quinta-feira, 5 de junho de 2008

Divindade - Parte V


É mesmo impressionante como as pessoas se apegam em argumentos frágeis para tentarem fundamentar um questionamento teológico.

Este tipo de situação é visto com freqüência entre os que dizem não crer na doutrina bíblica da Trindade.

Uma pergunta, certa vez apresentada, foi a seguinte (baseada em João 10:30):
"Por que Jesus não disse: Eu, o Pai e o Espírito Santo somos um"?

Este verso de João 10:30 foi até usado como título de um conhecido livro anti-trinitariano divulgado no meio Adventista brasileiro.

A resposta para esta pergunta é muito simples...*

Primeiro, porque o capítulo 10 do evangelho de João está tratando de um debate entre Jesus e os Judeus sobre se Ele era o Messias. Não se tratava de um questionamento sobre as Pessoas da Divindade, mas se Jesus era ou não enviado pelo Pai. O contexto da passagem deixa isso muito claro.

Segundo, se desejarmos saber a natureza e missão do Espírito Santo, os capítulos a pesquisar terão que ser outros: 14, 15 e 16. Neles se declara que o Espírito Santo é "outro" Consolador (a palavra aqui traduzida por "outro" vem do grego ALLÓS , que significa "outro igual", "da mesma natureza". Diferente de HETERÓS, que significa outro "diferente", por exemplo: "heterossexual" - aquele que é atraído por "outro" ser do sexo oposto).

Nestes capítulos o Espírito Santo ainda é chamado de "Ele", "Aquele" (do grego EKEINÓS, que é um pronome PESSOAL, MASCULINO, SINGULAR, conforme a gramática grega).

Também é dito que a obra do Espírito Santo seria mais ampla (todo mundo), mais profunda (dentro de vós) e mais duradoura (para sempre) do que a de Jesus. O próprio Jesus também disse que o Espírito Santo seria mais "conveniente" do que Ele próprio ("convém-vos que eu vá..." - "convém" é a tradução do grego SUNFEREI, que significa "vantajoso", "lucrativo"). Veja como fica ridícula a afirmação de que o Espírito Santo é o próprio Jesus! É como se Ele disse que Ele tinha que ir porque seria melhor que Ele voltasse para os discípulos! Como é possível acreditar em algo tão absurdo?!

É também um absurdo (ou, no mínimo, ingênuo) perguntar por que Deus não disse isso ou aquilo em determinada parte da Bíblia. O que devemos fazer é aceitar o que Ele diz, não importando em que parte da Bíblia esteja.

Uns dizem assim:
- Onde aparece a palavra "Trindade" na Bíblia?

Alguém, usando este mesmo tipo de argumento, poderia dizer:
- Por que o nome de Deus não é mencionado no livro de Ester? Será que o autor não cria em Deus?
Isso é mera especulação.

Mas um descrente teimoso desafiaria:
- Mostre-me o nome "Jesus" no AT e "Jeová" no livro de Ester que eu crerei no Cristianismo.

Outro poderia dizer:
- Mostre-me onde a Bíblia apresenta a palavra "cigarro", condenando-o, e eu deixarei de fumar.

Ainda outro:
- Diga-me onde aparece a repetição do mandamento proibindo as imagens no NT, e eu deixarei de adorar (venerar?) meu santinho.

Outros ainda dizem:
- Mostre-me o nome de Ellen White na Bíblia e eu acreditarei que ela é uma profetisa.

Essas pessoas NÃO QUEREM crer, e procuram a "verdade" que precisam nos lugares onde sabem que ela não está. Além do mais, desprezam TODAS as outras claras evidências onde ela está, de forma nítida.

“Buscai, e achareis...”, é o conselho de Cristo.

Para compreender a unidade do Espírito Santo com o Pai e o Filho, basta ler as passagens onde os três aparecem juntos, e ainda sendo colocados com os mesmos atributos (qualidades) e prerrogativas (direitos). Algumas postagens anteriores eu coloquei uma extensa lista dessas passagens para o pesquisador sincero verificar.

* Adaptado de material do Pr. Demóstentes Neves, SALT-IAENE.




"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Cor. 13:13).

29 comentários:

Anônimo disse...

saudacoes, gostaria de comentar sua resposta: O assunto em lide esta correto, correto tambem o seu raciocinio, so nao se aplica sempre ao resto que diz a biblia por exemplo:apocalipse 5: 13 e 14 "Entao ouvi que toda criatura que esta no ceu, e na terra e no mar, e a todas as coisas que neles ha dizerem: Ao que esta assentado sobre o trono (Deus o Pai) e ao Cordeiro (o Filho de Deus) seja o louvor, e a honra, e a gloria e o poder para todo sempre . Pergunta; Qual é a explicacao para a ausencia do espirito santo neste texto ( quero ver qual sera a explicacao para este verso)

Cohen disse...

saudacoes, gostaria de comentar sua resposta: O assunto em lide esta correto, correto tambem o seu raciocinio, so nao se aplica sempre ao resto que diz a biblia por exemplo:apocalipse 5: 13 e 14 "Entao ouvi que toda criatura que esta no ceu, e na terra e no mar, e a todas as coisas que neles ha dizerem: Ao que esta assentado sobre o trono (Deus o Pai) e ao Cordeiro (o Filho de Deus) seja o louvor, e a honra, e a gloria e o poder para todo sempre . Pergunta; Qual é a explicacao para a ausencia do espirito santo neste texto ( quero ver qual sera a explicacao para este verso)

Pereira disse...

PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO (correspondência à um amigo)

A palavra "Espírito", como você pôde perceber na mensagem que lhe mandei, não se enquadra em nenhuma definição que traduza "uma parte inteligente, uma entidade, separada do corpo". Se não é uma parte inteligente separada do corpo, quando se diz que tem personalidade, diz-se na verdade que tem características próprias de uma pessoa. Aí entra o tal do sentido figurado, que você tanto se referiu no seu texto. Mas ele (o Espírito Santo) não sendo uma pessoa, e tendo qualidades de como quem fosse tal, o que entendemos? Se Ele (o Espírito) procede do Pai, procede também do Filho, sendo Eles (o Pai e o Filho) inteligentes e gloriosos, é claro que toda emanação e poder que procede Deles (o Pai e o Filho) é algo de muita inteligência e glória, com características Deles. Nem poderia ser diferente. Não tem possibilidade de o Espírito ser medíocre! É a expansão do pensamento ativo deles, do Pai e do Filho, PERSONALIDADE FORTE.
O Espírito Santo existe, é bíblico, e é dado para a edificação da Igreja.Mas não é o que você pensa.

E é bom lembrar:
A Sra. White aconselha a não definir "o que seja" o Espírito Santo. Ela não diz "quem seja", portanto não passou nem de longe, a vontade de definir o Espírito Santo como "alguem" (uma pessoa diferente de Cristo).


Lembrando ainda a análise morfológica que aprendemos na Escola Primária para classificar as palavras. Você se lembra?
- Substantivo próprio ou comum, singular ou plural, primitivo ou derivado... e assim classificávamos as palavras. Usando esta regra básica do Português, observe a diferença destas duas palavras: PERSONA e PERSONALIDADE:

PERSONA= Substantivo Primitivo.
PERSONALIDADE= Substantivo Derivado. (deriva de “persona”, óbvio!). Funciona praticamente como um “adjetivo”. São “características ou qualidades” de uma “persona”. Mas “não é uma persona= “pessoa”. Esquecendo-se desta regra elementar de Português, estão querendo fazer os incautos crerem na palavra com sentido trocado.
Querem afirmar que quando a Sra. White afirma que o “Espírito Santo tem personalidade” ela estaria afirmando que “o Espírito Santo é uma Pessoa”.
Absurdo! Veja a ilustração abaixo do que acabamos de expôr aqui:

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

OS DISCÍPULOS – SEUS CONCEITOS E EXPECTATIVAS DO CÉU.
Que fonte de alegria para OS DISCÍPULOS foi saber que tinham tal Amigo no Céu para interceder em seu favor! Por meio da visível ascensão de Cristo foram alterados todos os seu conceitos e expectativas do CÉU. Anteriormente, SEUS PENSAMENTOS SE HAVIAM DEMORADO NELE COMO UMA REGIÃO DE ESPAÇO ILIMITADO, HABITADA POR ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA. Agora o Céu estava relacionado com o conceito de Jesus, a quem haviam amado e reverenciado mais do que todos os outros, com quem haviam conversado e viajado, em quem haviam tocado, até mesmo no Seu corpo ressuscitado... O CÉU não podia mais parecer-hes UM ESPAÇO INDIFINIDO E IMCOMPREENSÍVEL, REPLETO DE ESPÍRITOS INTANGÍVEIS. Consideravam-no agora como seu futuro lar, em que seu amoroso Redentor estava preparando mansões para eles. - 3SP, 262 (1878). – EVENTOS FINAIS PÁGINA 247.

O conceito exposto no texto acima (ESPÍRITOS SEM SUBSTÂNCIA e ESPÍRITOS INTANGÍVEIS) é o conceito que a IASD está usando hoje para definir a palavra ESPÍRITO para explicar a doutrina da Trindade! Puro Espiritismo!

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

ESPÍTITO - DEFINIÇÃO


Ruach - Pneuma
No Antigo Testamento, a palavra hebraica ruach aparece 377 vezes e é traduzida como “vento”, “fôlego” ou “espírito” (Gen.8:1), “princípio vital” (Gen.6;17; 7:22), “coragem “ (Josué 2:11), “vitalidade” ou “força” (juizes 15:19, “disposição” (Isaías 54:6) e “caráter moral” (Ezequiel 11;19).

No Novo Testamento, a palavra grega pneuma é igualmente traduzida como “espírito ou respiração”.

Nem no Antigo nem no Novo Testamentos ruach ou pneuma se referem a alguma entidade inteligente capaz de existir independentemente do corpo.

Os conceitos de espírito e alma como são usualmente aceitos e divulgados pelo Espiritismo não são Bíblicos. Não fazem parte da Teologia Adventista.

A palavra Nephesh traduzida como “alma” nunca se refere a um centro indestrutível do ser.

-Os membros da IASD que não perceberam isto, e chamam o Espírito Santo "uma Pessoa" e se enquadram justamente aí, tornaram-se " Espiritas"

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

ESPÍRITO SANTO – O “PODER” QUE CRISTO COMUNICA:
É a graça que cristo implanta na alma, que cria no homem a inimizade contra Satanás. Sem esta graça que converte, e este poder renovador, o homem continuaria cativo de Satanás, com servo sempre pronto a executar-lhe as ordens. Mas o novo princípio na alma cria o conflito onde até então houvera paz. O PODER QUE CRISTO COMUNICA, habilita o homem a resitir ao tirano e usurpador. O Conflito dos Séculos, pág. 548 2º parágrafo.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Satanás conjuga todas as fôrças, e arremessa ao combate todo o seu poder. Por que não encontra ele maior resistência? Porque são os soldados de Cristo tão sonolentos e indiferentes? É porque entretêm tão pouca verdadeira comunhão com CRISTO; porque se acham tão destituídos de SEU ESPÍRITO! O pecado não lhes é repelente e aborrecível, como era a seu Mestre. O Grande Conflito pág. 549 - 2º parágrafo

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


Review and Herald 25/04/1906 – Sra. White comentando João 6 – “O consolador”
“Cristo aqui não está se referindo à Sua doutrina, mas à Sua pessoa, a divindade do Seu caráter.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

THE SOUTHERN WORK – 13/09/1898 – SRA. WHITE COMENTANDO “O CONFORTADOR” DE JOÃO 14.
“Que Cristo devia se manifestar a eles, e ainda estar invisível ao mundo, era um mistério para seus discípulos. Eles não podiam entender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual. Eles estavam pensando no externo, na manifestação visível. Eles não podiam se dar conta do fato de que podiam ter a presença de Cristo com eles, e ainda Ele ficar despercebido pelo mundo. Eles não entenderam o significado de uma manifestação espiritual. ”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

“Enquanto Jesus ministra no santuário em cima, Ele ainda é, por Seu espírito, o ministro da Igreja na Terra. Ele está afastado dos olhos do sentido, mas Sua promessa de despedida é cumprida,... “ veja, Eu estarei com vocês para sempre, até o fim do mundo. Mat. 28:20.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

REVIEW AND HERALD- 19/05/1904 – “ Cristo declarou que Sua subida, enviaria à Sua Igreja, como Seu glorioso presente, o Confortador, que tomaria Seu lugar.Este Confortador é o Espírito Santo, a alma de Sua vida,a eficácia de Sua Igreja, a luz e a vida do mundo. Com Seu Espírito, Cristo envia “UMA INFLUÊNCIA reconciliadora” e “um poder” que arranca o pecado.”

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

THE HOME MISSIONARY – 1º novembro 1893.
… “o espírito santo é o Confortador, como a presença pessoal de Cristo para a alma.”


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES – PÁG. 669 –
“ O Senhor sabe tudo sobre seus servos fieis que por Sua causa estão dormindo na prisão ou foram banidos para ilhas solitárias. Ele os conforta com Sua própria presença.”


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


“Não há Consolador como Cristo, tão terno e verdadeiro.” – REVIEW AND HERALD, 26/ 10/1897.


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


“O Salvador é o nosso Consolador, isto eu tenho provado que Ele é”. MANUSCRIPT RELEASES – Vol. 8 – Pág. 49

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


“Através da fé olhamos para Jesus, nossa fé rompe as sombras, e adoramos a Deus por Seu maravilhoso amor ao dar Jesus O CONSOLADOR.” – MANUSCRIPT RELEASE - Vol. 19 – Pág. 296, 297
Obs. As pessoas não entendem que Jesus é o Consolador. Pensam em um tal de “Deus Espírito Santo”. Mas só existe um mediador entre Deus e os homens - Jesus! Quem pode confortar e consolar senão Aquele que “em tudo foi tentado”?


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Porque as igrejas estão fracas hoje? - Veja:
A razão porque as igrejas estão débeis, fracas e prontas para a morte, é que o inimigo trouxe influências de uma natureza desencorajadora para repousar sobre as almas temerosas. Ele procurou tapar Jesus da visão deles como O Consolador, como o único que reprova, que adverte, que os admoesta, dizendo: “Este é o caminho, andai por ele”.REVIEW AND HERALD , 26/08/1890 – Paragrafo 1º.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

J.N. ANDREWS – DECLARA:

A doutrina da Trindade foi estabelecida na Igreja pelo Concílio de Nicéia em 325 AD. Essa doutrina destrói a personalidade de Deus, de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A forma infame como foi imposta à Igreja, aparece nas páginas da história eclesiástica, que cusa aos que acreditavam na doutrina orar de vergonha. ADVENTIST REVIEW, 06 DE MARÇO DE 1855.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

A Igreja será achada em Falta

"Não está distante o tempo em que a prova virá para cada alma. A marca da besta será instada sobre nós. Aqueles que, passo a passo, submeteram-se às exigências mundanas e se conformaram com os costumes mundanos não acharão difícil submeter-se às autoridades superiores, antes que se sujeitarem ao desprezo, insultos, ameaça de prisão e morte. A disputa é entre os mandamentos de Deus e os mandamentos dos homens. Neste tempo, o ouro será separado da escória na igreja. . . . A VOZ DA FIEL SENTINELA será ouvida: 'SAÍ DO MEIO DELA, não toqueis nada imundo; saí do meio dela; sede puros vós que levais os vasos do Senhor. A igreja não pode medir-se pelo mundo, nem pela opinião dos homens, NEM PELO QUE OUTRORA FOI. . . . A igreja será pesada nas balanças do santuário. Se o seu caráter moral e estado espiritual não corresponderem ao benefícios e bênçãos que Deus lhe tem conferido, ela será achada em falta". Testimonies, vol. 5, pág. 81-83.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

DR KELLOGG – CONFISSÃO :
“Até onde eu entendo sobre a dificuldade encontrada no ‘Templo Vivo’, é que a coisa toda pode ser resumida nesta questão: É O ESPÍRITO SANTO UMA PESSOA? Você diz que não. Eu tinha achado que a Bíblia dizia isto pelo fato de que o pronome pessoal ‘ele’ é usado em referência ao Espírito Santo. A irmã White usa o pronome ‘ele’ e mencionou em diversos textos que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Divindade. Como o Espírito Santo pode ser a terceira pessoa e não ser pessoa nenhuma, é difícil para eu enxergar.” J.H.Kellogg para G.I.Butler em 28 de outubro de 1903.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

CRÊR – DR KELLOG Desde o final do Concílio, eu senti que devia te escrever confidencialmente sobre os planos do Dr. Kellog para revisar e republicar O Templo Vivo, mas eu deixei a pressão do trabalho me impedir de fazer isso. Ontem à noite, nós recebemos a carta do doutor que me fez sentir que eu não deveria mais demorar para te escrever. Ele disse que por todo o tempo tinha se preocupado em saber como explicar o caráter de Deus e Sua relação com as obras criadas. Ele TEM CERTEZA DE QUE CRÊ APENAS NO QUE OS TESTEMUNHOS ensinam e no que o Dr. Waggoner e o pastor Jones pregam por anos; mas ele desconfiava que eles não expressaram o assunto de forma correta.
Então ele afirmou que suas antigas visões sobre a trindade o atrapalhavam de fazer uma declaração clara e absolutamente correta, e que POR UM CERTO MOMENTO ELE CREU NA TRINDADE, e achou que agora podia resolver a questão satisfatoriamente. ELE ME DISSE QUE AGORA CRÊ EM: DEUS O PAI, DEUS O FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO. E que agora ele entende que é o ESPÍRITO SANTO e não o Pai, que PREENCHE TODO ESPAÇO E TODAS AS COISAS VIVAS.” – CARTA DE A.G.DANIELLS PARA WILLIAN C. WHITE EM 29 DE OUTUBRO DE 1903 (ênfase suprida)

OBSERVAÇÃO= PORQUE ESTÃO ENSINANDO QUE O DR KELLOG ERA PANTEISTA, SE ELE MESMO CONFESSA QUE “ESTAVA CRENDO NA TRINDADE”? O PANTEISMO DERIVAVA DESTA CRENÇA. NOTE BEM O TEXTO:
“UM SER QUE ‘PREENCHE TODO ESPAÇO E TODAS AS COISAS VIVAS”.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Na "Adventist Review" (Revista Adventista) de 8 de novembro de 2001, o editor assistente Roy Adans escreveu um artigo no qual elogia os "relevantes" serviços prestados à igreja Adventista por Bert B. Beach. Na entrevista que Beach concedeu a Roy Adans, ele disse que o maior evento de sua vida foi sua assistência ao Concílio Vaticano II. Também disse que ele se vê como um "construtor de pontes" (entre a IASD e outras igrejas). Estas palavras também são de Beach: "Deveríamos ser especialmente cuidadosos quando falamos sobre "Igreja Católica", disse ele. "Deveríamos lidar com a teologia e os ensinamentos Católicos como eles emergiram do Concilio Vaticano II e dos documentos Contemporâneos da Igreja. Não deveríamos usar apenas citações do século dezenove ou mesmo anteriormente, nos dias do Concílio de Trento. Devemos estar seguros de que o que dizemos que eles estão ensinando é de fato assim".
Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O doutor Alberto Rivera no primeiro fascículo da Série Alberto, na página 28, escreve entre outras coisas: O primeiro grupo Protestante infiltrado pelos Jesuítas foram os Adventistas do 7° Dia. Depois se moveram para os Batistas, Metodistas, Presbiterianos, Luteranos, etc... até que todos eles foram infiltrados, incluindo os Mórmons e Testemunhas de Jeová. Todos os Seminários, Universidades e Colégios foram os próximos. Os Jesuítas dirigiram a Ação Católica Jovem, Legião de Maria e os Cavaleiros de Colombo os quais realizaram esta tarefa.

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

O Decreto sobre o Ecumenismo: Professem todos os cristãos, diante do mundo inteiro, a sua fé em Deus uno e trino, no filho de Deus encarnado, nosso Redentor e Senhor... todos os homens sem exceção são chamados a esta obra comum.... Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 133-134- A Voz do Papa - 3º Edição 2004

Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

Os que crêem em Cristo e foram devidamente batizados (na trindade) mantêm comunhão, embora imperfeita, com a Igreja
católica. CONCILIO ECUMÊNICO VATICANO 2 - DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO - SOBRE O ECUMENISMO - Página 13


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

A Troca do Sábado pelo Domingo na Igreja

"Diz o grande enganador . . . 'o sábado é a grande questão que decidirá o destino das almas. Devemos exaltar o sábado de nossa criação. Temos feito com que seja aceito tanto pelos mundanos como pelos membros da igreja; agora a igreja precisa ser levada a unir-se ao mundo em seu apoio . . . deixar de lado a razão e o temor a Deus, e seguir o costume e a tradição". Spirit of Prophecy, vol. 4, pág. 337-338 (O Grande Conflito original de 1884).
http://egwdatabase.whiteestate.org/nxt/gateway.dll/egw-comp/section00000.htm/book05012.htm/chapter05041.htm


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...

"O Senhor tem uma controvérsia com seu povo professo nestes últimos dias. Nesta controvérsia, homens em posição de responsabilidade tomarão um curso diretamente oposto àquele seguido por Neemias... Em igrejas e em grandes concentrações ao ar livre ministros irão instar com o povo a necessidade de guardar o “primeiro dia da semana”. (Ellen White, Adventist - Rewiew and Sabbath Herald, Volume 61, #12, Tuesday, March 18, 1884: ênfase acrescentada.


Urso10000@gmail.com

Pereira disse...


Pregariam Paz e Segurança

"Vemos aí que a igreja –“ O SANTUÁRIO DO SENHOR” - foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os anciãos, AQUELES A QUEM DEUS DERA GRANDE LUZ, e que haviam ocupado o lugar de depositários dos interesses espirituais do povo, HAVIAM TRAÍDO SEU DEPÓSITO. ... Assim, 'paz e segurança é o grito de homens que nunca mais erguerão a voz como trombeta para mostrar ao povo de Deus suas transgressões, e à casa de Jacó os seus pecados. Esses cães mudos que não querem ladrar são aqueles que sentirão a justa vingança de Deus ofendido. Homens, virgens e crianças, todos perecerão juntos." Testemunhos Seletos, vol. 2, págs 65 e 66.
“O povo voltava-se contra seus pastores com ódio atroz e os acusava, dizendo: "Não nos advertistes. Disseste-nos que o mundo inteiro deveria converter-se e clamastes: Paz, Paz, para acalmardes todo o temor que se despertava. Não nos falastes a respeito desta hora; e aqueles que nos avisaram a tal respeito declarastes serem fanáticos e homens maus, os quais causariam a nossa ruína." Mas vi que os pastores não escaparam da ira de Deus. Seu sofrimento foi dez vezes maior do que o de seu povo.” História da Redenção, pág. 405


Urso10000@gmail.com,

Pereira disse...

CONHEÇA A APOSTASIA ÔMEGA
Acesse sequenciadamente os seguintes endereços eletrônicos:
(copie e cole na caixa de pesquisa do Google)
NADER MANSOUR -
http://www.youtube.com/watch?v=OE0r3pW-7fc
http://www.youtube.com/watch?v=N8RE0ImijjY
http://www.youtube.com/watch?v=J9IluFsoLbc
http://www.youtube.com/watch?v=V69rTGkWSuQ
http://www.youtube.com/watch?v=BM1fT4M4Xtk
http://www.youtube.com/watch?v=PyinbnHHqXI
http://www.youtube.com/watch?v=YQ5a8PmE1nU


Urso10000@gmail.com