quarta-feira, 4 de junho de 2008

Divindade - Parte III


Um argumento bastante (mal) usado pelos anti-trinitarianos é o verso de Deuteronômio 6:4, que diz:

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO Senhor".

Eles enfatizam que a palavra ÚNICO é uma prova inequívoca de que o Judaísmo primitivo não aceitava a idéia de uma Trindade.

Há algum tempo, assisti uma palestra do Pr. Ivanaudo Oliveira, Ministerial da União Nordeste Brasileira da IASD, que expôs este tema de forma clara porém profunda. Aproveito para transcrever parte desta palestra aqui (em azul), para que você veja como a verdade "liberta" (cf. João 8:32).

Vamos fazer uma análise da palavra “ÚNICO”

Na língua Hebraica, há duas palavras para determinar uma UNIDADE.
1. Se for uma unidade absoluta, usa-se a palavra YACHID (pronuncia-se IARRID).
2. Mas, se for uma unidade composta, usa-se a palavra ECHAD (pronuncia-se ERRAD).

Vejamos alguns exemplos de cada uma das palavras.

Gênesis 2:24: "Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos UMA CARNE".
Um homem e uma mulher formam uma unidade composta (mais de 1).

Ao decifrar os sonhos de Faraó, José falou: "O sonho de Faraó é UM SÓ" (Gen. 41:25).
Embora fossem dois sonhos, José disse que eles formavam uma unidade composta (mais de 1).

Quando os espias voltaram trazendo os frutos da terra, Moisés escreveu: "Depois vieram até o vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com UM cacho de uvas" (Núm.13:23).
Um cacho de uvas é uma unidade composta de muitas uvas (várias uvas).

Em todos os exemplos mencionados, a palavra usada foi ECHAD.
E como já vimos, esta palavra indica uma UNIDADE COMPOSTA (ou seja, envolve mais de 1 elemento).

Agora vamos ler Gênesis 22:2: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu ÚNICO filho a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto..."

Verso 12: "Não estendas a tua mão sobre o moço... agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu ÚNICO".
Aqui é uma unidade absoluta. Isaque era único em sua espécie. Neste caso, a palavra usada foi YACHID.

Voltemos agora para Deuteronômio 6:4.
Qual palavra será que Moisés usou aqui: ECHAD ou YACHID?

Ele usou a palavra ECHAD.
Logo, quando a Bíblia diz que o Senhor Deus é o “único” Senhor, está falando de uma UNIDADE COMPOSTA (mais de 1).


Mais uma vez, a Bíblia explica-se a si mesma. Como vemos, certamente era própria da linguagem hebraica já nos tempos de Moisés a concepção de uma Divindade Plural, ou seja, Um Deus formado por mais de 1 Pessoa Divina. E como a Bíblia como um todo demonstra (ver postagens anteriores sobre o tema), esta Divindade é formada por 3 Pessoas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).

A TRINDADE NOS ESCRITOS DE ELLEN WHITE
Ellen White veio com sua família da igreja Metodista para o Movimento Adventista. Como os Metodistas são trinitarianos, é lógico pensarmos que ela era trinitariana.
No começo de seu ministério, embora chamada e eleita por Deus como profetisa, não se pode afirmar que ela tivesse compreensão clara e cabal de todos os assuntos doutrinários.
1. Em outubro de 1844, ela cria como os demais na doutrina da porta fechada;
2. Após sua primeira visão em dezembro de 1844, ela ainda continuou a observar o domingo.
3. E mesmo após aceitar o sábado, continuou a guardá-lo erroneamente das seis horas da tarde de sexta-feira até às seis horas da tarde do sábado, até que Deus lhe mostrou em visão que estava errada neste ponto.

Assim sendo, podemos afirmar que embora ela fosse trinitariana a princípio, seu conhecimento maior, mais abarcante e mais completo desta doutrina foi aprofundado dos anos de 1890 para frente.

Em 1898, com a publicação de O Desejado de Todas as Nações, parece que esta fase madura do assunto tornou-se muito clara e definida em seus escritos.

Veja algumas citações dela a partir destas datas:
"O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da (Divindade) Trindade, o Espírito Santo".
Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37 (1897).

"Cristo enviou Seu representante, a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Nada podia superar esse Dom".
Manuscrito 44 (1898). Citado em Meditações Matinais de 2002, pág. 301.

"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade (Trindade), a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder".
O Desejado de Todas as Nações, pág. 671.

"Os eternos dignitários celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, ... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado".
Manuscrito 145 (1901).

"Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, ... e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo”.
Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63 ( 1905). Citado em Evangelismo, pág. 616.

Conclusão
Enquanto o Pai nos espera de braços abertos, e o Filho intercede por nós no santuário celestial, ouçamos a voz do Espírito Santo que, juntamente com a esposa, diz “vem”.
(Apoc. 22:17)


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Veja que é muito simples entender o assunto. Basta querer!



É uma pena que tanta gente prefira continuar questionando a doutrina da Trindade, e abandonando o corpo de Cristo.


Mas sabe por que há hoje tanta controvérsia sobre este tema?
Atente novamente para as palavras do Espírito de Profecia:
"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade..." (ODTN, 671).


É muito claro! A 3ª Pessoa da Trindade tem, hoje, a função de conceder-nos o PODER necessário para vencer o pecado (cf. João 16:8).


É exatamente por isso que o DIABO tenta jogar por terra a nossa crença na Pessoa do Espírito Santo. Conseguindo isso, ele terá total domínio sobre nossa vida.


Em vez de ouvir as palavras dos pseudo-iluminados de hoje, prefira permanecer com a declaração pastoral do santo apóstolo da graça:


"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Cor. 13:13).

45 comentários:

Pereira disse...

JESUS É DEUS?
A palavra “Deus”, na Biblia, nem sempre tem o significado de “Pai Criador Eterno”, “Jeová”, ou um “nome próprio”, como alguns querem nos fazer crer. Na verdade é um pronome de tratamento e não um substantivo próprio como se referisse a alguma pessoa especificamente quando o termo é usado. Para confirmar isto note as seguintes passagens da Escritura Sagrada:
MOISES – Exodo 7: 1 – Então disse o Senhor a Moises: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.
Á RESPEITO DE PESSOAS CONSAGRADAS – Salmos 82:6 – Eu disse: Vós dois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
JESUS CONFIRMANDO A INFORMAÇÃO – João 10:33-36 – Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sento tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse? Sois deuses?: Pois, se a lei chamou deuses Àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
É bom que fique claro que a palavra “Deus” não significa sempre Criador (O Pai), tão somente, mas estabelece também “Nível” ou Status”, como vimos anteriormente e pode se referir a pessoas especiais.
O que não podemos jamais, é confundi-los com o Pai, ou usar passagens ou criar jogo de palavras ou montar doutrinas, ocultando informações e suprimindo a clareza que a Escritura Sagrada nos passa como um todo, tentando estabelecer a doutrina da Trindade.
Assim entendendo, é fácil harmonizar e comprender passagens das escrituras como Hebreus 1:8: -Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos.
*** Alguns tentam desqualificar a informação que Jesus nos dá em João-10: 33-36 (citada acima) quando Jesus quando Ele cria uma linearidade da palavra “deus” e diz ... se a lei chamou deuses Àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida... Será que teriam coragem de contradizer Jesus “cara a cara” e afirmar: - Sinto muito Mestre, mas Você está equivocado...?

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

ESTES TRÊS SÃO UM
I JOÃ 5:7 e 8 – Pois há três que dão testemunho : o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito. – Versão João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada no Brasil.
Observação: - Note os colchetes < e >
Na apresentação do Novo Testamento da Versão acima citada contém a seguinte observação:
“Todo conteúdo entre colchetes é matéria da Tradução de Almeida, que não se encontra no texto grego adotado”

Pereira disse...

JOÃO:-8:42 - Disse-Lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai certamente Me amaríeis, pois eu saí e vim de Deus; não vim de Mim mesmo, mas Ele me enviou .
OBS.: Está claro nesta passagem a "filiação" de Jesus. Mas, como diz o ditado:"O pior cégo é aquele que não quer ver".

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O eterno Pai, Aquele que é imutável, deu Seu único Filho, nascido Dele, retirado do Seu seio, Aquele que foi feito a expressa imagem de Sua pessoa e enviado à terra para revelar o quanto ele ama a raça humana. Adventist Review and Sabath Herald 07/09/1895

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

JOÃO 5: 26 - diz que a vida de Jesus foi uma "CONCESSÃO do Pai".

Urso100002gmail.com

Pereira disse...

E não é só isso que foi CONCEDIDO à Jesus. Veja o seguinte texto de ME - l ,2° parágrafo, pág.302: "Cristo "FOI INVESTIDO" do direito de "CONCEDER" a imortalidade. A vida que Ele depusera como homem, Ele reassumiu e concedeu aos homens”.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

JESUS JUÍZ - E nos mandou pregar ao povo,e testificar que Ele (Jesus) é O QUE “POR DEUS” FOI CONSTITUÍDO JUIZ dos vivos e dos mortos. Atos 10:42.


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

TESTEMUNHO DE ESTEVÃO – Mas ele, esta do cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus. E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55-56. - - - - - Pergunta aos trinitarianos que confundem Jesus com o Pai: - Alguém pode estar à direita de si mesmo?

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

A Hierarquia no Céu
“Lúcifer, no Céu, antes de sua rebelião foi um elevado e exaltado anjo, o primeiro em honra depois do amado Filho de Deus... O grande Criador convocou os exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai então fez saber que, por Sua própria decisão, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua própria presença. A palavra do Filho devia ser obedecida tão prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar os exércitos celestiais. Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela.” História da Redenção, pág. 13-14


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O PRIMEIRO DEPOIS DE CRISTO

Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem" (Gên. 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ser consultado sobre a formação do homem, e porque não o foi, encheu-se de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus. Primeiros Escritos pg145

-Havendo trindade, não deveria ser o "Deus Espirito Santo" o "terceiro"?


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

A Criação da Terra – Pai e Filho!
“Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle.” História da Redenção, pág. 14-15

-E andam ensinando que havia um "terceiro" na Criação...

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que Eu” – JOÃO 14:28


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“ Mas é para que o mundo saiba que Eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou.” – JOÃO 14:31

Urso10000gmail.com

Pereira disse...

“Todas as questões sobre a verdade e o erro no prolongado conflito são agora esclarecidas. A justiça de Deus acha-se plenamente justificada. Perante o Universo foi apresentado claramente o grande sacrifício feito pelo Pai e o Filho em prol do homem.” História da Redenção, pág. 427

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Grande foi a ira de Satanás quando viu que toda a crueldade que havia levado os judeus a infligirem a Jesus, não provocara dEle a menor murmuração. Posto que Ele tivesse tomado sobre Si a natureza do homem, foi sustentado por uma força divinal, e não Se afastou na mínima coisa da vontade de Seu Pai.” História da Redenção, pág. 219


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

JESUS ADORAVA AO SEU PAI
Vede o Filho de Deus curvado em adoração a Seu Pai! Conquanto seja o Filho de Deus, robustece Sua fé por meio da prece, e mediante a comunhão com o Céu traz a Si mesmo força para resistir ao mal e ministrar às necessidades dos homens. Atos dos Apóstolos - página 56 - 1° parágrafo.

-Se é co-igual com o Pai, Jesus não pode adorá-Lo!

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

I-CORINTIOS 15:24: DEPOIS VIRÁ O FIM, QUANDO TIVER ENTREGADO O REINO A DEUS, AO PAI, E QUANDO HOUVER ANIQUILADO TODO IMPÉRIO, E TODA A POTESTADE E FORÇA.
PORQUE CONVÉM QUE REINE ATÉ QUE HAJA POSTO A TODOS OS INIMIGOS DEBAIXO DE SEUS PÉS. ORA, O ÚLTIMO INIMIGO QUE HÁ DE SER ANIQUILADO É A MORTE. PORQUE TODAS AS COISAS SUJEITOU DEBAIXO DE SEUS PÉS. MAS, QUANDO DIZ QUE TODAS AS COISAS LHE ESTÃO SUJEITAS, CLARO ESTÁ QUE SE EXCETUA AQUELE QUE LHE SUJEITOU TODAS AS COISAS. E QUANDO TODAS AS COISAS LHE ESTIVEREM SUJEITAS, ENTÃO TAMBÉM O MESMO FILHO SE SUJEITARÁ AQUELE QUE TODAS AS COISAS LHE SUJEITOU, PARA QUE DEUS SEJA TUDO EM TODOS.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O Pai ressuscita seu amado Filho
“Então o anjo dos Céus, com uma voz que fez a terra tremer, bradou: "Filho de Deus, Teu Pai Te chama! Sai!" A morte não mais poderia ter domínio sobre Ele. Jesus ressurgiu dos mortos, qual vencedor triunfante.” História da Redenção, pág. 231

- E andam ensinando que Jesus se "auto-ressuscitou"...

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Cristo recebeu Poder do Pai para dar aos Discípulos
(Maria) “Ela estava familiarizada com as inflexões daquela voz querida, e prontamente respondeu: "Mestre!" (João 20:16) e, em sua alegria, ia abraçá-Lo; Jesus, porém, disse: "Não Me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai, mas vai para Meus irmãos, e dize-lhes que Eu subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus." João 10:17... Anjos assemelhando-se a uma nuvem, rodearam o Filho de Deus, e ordenaram que as portas eternas se levantassem, para que o Rei da glória entrasse. Vi que enquanto Jesus estava com aquele brilhante exército celestial, na presença de Deus, e cercado de glória, não Se esquecera dos discípulos sobre a Terra, mas de Seu Pai recebeu poder, a fim de que pudesse voltar e comunicá-lo a eles. No mesmo dia Ele voltou e mostrou-Se a Seus discípulos. Permitiu-lhes então que Lhe tocassem, pois tinha ascendido ao Pai e recebera poder.” História da Redenção, pág. 235-236


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Os anjos associaram-se a Adão e Eva em santos acordes de harmoniosa música, e como seus cânticos ressoassem cheios de alegria pelo Éden, Satanás ouviu o som de suas melodias de adoração ao Pai e ao Filho.” História da Redenção, pág. 31

-Porque no Céu, só "dois" são adorados?...

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Veremos a Deus Pai e a seu Filho face a face no Céu
“A glória de Deus e do Cordeiro inunda a santa cidade, com luz imperecível. Os remidos andam na glória de um dia perpétuo, independente do Sol. "Nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor." Apoc. 21:22. O povo de Deus tem o privilégio de entreter franca comunhão com o Pai e o Filho. "Agora vemos por espelho em enigma." I Cor. 13:12. Contemplamos a imagem de Deus refletida como que em espelho, nas obras da natureza e em Seu trato com os homens; mas então O conheceremos face a face, sem um véu obscurecedor de separação. Estaremos em Sua presença, e contemplaremos a glória de Seu rosto.” História da Redenção, pág. 432

Pergunta: - Não tem um “Deus Espírito Santo” para ser adorado no Céu? Porque o trono de Deus no Céu, só tem dois lugares (vêr Apocalípse 5)?


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Vi um trono, e assentados nele estavam o Pai e o Filho. Contemplei o semblante de Jesus e admirei Sua adorável pessoa. Não pude contemplar a pessoa do Pai, pois uma nuvem de gloriosa luz O cobria. Perguntei a Jesus se Seu Pai tinha a mesma aparência que Ele. Jesus disse que sim, mas eu não poderia contemplá-Lo, pois disse: "Se uma vez contemplares a glória de Sua pessoa, deixarás de existir." Perante o trono vi o povo do advento - a igreja e o mundo. Vi dois grupos, um curvado perante o trono, profundamente interessado, enquanto outro permanecia indiferente e descuidado. Os que estavam dobrados perante o trono ofereciam suas orações e olhavam para Jesus; então Jesus olhava para Seu Pai, e parecia estar pleiteando com Ele. Uma luz ia do Pai para o Filho e do Filho para o grupo em oração. Vi então uma luz excessivamente brilhante que vinha do Pai para o Filho e do Filho ela se irradiava sobre o povo perante o trono. Mas poucos recebiam esta grande luz. Muitos saíam de sob ela e imediatamente resistiam-na; outros eram descuidados e não estimavam a luz, e esta se afastava deles. Alguns apreciavam-na, e iam e se curvavam com o pequeno grupo em oração. Todo este grupo recebia a luz e se regozijava com ela, e seu semblante brilhava com glória.” Primeiros Escritos, pág. 54-55

Pergunta: Qual é a forma do espírito santo? Sendo uma pessoa, é um ser amorfo e gasoso, que permeia todo o Universo? É o único jeito de estar em todo o lugar ao mesmo tempo, sendo uma pessoa! Mas isto é Panteísmo!!!!! A trindade é panteísta!
Exatamente o que a IASD está defendendo hoje (não era assim), Espiritismo e Panteismo!



Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

OS DISCÍPULOS – SEUS CONCEITOS E EXPECTATIVAS DO CÉU.
Que fonte de alegria para OS DISCÍPULOS foi saber que tinham tal Amigo no Céu para interceder em seu favor! Por meio da visível ascensão de Cristo foram alterados todos os seu conceitos e expectativas do CÉU. Anteriormente, SEUS PENSAMENTOS SE HAVIAM DEMORADO NELE COMO UMA REGIÃO DE ESPAÇO ILIMITADO, HABITADA POR ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA. Agora o Céu estava relacionado com o conceito de Jesus, a quem haviam amado e reverenciado mais do que todos os outros, com quem haviam conversado e viajado, em quem haviam tocado, até mesmo no Seu corpo ressuscitado... O CÉU não podia mais parecer-hes UM ESPAÇO INDIFINIDO E IMCOMPREENSÍVEL, REPLETO DE ESPÍRITOS INTANGÍVEIS. Consideravam-no agora como seu futuro lar, em que seu amoroso Redentor estava preparando mansões para eles. - 3SP, 262 (1878). – EVENTOS FINAIS PÁGINA 247.

O conceito exposto no texto acima (ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA e ESPÍRITOS INTANGÍVEIS) é o conceito que a IASD está usando hoje para definir a palavra ESPÍRITO para explicar a doutrina da Trindade! Puro Espiritismo!



Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“As Escrituras indicam claramente a relação entre Deus e Cristo, apresentando com igual clareza a personalidade e individualidade de cada um. A unidade que existe entre Cristo e Seus discípulos não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são um.” A CIENCIA DO BOM VIVER - PÁGINAS ,421 – 422
-Bem diferente da atual fé Adventista que afirma que são “três em um”!

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

MANUSCRIPT RELEASE - VOLUME 14 - PÁGINA 23 Chambered with humanity,Christ could not be in every place personally: therefore it was altogether for therir advantage that He should leave them, go to His father, and send the Holy Spirit to be His successor on eart. The Holy Spirit is Hinself divested of the personality of humanity and independent thereof. He would represent Hinself as present in all places by His Holy Spirit, as the Omnipresent. "But the Conforter, which is the Holy Ghost, whom the Father will send in My name, He shall (although unseen by you)*, teach you all things, and bring all things to your remembrance, whatsoever I have said unto you" (John 14:26).
*This phrase was added by Ellen White.



TRADUÇÃO:
Preso na humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, por isso era totalmente vantajoso para eles que Ele deveria deixá-los, ir para Seu pai, e enviar o Espírito Santo para ser seu sucessor na Terra. O Espírito Santo é Ele mesmo separado da personalidade humana e dela independente. Ele representaria Ele mesmo como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo, como o Onipresente. "Mas o Confortador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, Ele (embora despercebido por você)*, vos ensinará todas as coisas, e trará todas as coisas à vossa lembrança, tudo o que eu vos tenho dito" (João 14:26).

*Esta frase foi adicionada por Ellen White.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

ESPÍRITO SANTO – O “PODER” QUE CRISTO COMUNICA:
É a graça que cristo implanta na alma, que cria no homem a inimizade contra Satanás. Sem esta graça que converte, e este poder renovador, o homem continuaria cativo de Satanás, com servo sempre pronto a executar-lhe as ordens. Mas o novo princípio na alma cria o conflito onde até então houvera paz. O PODER QUE CRISTO COMUNICA, habilita o homem a resitir ao tirano e usurpador. O Conflito dos Séculos, pág. 548 2º parágrafo.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Satanás conjuga todas as fôrças, e arremessa ao combate todo o seu poder. Por que não encontra ele maior resistência? Porque são os soldados de Cristo tão sonolentos e indiferentes? É porque entretêm tão pouca verdadeira comunhão com CRISTO; porque se acham tão destituídos de SEU ESPÍRITO! O pecado não lhes é repelente e aborrecível, como era a seu Mestre. O Grande Conflito pág. 549 - 2º parágrafo
Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Review and Herald 25/04/1906 – Sra. White comentando João 6 – “O consolador”
“Cristo aqui não está se referindo à Sua doutrina, mas à Sua pessoa, a divindade do Seu caráter.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

THE SOUTHERN WORK – 13/09/1898 – SRA. WHITE COMENTANDO “O CONFORTADOR” DE JOÃO 14.
“Que Cristo devia se manifestar a eles, e ainda estar invisível ao mundo, era um mistério para seus discípulos. Eles não podiam entender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual. Eles estavam pensando no externo, na manifestação visível. Eles não podiam se dar conta do fato de que podiam ter a presença de Cristo com eles, e ainda Ele ficar despercebido pelo mundo. Eles não entenderam o significado de uma manifestação espiritual. ”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


REVIEW AND HERALD- 19/05/1904 – “ Cristo declarou que Sua subida, enviaria à Sua Igreja, como Seu glorioso presente, o Confortador, que tomaria Seu lugar.Este Confortador é o Espírito Santo, a alma de Sua vida,a eficácia de Sua Igreja, a luz e a vida do mundo. Com Seu Espírito, Cristo envia “UMA INFLUÊNCIA reconciliadora” e “um poder” que arranca o pecado.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

THE HOME MISSIONARY – 1º novembro 1893.
… “o espírito santo é o Confortador, como a presença pessoal de Cristo para a alma.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES – PÁG. 669 –
“ O Senhor sabe tudo sobre seus servos fieis que por Sua causa estão dormindo na prisão ou foram banidos para ilhas solitárias. Ele os conforta com Sua própria presença.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Não há Consolador como Cristo, tão terno e verdadeiro.” – REVIEW AND HERALD, 26/ 10/1897

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“O Salvador é o nosso Consolador, isto eu tenho provado que Ele é”. MANUSCRIPT RELEASES – Vol. 8 – Pág. 49

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Através da fé olhamos para Jesus, nossa fé rompe as sombras, e adoramos a Deus por Seu maravilhoso amor ao dar Jesus O CONSOLADOR.” – MANUSCRIPT RELEASE - Vol. 19 – Pág. 296, 297
Obs. As pessoas não entendem que Jesus é o Consolador. Pensam em um tal de “Deus Espírito Santo”. Mas só existe um mediador entre Deus e os homens - Jesus! Quem pode confortar e consolar senão Aquele que “em tudo foi tentado”?


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Porque as igrejas estão fracas hoje? - Veja:
A razão porque as igrejas estão débeis, fracas e prontas para a morte, é que o inimigo trouxe influências de uma natureza desencorajadora para repousar sobre as almas temerosas. Ele procurou tapar Jesus da visão deles como O Consolador, como o único que reprova, que adverte, que os admoesta, dizendo: “Este é o caminho, andai por ele”.REVIEW AND HERALD , 26/08/1890 – Paragrafo 1º.


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

"Ainda mais: Cristo é chamado o Verbo de Deus. João 1:1-3. É assim chamado porque Deus deu Suas revelações ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu Espírito que inspirou os profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como o Anjo de Jeová, o Capitão do exército do Senhor, o Arcanjo Miguel. Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas. Escrevendo à igreja cristã, diz o apóstolo Pedro que os profetas profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir". I Ped. 1:10 e 11. É a voz de Cristo que nos fala através do Antigo Testamento. "O testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia." Apoc. 19:10. Patriarcas e Profetas pg. 366

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Profetas pg. 366
Ele foi destemido reprovador do pecado. Enquanto pregava ao povo de seu tempo o amor de Deus em Cristo, e insistia com eles para abandonarem seus maus caminhos, censurava a iniqüidade prevalecente, e advertia os homens de sua geração de que o juízo cairia sobre o transgressor. Era o Espírito de Cristo que falava por meio de Enoque; aquele Espírito se manifesta não somente em expressões de amor, compaixão e rogos; não são somente coisas agradáveis que são faladas pelos homens santos. Deus põe no coração e lábios de Seus mensageiros verdades penetrantes, incisivas como a espada de dois gumes. Patriarcas e Profetas pg.86

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

ESPÍTITO - DEFINIÇÃO


Ruach - Pneuma
No Antigo Testamento, a palavra hebraica ruach aparece 377 vezes e é traduzida como “vento”, “fôlego” ou “espírito” (Gen.8:1), “princípio vital” (Gen.6;17; 7:22), “coragem “ (Josué 2:11), “vitalidade” ou “força” (juizes 15:19, “disposição” (Isaías 54:6) e “caráter moral” (Ezequiel 11;19).

No Novo Testamento, a palavra grega pneuma é igualmente traduzida como “espírito ou respiração”.

Nem no Antigo nem no Novo Testamentos ruach ou pneuma se referem a alguma entidade inteligente capaz de existir independentemente do corpo.

Os conceitos de espírito e alma como são usualmente aceitos e divulgados pelo Espiritismo não são Bíblicos. Não fazem parte da Teologia Adventista.

A palavra Nephesh traduzida como “alma” nunca se refere a um centro indestrutível do ser.

-Os membros da IASD que não perceberam isto, e chamam o Espírito Santo "uma Pessoa" e se enquadram justamente aí, tornaram-se " Espiritas"

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

OS DISCÍPULOS – SEUS CONCEITOS E EXPECTATIVAS DO CÉU.
Que fonte de alegria para OS DISCÍPULOS foi saber que tinham tal Amigo no Céu para interceder em seu favor! Por meio da visível ascensão de Cristo foram alterados todos os seu conceitos e expectativas do CÉU. Anteriormente, SEUS PENSAMENTOS SE HAVIAM DEMORADO NELE COMO UMA REGIÃO DE ESPAÇO ILIMITADO, HABITADA POR ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA. Agora o Céu estava relacionado com o conceito de Jesus, a quem haviam amado e reverenciado mais do que todos os outros, com quem haviam conversado e viajado, em quem haviam tocado, até mesmo no Seu corpo ressuscitado... O CÉU não podia mais parecer-hes UM ESPAÇO INDIFINIDO E IMCOMPREENSÍVEL, REPLETO DE ESPÍRITOS INTANGÍVEIS. Consideravam-no agora como seu futuro lar, em que seu amoroso Redentor estava preparando mansões para eles. - 3SP, 262 (1878). – EVENTOS FINAIS PÁGINA 247.

O conceito exposto no texto acima (ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA e ESPÍRITOS INTANGÍVEIS) é o conceito que a IASD está usando hoje para definir a palavra ESPÍRITO para explicar a doutrina da Trindade! Puro Espiritismo!

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

• ENCICLOPÉDIAS - TRINDADE

• A The New Encyclopædia Britannica (A Nova Enciclopédia Britânica), 1985, Micropædia, Volume 11, página 928, diz sob o assunto Trindade: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita, como tal, aparecem no Novo Testamento, e nem Jesus ou seus seguidores tencionaram contradizer o Shemá do Velho Testamento: ‘Ouve, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, é um só Senhor.’ (Deut. 6:4)” Essa enciclopédia diz também: “A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias. . . . O Concílio de Nicéia, em 325, declarou a fórmula decisiva para essa doutrina em sua confissão que o Filho é ‘da mesma substância . . . que o Pai, embora dissesse muito pouco sobre o Espírito Santo. . . . Por volta do fim do 4.° século . . . a doutrina da Trindade assumiu substancialmente a forma que desde então tem conservado

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica), 1967, Volume 14, página 299, reconhece: “A formulação de um só Deus em três Pessoas’ não foi solidamente estabelecida, certamente não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4.° século. . . . Entre os Pais Apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente, que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Assim, a doutrina da Trindade não é bíblica, mas foi oficialmente adotada no Concílio de Nicéia, no ano 325 EC. Essa doutrina incorporou uma idéia pagã que se originara muito antes nos antigos Babilônia e Egito, e era também adotada em outras terras. O historiador Will Durant disse em The Story of Civilization: Part III (A História da Civilização: Parte III), página 595: “O cristianismo não destruiu o paganismo; adotou-o. . . . Do Egito vieram os conceitos duma trindade divina.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Em An Encyclopedia of Religion (Uma Enciclopédia de Religião), editado por Vergilius Ferm, 1964, nas páginas 793 e 794, sob a palavra “tríade” estão alistadas as trindades das religiões babilônica, budista, hindu, nórdica, taoísta e outras, bem como as da cristandade. Como exemplo, diz que na Índia, “a grande Tríade inclui Brama, o Criador, Vixenu, o Preservador, e Xiva, o Destruidor. Esses representam o ciclo da existência como a tríade babilônica de Anu, Enlil e Ea representam os materiais da existência, o ar, a água, a terra.”
No Museu Britânico, em Londres, há artefatos que mostram antigas trindades, como Ísis, Harpócrates e Néftis, do Egito. Uma publicação do Departamento de Antiguidades Medievais e Posteriores, do museu, diz o seguinte, como estava inscrito em jóias antigas: “[Lado] obverso, os deuses egípcios Hórus-Bait (cabeça de falcão), Buto-Aquori (a cobra), e Hator (cabeça de rã). [Lado] reverso, o verso grego ‘Um Bait, um Hator, um Aquori; o poder desses é um só. Salve! pai do mundo, salve! deus triforme!’ Os deuses são assim identificados como três manifestações dum poder único, provavelmente o deus-sol.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO (correspondência à um amigo)

A palavra "Espírito", como você pôde perceber na mensagem que lhe mandei, não se enquadra em nenhuma definição que traduza "uma parte inteligente, uma entidade, separada do corpo". Se não é uma parte inteligente separada do corpo, quando se diz que tem personalidade, diz-se na verdade que tem características próprias de uma pessoa. Aí entra o tal do sentido figurado, que você tanto se referiu no seu texto. Mas ele (o Espírito Santo) não sendo uma pessoa, e tendo qualidades de como quem fosse tal, o que entendemos? Se Ele (o Espírito) procede do Pai, procede também do Filho, sendo Eles (o Pai e o Filho) inteligentes e gloriosos, é claro que toda emanação e poder que procede Deles (o Pai e o Filho) é algo de muita inteligência e glória, com características Deles. Nem poderia ser diferente. Não tem possibilidade de o Espírito ser medíocre! É a expansão do pensamento ativo deles, do Pai e do Filho, PERSONALIDADE FORTE.
O Espírito Santo existe, é bíblico, e é dado para a edificação da Igreja.Mas não é o que você pensa.

E é bom lembrar:
A Sra. White aconselha a não definir "o que seja" o Espírito Santo. Ela não diz "quem seja", portanto não passou nem de longe, a vontade de definir o Espírito Santo como "alguem" (uma pessoa diferente de Cristo).


Lembrando ainda a análise morfológica que aprendemos na Escola Primária para classificar as palavras. Você se lembra?
- Substantivo próprio ou comum, singular ou plural, primitivo ou derivado... e assim classificávamos as palavras. Usando esta regra básica do Português, observe a diferença destas duas palavras: PERSONA e PERSONALIDADE:

PERSONA= Substantivo Primitivo.
PERSONALIDADE= Substantivo Derivado. (deriva de “persona”, óbvio!). Funciona praticamente como um “adjetivo”. São “características ou qualidades” de uma “persona”. Mas “não é uma persona= “pessoa”. Esquecendo-se desta regra elementar de Português, estão querendo fazer os incautos crerem na palavra com sentido trocado.
Querem afirmar que quando a Sra. White afirma que o “Espírito Santo tem personalidade” ela estaria afirmando que “o Espírito Santo é uma Pessoa”.Absurdo!

Urso10000@gmail.com