terça-feira, 13 de outubro de 2009

Série Especial - "Entrevista Hilton Robson" II Parte


Dando continuidade na entrevista que tivemos com exclusividade com Hilton Robson, ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.

ADVIUS - Como você conheceu a IASD? E o que determinou você mudar de denominação?

HILTON - Um dia pela manhã eu estava dirigindo uma reunião na Igreja do João Paulo e entrou um homem que se identificou como adventista do sétimo dia e me chamou de muitos nomes horríveis. Lembro-me que havia quase duzentas pessoas presentes. Eu não respondi nada para ele, apenas solicitei que os obreiros o retirassem da igreja. Mas ele ficou esperando os membros saírem e entregou a eles alguns folhetos falando sobre o sábado.

Eu não entendia nada sobre estes assuntos então resolvi estudá-los para poder refutá-los. Fui então à procura de pastores mais experientes, mas infelizmente eles não puderam me dizer muita coisa. Resolvi estudar por mim mesmo e peguei alguns materiais de diversos escritores evangélicos e preparei uma refutação para auxiliar os membros da igreja que me procurassem. Tornei-me um grande opositor da Igreja Adventista. Conhecia todos os versos e textos bíblicos para combatê-los.

Depois de um ano sendo pastor e com grande perspectiva de crescer no ministério, eu desisti, simplesmente desisti, não sei dizer o que me levou a tomar essa decisão. Apenas desisti de tudo. Peguei minhas malas, preparei os obreiros da igreja e fui embora para minha terra natal, a cidade de Anajatuba-MA.

Após uma semana o pastor regional conseguiu, através de um telegrama, entrar em contato comigo solicitando que justificasse minha saída. Eu não dei resposta. Não sei como, mas ele conseguiu o número do telefone onde poderia me achar e ligou para mim, dizendo que achava incrível a minha decisão, já que não havia tocado nas ofertas, pois havia deixado tudo com os obreiros depois de prestar contas com eles para os mesmos o repassarem (pois muitos pastores haviam feito o que eu fiz, mas levaram junto com eles as ofertas). Ele queria apenas saber o motivo. Como não pude dar um motivo para ele, pois eu mesmo não tinha, ele me enviou um convite do pastor líder no Maranhão para assumir a maior igreja da cidade de Imperatriz-MA, que é a segunda maior cidade do estado, ofereceu aumento de salário e um monte de vantagens, eu simplesmente recusei, na época não sabia o que estava acontecendo comigo, mas hoje sei que Deus tinha um plano em tudo em minha vida.

Comecei a freqüentar a Igreja Assembléia de Deus na cidade de Anajatuba, mas as formas dos cultos não me agradaram, então comecei a beber, ir a festas e assumir o mundo e suas concupiscências. Passei pouco mais de um ano nessa vida.

Um amigo de infância que faço questão de citar o nome (José Pereira Filho) me convidou para assistir uma conferência na Igreja Adventista a qual ele fazia parte, eu prometi a ele que iria, e fui. Quando cheguei à igreja e vi a maneira dos cultos fiquei incomodado pela frieza das pessoas. Cantavam sem graça, não havia danças, as músicas eram um pouco sem graça para mim, não havia o "fogo" como eu era acostumado na IURD. A pregação feita pelo evangelista não me convenceu. "Refutei" tudo que ele havia ensinado, até levei duas amigas que estavam no culto a desacreditar da mensagem. Fiquei depois mantendo contato com alguns jovens da igreja adventista.

As duas amigas minhas que eu havia feito desacreditar da mensagem pregada pelo evangelista resolveram se batizar e eu encontrei-me com elas, e fiz de tudo para que desistissem, apresentando textos que, segundo minha visão, "refutavam" as mensagens que elas haviam ouvido. Isso pesou em minha consciência. Deus me deu uma lição nesse dia, então voltei onde elas estavam e aconselhei que se batizassem, mas eu jamais iria tomar essa decisão, disse. As duas, então, se batizaram.

Através da amizade que mantive com os jovens adventistas, ganhei um livro chamado "O Grande Conflito". Quando falo sobre isso meus olhos derramam lágrimas, pois como pude ser tão cego! Comecei a ler por curiosidade e a cada página que eu lia meus olhos eram abertos. Interessei-me tanto por este livro que dentro de poucos dias o terminei. Deus foi tão maravilhoso que consegui através deste livro entender já na primeira vez que li, todo o livro de Daniel. Fiquei maravilhado com a profecia das "2.300 tardes e manhãs".

Restava agora eu saber quem era o autor do livro. Procurei os jovens que haviam me dado o livro, e perguntei-lhes sobre Ellen White, mas não puderam me explicar muita coisa. As informações que eu tinha sobre ela apenas da Igreja Universal puderam ser esclarecidas quando li o livro "Vida e Ensinos" que foi me dado pelo ancião da Igreja, o irmão Durcival Ferreira Sampaio.

Agora restavam para esclarecer os textos que usava para combater os adventistas. Fui ao SELS (loja que vende os produtos da Casa Publicadora Brasileira) na Missão Maranhense para conseguir um livro que pudesse esclarecer as dúvidas que ainda restavam. Encontrei um livro chamado "Consultoria Doutrinária", que foi o suficiente. Só meu Senhor Jesus Cristo sabe o quanto eu sou grato a Ele por tudo que realizou na minha. Sou apenas um humilde servo. Não sou nada, nada, nada, nada sem este Deus maravilhoso! Tudo que tenho. Tudo que sou. Entreguei a este Mestre Maravilhoso. Sinto-O agir em minha vida. Quando dou algum passo errado sinto meu coração arder. Sei que Cristo está nesta Igreja (IASD). Sei que ele a tem em suas mãos. Tenho absoluta certeza disto.

ADVIUS - Estamos vendo na mídia que a IURD está sendo duramente atacada por alguns meios de comunicação. Como você vê esses ataques? Acredita que possa ser verdade?

HILTON - Acredito que os dirigentes da Igreja Universal têm muitas explicações para dar, principalmente aos membros. Eles enganaram os membros na compra da Record, afirmando que seria usada para pregar o evangelho e falar sobre princípios familiares, e isto nunca aconteceu.

Eles também devem explicações para a justiça, pois a arrecadação da IURD é muita alta. Onde fica este dinheiro? Como eles utilizam? Não será enriquecimento ilícito?

Para você ter uma ideia dos valores arrecadados semanalmente faça as contas:

No meu último domingo na Universal, no primeiro culto havia presente cerca de 500 pessoas e foi arrecado, apenas neste culto, cerca de R$ 10.000,00, isso foi em 1994, o real (moeda) havia entrado em circulação. Faça as correções monetárias, depois multiplique por quatro, que é o total de cultos realizados por dia, depois multiplique pelo total de igrejas, e não se esqueça de calcular a proporção de membros para a quantidade de ofertas. E também não se esqueça de ver o poder aquisitivo de cada estado, esse valor é referente ao estado do Maranhão.

Depois de feita as contas você obterá a média de quanto a Universal arrecada em um dia, e terá certeza de que a justiça tem o dever de investigar o bispo Edir Macedo, e também terá plena convicção que as acusações não são infundadas.

ADVIUS - Qual foi a experiência mais marcante que você teve na IASD e na IURD?

HILTON - Na Universal a experiência mais marcante foi a relatada acima, sobre o menino que andou depois de 5 anos. Mas expliquei acima sobre a realização de milagres, pois quando aconteceu não tinha essa visão que hoje tenho. Em meu blog tem dois arquivos sobre este tema, um com título Você Acredita em Deus? Então Você acredita em Milagres? E o outro chamado: Milagres Não Provam Nada.

Na Igreja Adventista a minha experiência mais marcante foi quanto li o livro O Grande Conflito. Foi um encontro com a Verdade, Deus abriu a minha mente e o meu coração. Chorei como criança e cair aos pés de Cristo e de Sua Verdade.

ADVIUS - Para finalizar que mensagem você tem aqueles que ainda não se decidiram aceitar a Jesus?

HILTON - Sim. Quando cheguei à Igreja Adventista sentir-me um peixe fora da água. Não era o ambiente que estava acostumado a frequentar, não havia danças, não havia barulho, não havia nada que pudesse me chamar atenção. Mas havia algo que nunca havia presenciado - "Paz". Pude perceber que os adventistas não eram como muitos evangélicos fazem acreditar. Pude encontrar verdadeiros amigos. Pude também perceber uma imensa vontade de fazer o certo, de buscar a Verdade. Algo que eu nunca havia me preocupado.

Pude ver que eles não buscavam a salvação pelas obras da lei, como muitos dizem e como eu mesmo ensinava. Eles buscavam a salvação pela Graça obtida pela cruz do Calvário, onde Cristo havia doado sua vida por cada um de nós. Isso me deixou maravilhado. Pude ver em suas pregações um amor profundo por Cristo e desejo pela sua volta. Percebi que eles pregavam sobre o Espírito Santo, ensinavam sobre Ele. Algo que eu me surpreendi, pois havia sido ensinado que eles nem sequer acreditavam no Espírito Santo.

Pude perceber também que o sábado não era como os fariseus ensinavam, mas sim como o próprio Cristo ensinou. Aprendi que o próprio Cristo, Paulo e muitos outros haviam guardado o sábado (Lc 4:16, 23:54-56; At 16:13, 17:2, 18:1-4). Percebi que as passagens utilizadas por mim para combatê-los não tinham sentido quando lia o contexto da história.

Entendi que Ellen White não era como muitos dizem. Percebi em seus escritos um profundo amor por Cristo e respeito pela Sua Palavra. Pude entender através de seus escritos o tamanho e imensidão do Amor de Cristo ao ponto de se importar com homem como eu, sujo, imundo, um miserável pecador. Tive convicção que realmente algo Superior a havia inspirado. Entendi a verdadeira condição do homem na morte. A idéia de um inferno queimando eternamente me assustava. Percebi o Amor de Deus até mesmo na purificação do planeta e na criação de Novo Céu e uma Nova Terra nos quais habita a justiça. (2Pe 3:13).

Entendi que a restrição de alimentos era para termos saúde. Que o nosso Criador havia ensinado princípios saudáveis para Seu povo porque ele sabia, como Criador, o que era melhor para nós. Eu poderia continuar escrevendo por horas para descrever tudo aquilo que aprendi, porém, amigo, gostaria de apenas lhe fazer um apelo: Não nos julgue pelo que os outros dizem sobre nós adventistas. Venha nos conhecer. Conhecer o que ensinamos. Você ficará maravilhado, como eu fiquei.

Esta entrevista foi um testemunho de um homem que um dia queria fazer a vontade de Deus, mas não a conhecia completamente. Existem milhares de pessoas sinceras e diversos lugares, que possamos com coisas simples levar a elas o Evangelho da Salvação!

Nenhum comentário: