sexta-feira, 4 de maio de 2007

Vaticano prega união para salvar o planeta

Deus deseja que os fiéis contribuam para a preservação da natureza. Essa é a mensagem divulgada por uma conferência sobre as mudanças climáticas realizada pelo Vaticano. O evento é o indício mais recente de como os grupos religiosos do mundo todo se preocupam cada vez mais com o destino do planeta.

Vindos de 20 países, cientistas, ministros do Meio Ambiente e líderes de várias religiões reuniram-se durante dois dias para discutir as implicações do aquecimento global e do desenvolvimento econômico.

Enquanto os cientistas falavam sobre a dinâmica dos gases do efeito estufa, padrões de temperatura, florestas tropicais e emissões de poluentes, os homens e mulheres da religião discutiam os aspectos morais e teológicos da proteção ambiental.

A conferência, organizada pelo Conselho para a Justiça e a Paz, um órgão do Vaticano, revela-se como o movimento de mais profundo envolvimento da Igreja Católica - o maior grupo cristão do mundo - com um dos assuntos mais debatidos dos dias atuais.

"As mudanças climáticas são um dos sinais de uma era na qual a Igreja Católica é afetada como uma organização global. A Igreja Católica precisa adotar uma posição sobre essa questão atual e urgente", disse o bispo Bernd Uhl, de Freiburg (Alemanha).

Nos últimos anos, as maiores religiões do mundo adotaram posturas mais "verdes" em meio à corrida para salvar o mundo, o qual, segundo pregam, está sob os cuidados do homem e precisa ser protegido para as futuras gerações.

No último ano, algumas igrejas evangélicas dos EUA - grupos conservadores que se aliaram ao presidente norte-americano, George W. Bush - romperam com Washington para defender a adoção de medidas urgentes na proteção ao meio ambiente.

Segundo Uhl, chegou o momento de a Igreja Católica divulgar uma encíclica, o tipo mais importante de texto papal, sobre o que chamou de o "futuro da criação".

O bispo Christopher Toohey, da Austrália, disse que os devotos deveriam "ter a coragem e a motivação para, pela graça de Deus, fazer o que precisam fazer a fim de proteger este planeta-jardim".

(Yahoo)


Não deixe de ler a série "ECOmenismo", na seção Minuto Profético.

Nenhum comentário: