudo que existe?

MICHELSON - Basta pensar no ajuste fino das leis sem as quais a própria realidade não existiria. Além disso, a complexidade integrada da vida aponta claramente para o Criador. Uma ameba, por exemplo, tem em seu núcleo informação equivalente a todos os volumes da Enciclopédia Britânica. E todo mundo sabe que informação complexa especificada não surge, pura e simplesmente.

ADVIUS - Com os recentes achados arqueológicos podemos confiar plenamente na Bíblia, de forma literal? Onde o mundo fora criado em seis dias?

MICHELSON - De 1798 para cá (ano da descoberta da Pedra de Roseta), muitos achados arqueológicos têm confirmado o pano de fundo histórico das Escrituras, inclusive os relatos de Gênesis. Basta dar uma olhada na seção Arqueologia Bíblica, em meu blog www.criacionismo.com.br. Não há razão para duvidar da confiabilidade da Bíblia, a menos que o preconceito fale mais alto.

ADVIUS - A mídia tem poder para manipular as mentes humanas? O que podemos fazer para nos prevenir destes ataques sutis?
MICHELSON - Sem dúvida, a mídia tem esse poder. Basta constatar como ela pode influenciar tendências eleitorais e o estilo de vida das pessoas. É preciso desenvolver visão crítica, lendo bons livros, a fim de escapar dessa influência.

ADVIUS - Como podemos fortalecer nossa fé nesses tempos de enganos?

MICHELSON - Fazendo da Bíblia nosso livro de cabeceira e da oração nossa necessidade vital. Não importa o quão cheios sejam nossos dias, precisamos reservar tempo para a devoção pessoal, do contrário, seremos derrotados.

Nenhum comentário: