quinta-feira, 5 de junho de 2008

Divindade - Parte IV


Hoje infelizmente existem diversas pessoas que não acreditam na Trindade e cometem alguns erros básicos em relação o que a Bíblia diz.

A confusão que fazem dos textos da Bíblia é gritante. Um princípio básico da interpretação da Bíblia é que não podemos isolar um texto de seu contexto, ou seja, você não pode utilizar um versículo bíblico isoladamente, e desprezar todo o restante que as Escrituras ensinam sobre o assunto.

O Espírito Santo não é uma energia impessoal*

Há uma grande confusão feita entre o Espírito Santo e uma energia, poder, força, etc. No entanto a Bíblia deixa bem clara a diferença entre Pneuma Hagios (O Espírito Santo) e dinamis (poder, milagre, sinais, força, etc.).

Em Zac. 4:6, por exemplo, na tradução grega da LXX (Septuaginta, a tradução do AT para o grego, usada nos tempos de Jesus), afirma-se que a obra de Deus não será feita por força (do grego dinamei megalou = grande força) nem por violência, mas pelo meu Espírito (grego pneuma). Isto é, o Espírito do Senhor dos Exércitos, conforme a Bíblia hebraica e a versão grega judaica, é diferente de poder, força, energia. Sua presença significa poder, mas Ele é um ser pessoal.

Em Atos 1:6-8 (especialmente o v. 8) é esclarecido que o poder (dinamis) vem com o Espírito, pois Ele é o portador do poder: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (v. 8). Note que nesse trecho, mais uma vez, aparecem três pessoas: o Senhor Jesus sendo inquirido pelos discípulos (v. 6); o Pai (v. 7) e o Espírito Santo que ao vir lhes daria poder. Uma passagem trinitária a mais que demonstra que o Espírito Santo não é apenas um nome para uma energia impessoal, mas Ele é REALMENTE um Ser pessoal e Divino.

Em Atos 10:38 há outra passagem que dá ênfase na diferença entre a pessoa do Espírito Santo e força, poder, energia. Mais uma nova passagem trinitária que diz o seguinte:

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele".

Nessa passagem percebe-se CLARAMENTE as três Pessoas. Aqui Jesus é ungido com o Espírito Santo, uma alusão ao óleo da unção no AT, “e” (grego kai = e, conjunção aditiva) com poder. Isto é, além da presença do Espírito Santo, Jesus recebeu poder. Se o Espírito Santo fosse sinônimo de poder, como sendo a mesma coisa, não teria sentido dizer que Deus o ungiu com “poder e poder”. As palavras, o contexto e a gramática parecem deixar claro que não é correto dizer que o Espírito Santo é apenas outro "nome" para energia, poder.

Várias outras passagens esclarecem mais o ponto em questão, como 2Cor. 6:6, 7; que faz uma relação das características do ministério do apóstolo Paulo (v. 4). No verso 6 ele afirma que uma das características que recomendam o seu ministério é a presença do Espírito Santo e no verso 7 ele apresenta outra característica apostólica: o poder de Deus (do grego dinamei theou), portanto, dois elementos diferentes.

A passagem de 1Ts 1: 3-5, especialmente o v. 5, também menciona as três Pessoas da Trindade e ajuda a distinguir o Espírito Santo de poder, energia. Nessas passagens aparecem Deus Pai e Jesus (v. 3) e o Espírito Santo (v. 5). Neste último versículo se declara a distinção entre poder e o Espírito Santo com a expressão “em poder, no Espírito Santo”. Poder e Espírito Santo são dois, não o mesmo, separados pela expressão “e em”.

Também mencionamos Heb. 2:3-4, destacando que a palavra "milagre" é a mesma palavra grega para "poder" (dinamis). Assim, Deus manifestou Seu poder e (kai = e, aditiva) concedeu Seu Espírito Santo. Hebreus 6:4-6 também dá ênfase semelhante. O cristão se torna, pela conversão, participante (companheiro) no Espírito Santo, conforme o verso 4. Já no verso 5 é dito que provamos a “boa palavra" e os poderes do mundo vindouro”. Há uma forma diferente, segundo esta passagem, de se relacionar com o poder “provando-o” (grego geusoménos = como alimento, percepção, experiência) e com o Espírito sendo “parceiro” (grego metókous geneténtas = tornar-se participante) como sócio, amigo.

Finalmente, veja-se 1Pedro 1:2, onde as três Pessoas também aparecem com ações pessoais e distintas. A presciência de Deus; a santificação do Espírito e a aspersão do sangue de Jesus. O texto lido até o verso 5 mostra neste último versículo que o poder é uma ação de Deus, como outros dons, para guardar o crente na fé, e é distinto do Espírito Santo. A expressão “poder de Deus” não significa que Deus seja impessoal, como também a frase “poder do Espírito” relacionada ao Espírito Santo não quer negar Sua personalidade.

Portanto, não há razão bíblica para confundir o Espírito Santo, o Consolador, com uma energia impessoal.

Os panteístas (que crêem que Deus está em tudo) fazem o mesmo com Deus, o Pai, usando muitos argumentos semelhantes aos que são usados pelos que tentam tornar o Espírito Santo uma mera força energética. Embora buscando expressões bíblicas, para provar o contrário, o texto bíblico deixa evidente que tanto o Pai como o Espírito Santo são Pessoas.

* Adaptado de artigo do Pr. Demóstenes Neves, SALT-IAENE.


Em breve estudaremos outros pontos da doutrina bíblica da Trindade.



"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Cor. 13:13).

24 comentários:

Pereira disse...

JESUS É DEUS?
A palavra “Deus”, na Biblia, nem sempre tem o significado de “Pai Criador Eterno”, “Jeová”, ou um “nome próprio”, como alguns querem nos fazer crer. Na verdade é um pronome de tratamento e não um substantivo próprio como se referisse a alguma pessoa especificamente quando o termo é usado. Para confirmar isto note as seguintes passagens da Escritura Sagrada:
MOISES – Exodo 7: 1 – Então disse o Senhor a Moises: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.
Á RESPEITO DE PESSOAS CONSAGRADAS – Salmos 82:6 – Eu disse: Vós dois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
JESUS CONFIRMANDO A INFORMAÇÃO – João 10:33-36 – Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sento tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse? Sois deuses?: Pois, se a lei chamou deuses Àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
É bom que fique claro que a palavra “Deus” não significa sempre Criador (O Pai), tão somente, mas estabelece também “Nível” ou Status”, como vimos anteriormente e pode se referir a pessoas especiais.
O que não podemos jamais, é confundi-los com o Pai, ou usar passagens ou criar jogo de palavras ou montar doutrinas, ocultando informações e suprimindo a clareza que a Escritura Sagrada nos passa como um todo, tentando estabelecer a doutrina da Trindade.
Assim entendendo, é fácil harmonizar e comprender passagens das escrituras como Hebreus 1:8: -Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos.
*** Alguns tentam desqualificar a informação que Jesus nos dá em João-10: 33-36 (citada acima) quando Jesus quando Ele cria uma linearidade da palavra “deus” e diz ... se a lei chamou deuses Àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida... Será que teriam coragem de contradizer Jesus “cara a cara” e afirmar: - Sinto muito Mestre, mas Você está equivocado...?

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

ESTES TRÊS SÃO UM
I JOÃ 5:7 e 8 – Pois há três que dão testemunho : o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito. – Versão João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada no Brasil.
Observação: - Note os colchetes < e >
Na apresentação do Novo Testamento da Versão acima citada contém a seguinte observação:
“Todo conteúdo entre colchetes é matéria da Tradução de Almeida, que não se encontra no texto grego adotado”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

JOÃO:-8:42 - Disse-Lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai certamente Me amaríeis, pois eu saí e vim de Deus; não vim de Mim mesmo, mas Ele me enviou .
OBS.: Está claro nesta passagem a "filiação" de Jesus. Mas, como diz o ditado:"O pior cégo é aquele que não quer ver".

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Pereira disse...

O eterno Pai, Aquele que é imutável, deu Seu único Filho, nascido Dele, retirado do Seu seio, Aquele que foi feito a expressa imagem de Sua pessoa e enviado à terra para revelar o quanto ele ama a raça humana. Adventist Review and Sabath Herald 07/09/1895

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Pereira disse...

JOÃO 5: 26 - diz que a vida de Jesus foi uma "CONCESSÃO do Pai".

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Pereira disse...

E não é só isso que foi CONCEDIDO à Jesus. Veja o seguinte texto de ME - l ,2° parágrafo, pág.302: "Cristo "FOI INVESTIDO" do direito de "CONCEDER" a imortalidade. A vida que Ele depusera como homem, Ele reassumiu e concedeu aos homens”.

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Pereira disse...

JESUS JUÍZ - E nos mandou pregar ao povo,e testificar que Ele (Jesus) é O QUE “POR DEUS” FOI CONSTITUÍDO JUIZ dos vivos e dos mortos. Atos 10:42.

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Pereira disse...


TESTEMUNHO DE ESTEVÃO – Mas ele, esta do cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus. E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55-56. - - - - - Pergunta aos trinitarianos que confundem Jesus com o Pai: - Alguém pode estar à direita de si mesmo?


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Pereira disse...

A Hierarquia no Céu
“Lúcifer, no Céu, antes de sua rebelião foi um elevado e exaltado anjo, o primeiro em honra depois do amado Filho de Deus... O grande Criador convocou os exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai então fez saber que, por Sua própria decisão, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua própria presença. A palavra do Filho devia ser obedecida tão prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar os exércitos celestiais. Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela.” História da Redenção, pág. 13-14

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Pereira disse...

O PRIMEIRO DEPOIS DE CRISTO

Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem" (Gên. 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ser consultado sobre a formação do homem, e porque não o foi, encheu-se de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus. Primeiros Escritos pg145
-Havendo trindade, o terceiro (o primeiro depois de Cristo), não deveria ser o "Deus Espírito Santo"?


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Pereira disse...

A Criação da Terra – Pai e Filho!
“Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle.” História da Redenção, pág. 14-15

-Só dois na criação (Pai e Filho). E andam ensinando que havia um "terceiro"...

Pereira disse...

“Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que Eu” – JOÃO 14:28


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Pereira disse...

“ Mas é para que o mundo saiba que Eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou.” – JOÃO 14:31

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Pereira disse...

“Todas as questões sobre a verdade e o erro no prolongado conflito são agora esclarecidas. A justiça de Deus acha-se plenamente justificada. Perante o Universo foi apresentado claramente o grande sacrifício feito pelo Pai e o Filho em prol do homem.” História da Redenção, pág. 427

-Só "dois" empenhados na Criação!

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Pereira disse...

“Grande foi a ira de Satanás quando viu que toda a crueldade que havia levado os judeus a infligirem a Jesus, não provocara dEle a menor murmuração. Posto que Ele tivesse tomado sobre Si a natureza do homem, foi sustentado por uma força divinal, e não Se afastou na mínima coisa da vontade de Seu Pai.” História da Redenção, pág. 219


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Pereira disse...

JESUS ADORAVA AO SEU PAI
Vede o Filho de Deus curvado em adoração a Seu Pai! Conquanto seja o Filho de Deus, robustece Sua fé por meio da prece, e mediante a comunhão com o Céu traz a Si mesmo força para resistir ao mal e ministrar às necessidades dos homens. Atos dos Apóstolos - página 56 - 1° parágrafo.

-Se são "co-iguais",Jesus não pode adorar ao Pai.

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Pereira disse...

I-CORINTIOS 15:24: DEPOIS VIRÁ O FIM, QUANDO TIVER ENTREGADO O REINO A DEUS, AO PAI, E QUANDO HOUVER ANIQUILADO TODO IMPÉRIO, E TODA A POTESTADE E FORÇA.
PORQUE CONVÉM QUE REINE ATÉ QUE HAJA POSTO A TODOS OS INIMIGOS DEBAIXO DE SEUS PÉS. ORA, O ÚLTIMO INIMIGO QUE HÁ DE SER ANIQUILADO É A MORTE. PORQUE TODAS AS COISAS SUJEITOU DEBAIXO DE SEUS PÉS. MAS, QUANDO DIZ QUE TODAS AS COISAS LHE ESTÃO SUJEITAS, CLARO ESTÁ QUE SE EXCETUA AQUELE QUE LHE SUJEITOU TODAS AS COISAS. E QUANDO TODAS AS COISAS LHE ESTIVEREM SUJEITAS, ENTÃO TAMBÉM O MESMO FILHO SE SUJEITARÁ AQUELE QUE TODAS AS COISAS LHE SUJEITOU, PARA QUE DEUS SEJA TUDO EM TODOS.

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Pereira disse...

O Pai ressuscita seu amado Filho
“Então o anjo dos Céus, com uma voz que fez a terra tremer, bradou: "Filho de Deus, Teu Pai Te chama! Sai!" A morte não mais poderia ter domínio sobre Ele. Jesus ressurgiu dos mortos, qual vencedor triunfante.” História da Redenção, pág. 231

-Quem ensinar que Jesus se "auto-ressuscitou", está ensinando mentiras!

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Pereira disse...

Cristo recebeu Poder do Pai para dar aos Discípulos
(Maria) “Ela estava familiarizada com as inflexões daquela voz querida, e prontamente respondeu: "Mestre!" (João 20:16) e, em sua alegria, ia abraçá-Lo; Jesus, porém, disse: "Não Me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai, mas vai para Meus irmãos, e dize-lhes que Eu subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus." João 10:17... Anjos assemelhando-se a uma nuvem, rodearam o Filho de Deus, e ordenaram que as portas eternas se levantassem, para que o Rei da glória entrasse. Vi que enquanto Jesus estava com aquele brilhante exército celestial, na presença de Deus, e cercado de glória, não Se esquecera dos discípulos sobre a Terra, mas de Seu Pai recebeu poder, a fim de que pudesse voltar e comunicá-lo a eles. No mesmo dia Ele voltou e mostrou-Se a Seus discípulos. Permitiu-lhes então que Lhe tocassem, pois tinha ascendido ao Pai e recebera poder.” História da Redenção, pág. 235-236


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Pereira disse...

“Os anjos associaram-se a Adão e Eva em santos acordes de harmoniosa música, e como seus cânticos ressoassem cheios de alegria pelo Éden, Satanás ouviu o som de suas melodias de adoração ao Pai e ao Filho.” História da Redenção, pág. 31

-Não tem adoração ao "Deus Espírito Santo"?

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Pereira disse...

eremos a Deus Pai e a seu Filho face a face no Céu
“A glória de Deus e do Cordeiro inunda a santa cidade, com luz imperecível. Os remidos andam na glória de um dia perpétuo, independente do Sol. "Nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor." Apoc. 21:22. O povo de Deus tem o privilégio de entreter franca comunhão com o Pai e o Filho. "Agora vemos por espelho em enigma." I Cor. 13:12. Contemplamos a imagem de Deus refletida como que em espelho, nas obras da natureza e em Seu trato com os homens; mas então O conheceremos face a face, sem um véu obscurecedor de separação. Estaremos em Sua presença, e contemplaremos a glória de Seu rosto.” História da Redenção, pág. 432

Pergunta: - Não tem um “Deus Espírito Santo” para ser adorado no Céu? Porque o trono de Deus no Céu, só tem dois lugares (vêr Apocalípse 5)?


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Pereira disse...

“Vi um trono, e assentados nele estavam o Pai e o Filho. Contemplei o semblante de Jesus e admirei Sua adorável pessoa. Não pude contemplar a pessoa do Pai, pois uma nuvem de gloriosa luz O cobria. Perguntei a Jesus se Seu Pai tinha a mesma aparência que Ele. Jesus disse que sim, mas eu não poderia contemplá-Lo, pois disse: "Se uma vez contemplares a glória de Sua pessoa, deixarás de existir." Perante o trono vi o povo do advento - a igreja e o mundo. Vi dois grupos, um curvado perante o trono, profundamente interessado, enquanto outro permanecia indiferente e descuidado. Os que estavam dobrados perante o trono ofereciam suas orações e olhavam para Jesus; então Jesus olhava para Seu Pai, e parecia estar pleiteando com Ele. Uma luz ia do Pai para o Filho e do Filho para o grupo em oração. Vi então uma luz excessivamente brilhante que vinha do Pai para o Filho e do Filho ela se irradiava sobre o povo perante o trono. Mas poucos recebiam esta grande luz. Muitos saíam de sob ela e imediatamente resistiam-na; outros eram descuidados e não estimavam a luz, e esta se afastava deles. Alguns apreciavam-na, e iam e se curvavam com o pequeno grupo em oração. Todo este grupo recebia a luz e se regozijava com ela, e seu semblante brilhava com glória.” Primeiros Escritos, pág. 54-55

Pergunta: Qual é a forma do espírito santo? Sendo uma pessoa, é um ser amorfo e gasoso, que permeia todo o Universo? É o único jeito de estar em todo o lugar ao mesmo tempo, sendo uma pessoa! Mas isto é Panteísmo!!!!! A trindade é panteísta!
Exatamente o que a IASD está defendendo hoje (não era assim), Espiritismo e Panteismo!



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Pereira disse...

OS DISCÍPULOS – SEUS CONCEITOS E EXPECTATIVAS DO CÉU.
Que fonte de alegria para OS DISCÍPULOS foi saber que tinham tal Amigo no Céu para interceder em seu favor! Por meio da visível ascensão de Cristo foram alterados todos os seu conceitos e expectativas do CÉU. Anteriormente, SEUS PENSAMENTOS SE HAVIAM DEMORADO NELE COMO UMA REGIÃO DE ESPAÇO ILIMITADO, HABITADA POR ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA. Agora o Céu estava relacionado com o conceito de Jesus, a quem haviam amado e reverenciado mais do que todos os outros, com quem haviam conversado e viajado, em quem haviam tocado, até mesmo no Seu corpo ressuscitado... O CÉU não podia mais parecer-hes UM ESPAÇO INDIFINIDO E IMCOMPREENSÍVEL, REPLETO DE ESPÍRITOS INTANGÍVEIS. Consideravam-no agora como seu futuro lar, em que seu amoroso Redentor estava preparando mansões para eles. - 3SP, 262 (1878). – EVENTOS FINAIS PÁGINA 247.

O conceito exposto no texto acima (ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA e ESPÍRITOS INTANGÍVEIS) é o conceito que a IASD está usando hoje para definir a palavra ESPÍRITO para explicar a doutrina da Trindade! Puro Espiritismo!



Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“As Escrituras indicam claramente a relação entre Deus e Cristo, apresentando com igual clareza a personalidade e individualidade de cada um. A unidade que existe entre Cristo e Seus discípulos não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são um.” A CIENCIA DO BOM VIVER - PÁGINAS ,421 – 422
-Bem diferente da atual fé Adventista que afirma que são “três em um”!

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