quarta-feira, 14 de maio de 2008

Princípios da boa música

Nem toda música religiosa é boa e nem toda música secular é má. Quando os princípios seguintes são aplicados a ambos os tipos de música, podem ser feitas escolhas para acomodar os gostos individuais, institucionais e culturais. Toda música deveria ser julgada pelo padrão indicado em Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”, dando consideração a:

1- Contexto: uma filosofia de música que é baseada em valores cristãos e crenças doutrinárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

2- Função e Adequação: a música que vai de encontro às necessidades espirituais e sociais para a nutrição, edificação, e crescimento do corpo coletivo.

3- Performance: uma demonstração de conhecimento, compreensão e habilidade para que se obtenha uma efetiva comunicação da mensagem pretendida através da música.

4- Decoro: presença de palco do músico tanto quanto suas maneiras e respeito aos ouvintes; tudo isso tem um tremendo impacto sobre o comportamento.

5- Estilo: conhecimento e compreensão do estilo a que pertence a música. A partir do momento em que a indústria da música rotula a música como “religiosa” somente por causa da letra (e não da música), se torna imperativo que os músicos sejam treinados para avaliar tanto a letra como a música a fim de evitar misturar o santo e o profano. Nossa música deve ser distintamente diferente do mundo e deve representar quem nós somos e o que nós somos – Cristãos Adventistas do Sétimo Dia. Traços culturais são meramente incidentais e não devem ser o foco ou a motivação para a escolha da música.

6- Letra: mensagens que atribuem louvor a Deus e reforçam as doutrinas e crenças da Igreja bem como reforçam valores morais (música secular), devem ambas edificar e elevar o espírito do ouvinte.

A boa música é aquela que:

Expressa os princípios do caráter de Deus (fé, verdade, reverência, obediência, respeito, amor, pureza, honestidade, sinceridade, alegria)
Pode ser interpretada ou ouvida na presença de Deus.
Salienta o crescimento e desenvolvimento espiritual e intelectual.
Não mistura o santo com o comum ou profano.
É apropriada para a ocasião.
É harmoniosa para o corpo, mente e espírito.
Tem qualidades artísticas – equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia.

As dez bem aventuranças dos músicos da igreja

1- Bem-aventurados os que cantam com a mente. (1Coríntios 14:15)
2- Bem-aventurados os que cantam para louvar a Deus, e não a homens. (Mateus 15.8)
3- Bem-aventurados todos aqueles que cantam com sinceridade de coração.
4- Bem-aventurados os que cultivam a música sacra. (Efésios 5.19)
5- Bem-aventurados os crentes que executam seus instrumentos unicamente para louvar o nome de Deus, e os usam para o seu serviço. (Salmo 150)
6- Bem-aventurados os coristas ou instrumentistas que chegam antes do horário prefixado para o ensaio.
7- Bem-aventurados os que evangelizam por meio da música sacra.
8- Bem-aventurados os músicos que pertencem verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo.
9- Bem-aventurada a igreja cujos músicos sabem discernir conscientemente o objetivo da música no culto.
10-Bem-aventurada a igreja que valoriza e canta somente textos e músicas que glorificam a Deus e edificam seu povo.

por Moisés Biondo às 7:35 PM 1 Comentários

Quinta-feira, Agosto 10, 2006
Uma Carta para Você

Como você se sente quando alguém lhe envia uma carta ou um e-mail? A primeira sensação é a de que você é importante e alguém se interessa por você. Melhor ainda quando essa mensagem traz conselhos, palavras de carinho e boas notícias. É muito bom receber uma mensagem assim.
Você sabia que Deus escreveu uma mensagem especial para você? A Bíblia sagrada é a carta de Deus mostrando o interesse que Ele tem na sua vitória e felicidade. Uma carta tão grande e especial que se transformou em um livro.

Você encontra, em cada linha, em cada verso, um pouco do amor de Deus. Alguém que se preocupa com seus estudos, trabalho, família, vida pessoal, sentimentos e também suas necessidades espirituais. Alguém que está preocupado com cada momento da sua vida.
Neste livro você encontra uma emocionante história de amor de alguém que nos criou, preserva nossa vida, nos salvou e que seguramente vai voltar para nos buscar. Você tem a história de como tudo começou, e na última parte, como tudo vai terminar. No Velho Testamento você encontra a história do povo de Deus. Já o novo apresenta a história de Jesus, que é o próprio Deus. Você pode encontrar os conselhos bíblicos do livro de Provérbios e as palavras de ânimo do livro dos Salmos. É um livro poderoso e maravilhoso. E mais do que isso, ele tem transformado vidas.

Esse livro não contém a palavra de Deus. É isso mesmo, ele não contém, ele é a Palavra de Deus. Deus fala através dele, em todas as suas páginas. Você não pode ficar escolhendo uma parte dele e dizendo: “ah, esse texto aqui Deus falou. Ah, mas este outro aqui não”. É preciso entender tudo o que “A Bíblia Ensina” para que você receba todo o amor, toda a orientação e todo o poder de Deus.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ELA MESMA?

1. Quem inspirou os escritores bíblicos? ll Pedro 1:21
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”

2. Com o que podemos comparar a Bíblia? Salmo 119:105
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho."

3.O que a gente recebe quando estuda a Bíblia? II Timóteo 3:16
"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça."

4.Que outras bênçãos você recebe quando estuda a Bíblia? Romanos 15:4
"Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança."

5.Quanto tempo vai durar a Bíblia? Isaías 40:8
"Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."

E AGORA?

Depois de conhecer a Palavra de Deus, Ele espera que você:

1. Leia a Bíblia cada dia. Deuteronômio 17:19

"E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir."

2. Pesquise as verdades que ela apresenta. João 5:39

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim."

3. Aceite suas orientações com alegria. Jeremias 15:16

"Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos."

4. Pratique o que ela ensina. Apocalipse 1:3

"Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."

Nenhum comentário: