quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Os desafios da Nova Ordem Mundial


“Os Estados Unidos não são mais capazes de carregar nos ombros as crises mundiais. Mas quem assumirá seu lugar? Rússia, Brasil, China e Índia estão crescendo, mas também estão competindo com a Europa e os Estados Unidos por recursos naturais finitos. Apenas um futuro comum, uma "mudança por meio de reaproximação" e não um "choque de futuros", pode nos conduzir adiante.

"Os americanos... só sabem nadar em um mar. Eles nunca desenvolveram a capacidade de ingressar no mundo de outros povos." - Fareed Zakaria

Nós estamos vivendo em uma era sem uma potência mundial única, dominante. O mundo está tomado por crises - mudança climática, escassez de recursos, crise financeira e alimentar, proliferação nuclear e Estados fracassados. Nenhum país pode conceber soluções para tratar de todos esses problemas. Nem mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU) está à altura da tarefa. De fato, como reconheceu o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, na Conferência de Governança Progressista, em abril em Londres, as organizações internacionais fundadas após a Segunda Guerra Mundial não mais atendem às necessidades atuais.
...
Fonte: Democracia e Política

Nota: Mais um texto que não carece de maiores comentários. Talvez fosse interessante fazer-se uma busca no Google sobre "crise financeira" e "nova ordem mundial", os irmãos certamente achariam materiais interessantes neste tema, já "profetizados" há algum tempo no mundo pós 11 de Setembro, sobre as possibilidades que se avizinham.

Sugiro também a leitura do artigo "O plano secreto do governo Bush para suspender a constituição americana", o que também pode ser realizado, ainda que de forma precária, mas compreensível, através de ferramentas de tradução para os que não dominarem o idioma. O artigo não parece ser de lavra de um adventista, mas dá nuances claras de ratificação de uma obra infelizmente tão criticada, especialmente por quem não a leu, chamada "O Grande Conflito". Ainda dá tempo.

Nenhum comentário: