terça-feira, 17 de março de 2009

Presidente da União da Jamaica é novo Governador Geral


Pela primeira vez, em 47 anos de história da Jamaica como nação independente, um adventista do sétimo dia ocupará a mais alta posição na administração do país. Patrick Allen, até recentemente presidente da União das Índias Ocidentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, será empossado como o sexto governador geral da Jamaica. O primeiro-ministro jamaicano, Bruce Golding, anunciou sua nomeação numa sessão do Parlamento, no dia 13 de janeiro de 2009.



GOVERNADOR GERAL: Patrick 
Allen, até recentemente 
presidente da União das 
Índias Ocidentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, é o novo governador geral da Jamaica, país em que 11% da população é adventista do sétimo dia. Ele é o primeiro pastor e o terceiro adventista a chegar a tal posto em uma nação da Comunidade 
Britânica, e o primeiro adventista a assumir a função na Jamaica. Allen foi nomeado sucessor do Sir Kenneth no dia 13 de janeiro de 2009 e empossado seis semanas depois. “Isso é maravilhoso e não tenho certeza do que o Senhor está fazendo comigo, mas Ele tem algo de José e Daniel para eu realizar”, disse Allen à Adventist World em uma entrevista por telefone no mesmo dia, de Freeport, Bahamas, onde estava auxiliando em uma auditoria. “Estou apenas orando e me colocando à disposição para que Deus me use da maneira que Ele achar melhor.”

Allen disse que pedirá demissão de sua posição atual como presidente da União das Índias Ocidentais. Uma comissão executiva se reunirá em caráter especial para nomear seu sucessor, informou Israel Leito, presidente da Divisão Interamericana.

“A igreja serve à comunidade e podemos fazê-lo tanto com a organização da igreja ou como indivíduos em outras atividades”, disse Leito em um pronunciamento. “A nomeação do 
Dr. Allen como governador geral da Jamaica é algo histórico, tanto naquele país como no mundo; tanto quanto posso me lembrar, isso nunca aconteceu antes. A Divisão Interamericana está satisfeita pelo fato de um dos nossos líderes ter alcançado tal notoriedade. Isso mostra a alta reputação da igreja.”

Leito acrescenta: “Desejamos que o Dr. Allen tenha muito sucesso ao enfrentar os grandes desafios à sua frente. Embora ele não seja um líder com autoridade política, foi-lhe concedida a função de liderança sobre toda a nação. Continuaremos orando por ele, e ele pode estar seguro de que, se em algum momento desejar retornar ao ministério, as portas da igreja estarão sempre abertas. A igreja vai orar sempre para que Deus o dirija no desempenho dessa função.”

Orville Parchment, natural da Jamaica e assistente da presidência da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, disse que a liderança da igreja mundial ficou feliz com a notícia: “Em nome do pastor Jan Paulsen, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, congratulamo-nos com o pastor Allen em sua nova função. Oramos pelas contínuas bênçãos de Deus ao executar suas novas responsabilidades cívicas.”

Allen, que completou 58 anos no dia 7 de fevereiro, substitui Sir Kenneth Hall, que foi nomeado governador geral em fevereiro de 2006 e renunciou por problemas de saúde.

Ironicamente, Sir Kenneth condecorou o pastor Allen com a Ordem de Distinção, no Dia dos Heróis de 2006, por sua contribuição para a igreja e para a religião na Jamaica.

Segundo o Serviço de Informação da Jamaica (SIJ), o governador geral “representa a rainha em cerimoniais como a abertura do Parlamento, apresentações de honra e desfiles militares.”

A constituição da Jamaica dá à função poderes adicionais, relatou o SIJ, inclusive “nomeando e disciplinando oficiais do serviço civil, prorrogando (dissolvendo) o Parlamento e atividades afins, mas apenas em poucos casos ele é habilitado a agir inteiramente por sua própria discrição. O governador geral também exerce a prerrogativa de clemência, em nome da rainha, incluindo o poder de conceder perdão a qualquer pessoa que tenha sido condenada à morte.



PASSADO E PRESENTE: Nessa foto de 2006, Sir Kenneth Hall, então governador geral da Jamaica (esquerda), concede a Patrick Allen a Comenda de Distinção da Jamaica no dia dos heróis nacionais. Allen foi honrado por sua contribuição para a igreja e a religião naquele país. Golding, que presidiu o Gabinete do primeiro-ministro desde novembro de 2007, é casado com Lorna. A família Golding frequenta regularmente os cultos da Igreja Adventista. Allen disse que o trabalho da igreja para melhorar a qualidade de vida na Jamaica 
chamou a atenção dos líderes para o 
seu nome.


“Tenho a impressão de que [o primeiro-ministro Golding] passou a apreciar a igreja [Adventista do Sétimo Dia] por suas atividades no país, ao longo dos anos”, disse Allen. A Igreja na Jamaica desempenha papel muito importante na edificação da nação. Um dos nossos papéis estratégicos é ‘a Igreja na comunidade’. Tanto o trabalho que desenvolvemos quanto a execução desse projeto chamaram a atenção do governo.”

Allen relata: “Golding me disse que posso oferecer à nação aquilo de que ela precisa: integridade, conduta moral e liderança.”

País com 2,8 milhões de habitantes, a Jamaica é uma democracia parlamentar constitucional que ganhou sua independência da Grã-Bretanha em 1962. Continua a fazer parte da Comunidade Britânica de Nações, e a Rainha Elizabeth II é a monarca, sendo representada pelo governador geral.

Allen estudou no Colégio Moneague Teacher, na Jamaica e, posteriormente, na Universidade Andrews, de propriedade da igreja, onde se graduou na faculdade, mestrado e doutorado. Possui o título de Ph.D. em gestão e supervisão educacional, mestre em Teologia Sistemática e bacharel em História e Religião.

É ministro ordenado da Igreja Adventista do Sétimo Dia e foi eleito presidente da União das Índias 
Ocidentais da igreja em outubro de 2000, tendo sido reeleito em 2005.

Antes disso, Allen serviu em muitos outros cargos dentro e fora da Igreja Adventista. Foi presidente da Associação da Jamaica Central, diretor de Educação e Lar e Família da União das Índias Ocidentais e pastor distrital. Com formação de professor, também serviu como diretor de escolas e professor adjunto do Colégio Índias Ocidentais, que hoje é a Universidade Norte Caribenha (UNC). Atualmente, é membro da comissão administrativa da UNC.

“Em nome da Universidade Andrews, estou extremamente feliz por um dos nossos ex-alunos ter sido escolhido para tal cargo”, declarou o reitor Heather Knight. “Como conterrâneo jamaicano, tenho em mais alta estima a função de governador geral.”

Sir James Carlisle, que foi governador geral de Antígua por mais de catorze anos e condecorado pela Rainha Elizabeth II por seus serviços, disse: “Ele foi o primeiro adventista do sétimo dia a assumir uma posição de chefe de estado. Essa é uma notícia maravilhosa”, respondeu, quando um repórter ligou para dar a notícia da nomeação de Allen.

“É também uma excelente posição para testemunhar”, disse Sir James à Adventist Review. “Só a sua presença já é um testemunho. A maioria das pessoas já sabe quem são os adventistas.”

Sir James acrescenta: “Os jamaicanos amam suas instituições e têm muito respeito por elas. Ficaria muito surpreso se ele não fosse bem reconhecido; [embora] nada seja melhor do que realizar o trabalho.”

A Jamaica abriga a União das Índias Ocidentais e a Universidade Norte Caribenha, de propriedade da igreja. Aproximadamente 11% da população é adventista do sétimo dia. Allen disse estar ciente de sua nova visibilidade como governador geral.

“Esse é um grande dia para o Adventismo e, também, para a igreja na Jamaica”, disse Allen. “Penso que os membros vão ficar muito animados e se conscientizarão de sua responsabilidade [...], pois estarão sob holofotes. Essa é uma grande oportunidade para testemunhar nas áreas a que não tínhamos acesso fácil. Penso ser essa a parte mais empolgante. Seremos capazes de apresentar nossa fé e de mostrar quem realmente somos, especialmente nos escalões mais altos da sociedade. É um bom prenúncio para a igreja.”

Ele admite que “haverá vários 
desafios, mas duvido que sejam insuperáveis. Temos um Deus que está sempre ao nosso lado e nos dará sabedoria.”

Fonte: Adventist World

Nenhum comentário: