quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O Halloween e o Apocalipse – Parte 1


O paganismo está tão popular hoje quanto estava no Império Romano (Leia mais aqui), e é impressionante notar como os poderes políticos que dominam o mundo moderno também estão envolvidos com o ocultismo e o paganismo à semelhança de Roma antiga.

OS FATOS:

1. Os vários segmentos do ocultismo como magia branca, magia negra, bruxaria, feitiçaria e satanismo, para citar somente alguns, possuem um calendário anual de festas, os "Sabbats". As oito festas principais em que os pagãos realizam rituais e sacrifícios são:

Sabbath: Data Hemisfério Norte / Data Hemisfério Sul
Samhain: 31 de outubro / 1° de maio
Yule ou Solstício de Inverno: 21 de dezembro / 21 de junho
Imbolc ou Candlemas: 1º de fevereiro / 1º de agosto
Equinócio da Primavera - Ostara: 21 de março / 21 de setembro
Beltane: 1º de maio / 1º de novembro
Solstício de Verão ou Litha: 21 de junho / 21 de dezembro
Lughnasadh ou Lammas: 1º de agosto / 1º de fevereiro
Mabon (Equinócio do Outono): 21 de setembro / 21 de março

2. Note que ontem, 31 de outubro, aconteceu a principal festa dos pagãos – o Samhaim, popularizado com o nome de Halloween. Samhaim é uma palavra celta que deriva de Samana, o "deus da morte". Em 2003, o canal de TV por assinatura Infinito (dedicado a temas esotéricos e ocultistas) exibiu na noite de 31 de outubro documentário sobre o Halloween. De acordo com a reportagem, "o termo Halloween vem do termo cristão para ‘véspera do dia de todos os santos’, ou ‘HallowsEve’. Mas a comemoração do próprio dia e a maioria dos costumes do Halloween são remanescentes da antiga e misteriosa religião dos druidas. Em 450 a.C., tribos celtas invadiram a Inglaterra e lá descobriram uma religião de poder místico peculiar – era um culto ao sol e um culto aos mortos... O principal objetivo do ritual religioso era o de influenciar as forças ocultas da natureza que misteriosamente regulavam seu suprimento de comida... A morte do ano velho e o nascimento de um novo ano eram comemorados em 1º de novembro com a grande festa de Samhaim, e é a partir dessa festa pagã de ano novo que vem a maioria dos costumes do Halloween". ("Todos os que Me aborrecem amam a morte." Provérbios 8:36)

3. Se o ano novo para os celtas era comemorado em 1º de novembro, por que o Halloween acontece em 31 de outubro? Simples: "O dia celta começava onde nós hoje consideramos a véspera do dia seguinte. Assim, com o surgimento da lua, em 31 de outubro, começava a grande festa de Samhaim. Samhaim era uma ocasião estranha, o ano velho estava morrendo e o ano novo ainda estava por nascer. De alguma forma suspenso no tempo, era uma transição de grande vulnerabilidade e perigo. Todas as leis naturais caíam e a barreira entre os dois mundos era desfeita. Os mortais podiam penetrar no mundo do além, e os espíritos do outro mundo [sic] vagavam entre os seres vivos. Halloween é o tempo de fantasmas, pois é o final do ano – fim de um ano e início de um novo. A festa de Halloween, a festa de Samhaim dos celtas, é o final das festas de um ano e o início das festas do outro ano. É também a festa dos mortos, pois o ano se acabou, você sabe. O ano agora está morto. E é a época, acreditava-se, dos fantasmas das pessoas que morreram durante o ano, mas também outros podem voltar e fazer uma visita, ver como vão as coisas. Então, logo que você aceite que mortos e vivos estão juntos, você está dizendo alguma coisa sobre a morte, o que é muito importante. Você está dizendo que a morte é uma passagem, não é o fim, mas é uma passagem."

Só por essas declarações feitas pelo canal ocultista Infinito, já se tem uma idéia da origem e implicações da festa popular do Halloween que, infelizmente, tem sido praticada como algo inofensivo até mesmo por cristãos.

Nenhum comentário: