sexta-feira, 4 de maio de 2007

“SEJA FELIZ À VISTA. PAGUE EM VEZES” - Será?

Esta frase que li ao desembarcar hoje pela manhã no Terminal Rodoviário Tietê, em SP, me causou revolta. Pelo menos dois erros fatais são sugeridos nesta campanha publicitária de uma grande empresa de financiamento:

1) A felicidade é um momento;
2) Fazer crediário é o melhor negócio.

Vamos analisar estas supostas verdades:

A FELICIDADE É UM ESTADO DE ESPÍRITO

É incrível o quanto o mau Marketing (há o bom) não tem remorsos de passar a idéia de que a felicidade é um momento (imediatismo – marca da nossa sociedade). As inocentes crianças aprendem desde cedo que “tem que ser agora” e desenvolvem mecanismos para manipular os pais a fim de conseguirem o que querem, sem levar em conta o orçamento familiar (os filhos também deveriam se sentir participantes e responsáveis por ajudar a administrar as despesas da família). E os dedicados pais, que também têm o cérebro “programado” pela mídia consumista, acabam cedendo, para que a criança “não cresça com traumas” (a meu ver, isto é um eufemismo para “má educação”). Mal sabem que ao se deparar com o mundo lá fora, os filhos se tornarão pessoas depressivas, porque a visão de mundo que eles formaram no lar não condiz com a realidade (o mundo não dá tudo o que queremos). Ao dar tudo o que as crianças querem e vêem nos comerciais de TV, subliminarmente está sendo passado a elas: “tudo o que você quiser na vida, poderá conseguir com choro, e, na hora que quiser”. “A felicidade é o momento, e deve ser adquirida a qualquer custo”.

Crianças e adultos precisam aprender que é possível estar triste e mesmo assim ser feliz, pois FELICIDADE NÃO É APENAS O MOMENTO EM QUE ESTAMOS COM O SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO. Ser feliz é se encontrar num estado de espírito que nos permite ter CONFIANÇA quando as coisas não vão muito bem. A pessoa que é feliz de verdade fica triste, mas, não se deixa dominar pela angústia. Ela sabe que toda a sua história não será escrita apenas por momentos de tristeza que serão passageiros e que podem servir de lições para a aprendizagem e o crescimento.

Por falar em crescimento, a felicidade também é um PROCESSO. Você conhece mais a Deus, aprende mais sobre si e, deste modo, entende a arte de ser feliz. Mesmo não podendo comprar a roupa que queria “agora” terá calma para juntar o dinheiro que precisa. Ao ser feliz de verdade, você consegue dominar os pensamentos negativos e obsessivos, aprende a não sofrer por antecipação, a não tentar adivinhar os pensamentos dos outros em relação a você e a respeitar a individualidade e visão de mundo daqueles com quem se relaciona.

COMPRAR À VISTA É O MELHOR NEGÓCIO

Nesta campanha publicitária, é sugerido a você e a mim que devemos fazer as prestações que forem “necessárias” para que desfrutemos da FALSA FELICIDADE, que é um estado de satisfação e alegria MOMENTÂNEO. Também, que comprar à prazo “em 36 vezes sem juros”, é bom negócio.

Não dá para ser feliz de verdade devendo todo o salário que se recebe no final do mês. Nada há de motivador em trabalhar só para pagar contas, arcar com os juros do cartão de crédito e cobrir o “cheque especial”. O melhor negócio é poder ter uma caderneta de poupança, investir o dinheiro (de maneira segura), formar um fundo de reserva para lidar com as emergências e pagar à vista.

Alguém pode argumentar: “mas, se deixar para comprar só à vista, nunca terei nada”. Não é bem assim. Concordo que há coisas que podem ser parceladas para nossa comodidade e por questões orçamentárias. Mas, isso deveria ser feito (em último caso!) num número de parcelas que evitasse o acréscimo de juros. Por isso, o melhor é a pessoa se dominar e guardar dinheiro até mesmo para parcelar.

Agora, se quer fazer um ótimo negócio, que seja lucrativo, deve-se economizar antes de fazer a compra. Resolvi juntar dinheiro para comprar nossas alianças de noivado. Quando minha noiva e eu fomos fazer os orçamentos, eu fazia aos vendedores aquela pergunta básica: “se comprarmos à vista, quanto fica?” Com apenas esta pergunta, conseguimos descontos de até R$ 90,00. Quem consegue o dinheiro para comprar sem parcelar, possui o poder de compra; pode negociar e conseguir ótimos descontos. Lembre-se disso.

Esta campanha publicitária (“Seja feliz à vista. Pague em vezes”), quando é “levada a sério”, tem o poder de destruir a saúde mental e terminar com um casamento. Não caia na cilada de “Ser feliz à vista pagando em parcelas”. Ao invés disso, SEJA FELIZ EM TODO O TEMPO. SEJA O (a) SENHOR (a) DE SUAS FINANÇAS E NÃO VIVA APENAS PARA PAGAR CONTAS.

Tenha como uma de suas metas trabalhar a mente, com a ajuda do Espírito Santo, para aceitar e seguir as dicas de psicologia preventiva ensinadas por Jesus em Mateus 6:25-34. São elas que garantirão a sua saúde e estabilidade emocional. E, conseqüentemente, mais dinheiro no bolso.

Postado do blog:http://blog.leandroquadros.com/

Nenhum comentário: