terça-feira, 27 de novembro de 2007

Vaticano usa diplomacia para reconquistar a supremacia mundial


O Brasil tem um novo cardeal. Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, foi nomeado hoje pelo Papa Bento XVI. Na Basílica Dourada, hoje o vermelho púrpura brilhou mais. Bento XVI veio com o chapéu mitra que pertenceu a Pio IX. A estola, do século XV, usada por João Paulo II.

O nome de cada um dos 23 escolhidos foi proclamado pelo Papa. Eles juraram fidelidade. Para cada novo cardeal, Bento XVI repetiu, em latim, uma fórmula, um princípio: "Prontos a se comportar como fortalezas até a efusão do sangue".

Dom Odilo Scherer caminhou para o altar. Recebeu do pontífice alemão o barrete, uma evolução de um chapéu medieval. Agora é um cardeal. Um conselheiro próximo do Papa.

"Não sei se é o momento de dar conselhos ao Papa, mas eu gostaria de expressar, aquilo que são as nossas preocupações em São Paulo, que nós possamos levar o evangelho de Jesus Cristo, da paz, da fraternidade, da justiça, do perdão, da misericórdia, de maneira que todos possam sentir realmente a proximidade de Deus", comentou Dom Odilo Scherer, Cardeal arcebispo de São Paulo.

23 religiosos ganharam hoje as honras cardinalicias. 18 deles com menos de 80 anos podem votar num eventual conclave. Cinco superaram a idade, como o patriarca dos caldeus, do Iraque.

Pela primeira vez na historia da Igreja um Papa concedeu o título de cardeal a um iraquiano. Um gesto de atenção e estima que foi bem recebido pelas autoridades de Bagdá... [Grifo acrescentado]

Fonte: Jornal Nacional

Nota: "É nítido que Roma está mudando suas políticas em busca de ter a simpatía de todos - inclusive do Islã" [Fernando Machado].
Não sou contra a diplomacia, muito menos contra a paz entre as religiões. Porém, ninguém deve se iludir: o Vaticano almeja apenas reconquistar a supremacia mundial perdida no passado. Uma vez que "Roma nunca muda", todos deveriam estar preocupados com esse acúmulo de poder e influência da Santa Sé...

Nenhum comentário: