quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Série Especial - "Entrevista Milton Afonso"


O Dr. Milton Soldam Afonso é um advogado da Igreja Adventista do Sétimo Dia e um empresário totalmente comprometido com o avanço da missão da igreja no mundo. Ele e sua família possuem mais de 20 companhias no Brasil, sendo a mais importante delas a Golden Cross, considerada como a maior companhia de seguro de saúde na América Latina e a quarta maior do mundo.

Ele também é proprietário de uma universidade moderna na cidade de São Paulo, com 14 faculdades incluindo odontologia e medicina.A Golden Cross emprega 70.000 pessoas e provê assistência a mais de dois milhões de associados.

Em meio a seus negócios e viagens, o Dr. Milton Afonso gentilmente consentiu em responder a uma entrevista exclusiva para Diálogo.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Por favor, conte-nos sobre as suas raízes.

Milton Afonso - Nasci na cidade de Nova Lima, próxima a Belo Horizonte, na região sudoeste do Brasil. Nosso lar era extremamente pobre. Cresci em um casebre, úmido e infecto, nos fundos de um lenheiro. Do ponto de vista humano, eu não tinha nenhum futuro e muito pouca esperança durante meus anos de infância. Contudo, recentemente completei 73 anos, graças à extraordinária bondade de Deus para comigo.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - O senhor nasceu em um lar adventista?

Milton Afonso - Não. Minha mãe era espírita e meu pai se dizia católico, mas nunca ia à igreja.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Como o senhor conheceu a Igreja Adventista?

Milton Afonso - Da forma mais providencial! Meu pai costumava gastar o pouco dinheiro que ganhava em jogos, bebidas e cigarros. Todos os sábados pela manhã comprava um bilhete da loteria, na esperança de ficar rico. Certo sábado, o homem que vendia bilhetes em nossa vizinhança ofereceu um bilhete a um membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia que se dirigia à igreja. Sua resposta foi: "Não gasto dinheiro com essas coisas, mas aqui está um convite para o senhor assistir a uma série de palestras religiosas." O vendedor de bilhetes deu o convite a meu pai. Minha mãe viu o convite e certa noite levou-me para a reunião evangelística realizada em uma sala de conferências.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Onde o senhor iniciou seus estudos académicos?

Milton Afonso - Após unir-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia, minha mãe entendeu que a única forma de me ajudar a superar as influências negativas que me cercavam e fazer algo útil de minha vida era enviar-me a um internato adventista. Ela trabalhou duro para pagar meus estudos. Contudo, não muito tempo depois ela já não conseguia pagar as despesas do colégio e a administração da escola me chamou e disse que se não pagasse o montante devido seria suspenso das aulas e não poderia fazer os exames finais. Desesperado, aos 14 anos de idade, decidi sair com os colportores estudantes.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Como foi sua experiência como um jovem vendedor de literatura adventista?

Milton Afonso - Quando era criança havia vendido doces e bolos nas ruas. Isso deu-me boa experiência com vendas. Vendi livros e revistas adventistas por cinco anos, enquanto prosseguia meus estudos. Com a bênção de Deus e dedicação tive muito êxito, a tal ponto de em 1941 ser o campeão de vendas no Brasil.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - O que o senhor fez. posteriormente?

Milton Afonso - Meus anos de estudante no Colégio Adventista Brasileiro, em São Paulo, levaram-me a compreender as grandes possibilidades que se abriam para a minha vida. Após concluir o 2° Grau, ingressei no curso de advocacia. Durante meus estudos no curso superior, ajudei nove outros estudantes que necessitavam de ajuda.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - O senhor continua ajudando jovens estudantes?

Milton Afonso - Hoje auxiliamos 8.000 estudantes em todos os níveis acadêmicos, do pré-escolar à universidade. Muitos deles foram assistidos em nossos 12 lares para crianças.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Parece que o senhor possui um interesse especial pêlos órfãos.

Milton Afonso - Isto deve-se a minha própria experiência de pobreza e solidão na infância. Embora na verdade eu não fosse órfão, meus pais tinham muito pouco tempo para mim. Meu pai era um alcoólatra e minha mãe tinha que fazer grandes sacrifícios para nos sustentar. Chegou até a hipotecar sua máquina de costura para poder pagar parte de meus estudos no 1° Grau.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - O senhor possui outros interesses?

Milton Afonso - Além da educação adventista, tenho preocupações com as condições de saúde de muitas pessoas na sociedade. Tendo visto os efeitos horríveis do fumo, das bebidas alcoólicas e outras drogas, considero de grande valor o aspecto de saúde da mensagem adventista. Deus nos deu instruções específicas sobre como viver vidas úteis e saudáveis. Pessoalmente e através de nossas companhias, buscamos partilhar esses conselhos práticos sobre saúde com pessoas que não pertencem a nossa igreja.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Qual é o segredo do seu sucesso?

Milton Afonso - Fé em Deus e disposição de lutar, sintonizado com Sua sabedoria. Integridade em todas as transações. Aprendi a confiar na providência de Deus e a avançar confiantemente. Muitas vezes ignoro os números do orçamento e nem mesmo sei quanto temos em caixa. Se Deus me inspira a fazer uma doação, faço-a, independente de qualquer outra situação. Deus é o Provedor. Eu nunca retenho e sempre recebo mais. Considerando o meu passado, posso ver como Deus me susteve e guiou em cada passo.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Um empresário cristão consegue tempo para estar em comunhão com Deus?

Milton Afonso - Um empresário cristão pode estar em comunhão com Deus em qualquer lugar, em meio a qualquer atividade. Naturalmente, qualquer empresário bem-sucedido que também é cristão enfrenta muitas tentações. Ele pode se tornar orgulhoso e presunçoso ao ser lisonjeado, elogiado em público, aparecer favoravelmente nas colunas sociais dos jornais, ser entrevistado na rádio e na TV. Mas se ele for ciente de sua dependência diária de Deus — de que tudo o que é e possui de fato pertencem a Deus — permanecerá humilde e em união com Ele.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - O que o levou a comprar e a doar várias estações de rádio à Igreja?

Milton Afonso - Sou membro da Comissão da Rádio Mundial Adventista e fiquei entusiasmado ao saber dos milagres que Deus está operando até em áreas restritas do mundo através da rádio. Por esses motivos decidi apoiar a ação missionária da Divisão Sul-Americana através do rádio.

DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO - Seu texto preferido da Bíblia?

Milton Afonso - "Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (II Timóteo 1:12).

Entrevista concedida a Revista Diálogo Universitário.

9 comentários:

Unknown disse...

meu irmão milton afonso estou precisando urgente contato com voce.sou mae, estou precisando de uma ajuda... por favor, voces q são responsaveis por este comentario me ajudem me dando urgente o email do irmão milton afonso, so o nosso Deus poderá recompensa-los

gildaabdala@hotmail.com disse...

caro senhor milton estou precisando contato com o senhor,moro em fortaleza gostaria de puder me comunicar com o senhor pode me ligar ou deixar o seu telefone,o meu tele e085-34916921 ou 085-88031028

Unknown disse...

Olá, boa tarde!
Sou membro da igreja jd Camargo Velho, Itaim Paulista SP. Venho atraves desta pedir um contato com o Dr. MILTON AFONSO URGENTE, por favor nos ajude, assunto referente a nossa igreja. email de contato: clrdesbravador@gmail.com

Anônimo disse...

Olá irmão em cristo, me chamo Alexsandra moro na bahia tenho sonhos de cursar uma faculdade mais infelizmente não tenho condições pois eu estou desempregada e aqui na cidade é dificl trabalho principalmente quando queremos guardar os mandamnetos de Deus por favoe me responda, assim q houver algma resposta mando meu telefone e endereço. obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome é Thiago. Sou adventista de berço, moro em mococa, interior de São Paulo. Gostaria de pedir, se for possível, q também me mandasse o contato do Dr Milton Afonso... peço q por favor me mande, é um caso importante (não q os outros não sejam). Meu email é thiago_orquestrista@hotmail.com Mt grato desde já. Abç

jeanlopes disse...

Credo, só tem sanguessuga aqui.. todo mundo querendo ganhar as coisas de mão beijada.. háhá

Bonito esse pessoal adventista hein!!

Elâine Sanches disse...

por favor me passem o contato do Dr. MILTON AFONSO , AGRADEÇO
laine-amodios@hotmail.com

Edneia disse...

Olá boa tarde.....preciso de um contato com senhor Milton por favor é "URGENTE". Meu email é dyny_06@hotmail.com sou de Campos Novos-sc. Minha família são membros da igreja adventista do sétimo dia.....
Por favor peço um contato....

Uândina disse...

Boa noite gostaria que alguem me passasse o contato do Dr. Milton Afonso, meu email. na_linosousa@yahoo.com.br.

Que Deus Abençõe.