sexta-feira, 13 de março de 2009

Contribuição de Ellen White para a doutrina adventista


Apresença de Ellen G. White na Igreja Adventista do Sétimo Dia é significativa. Cremos que ela possuía o dom profético. Hoje, como no passado, ainda exerce influência na vida da igreja. Qual é a natureza de sua contribuição para o desenvolvimento da doutrina adventista do sétimo dia? Alguns alegam ser ela a fonte dessas doutrinas.

As doutrinas adventistas do sétimo dia foram resumidas em 28 crenças fundamentais. Algumas dessas crenças são comuns a outras denominações cristãs: a doutrina de Deus, da criação, pecado, salvação. No entanto, temos algumas crenças que nos distinguem de todas as principais denominações do mundo. Essas crenças são o milênio pós-advento, o sábado do sétimo dia, o ministério de Cristo no santuário celestial, o julgamento pré-advento, as três mensagens angélicas de Apocalipse 14 e a imortalidade condicional da alma. Para descobrir a contribuição de Ellen White, concentremo-nos especialmente no seguinte:

Fonte das Crenças
No desenvolvimento das doutrinas cristãs em geral, é possível detectar influências diretas e indiretas. Ao prosseguir com nossa pesquisa, pode ser útil explorar a contribuição de Ellen White a partir de duas perspectivas. Houve contribuição direta, de sua parte, para as doutrinas exclusivamente adventistas?

Embora fosse profetisa, pode ser uma surpresa o fato de Ellen White não ter exercido influência direta e expressiva sobre o desenvolvimento de nossas crenças doutrinárias. Por exemplo, a doutrina do sábado do sétimo dia veio pela influência dos Batistas do Sétimo Dia; a doutrina da imortalidade condicional veio principalmente por meio de George Storrs, membro do movimento milerita. A doutrina do santuário, o julgamento pré-advento e o significado do sábado do sétimo dia nos tempos do fim, vieram de pioneiros como O. R. L. Crosier e José Bates. O movimento milerita já falava nas três mensagens angélicas. Isso significa que Ellen White não teve nenhuma influência sobre o desenvolvimento da doutrina adventista do sétimo dia? De maneira alguma. Encontramos sua influência de maneira indireta.

Pioneiros da Fé
Como regra geral, os pioneiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia chegaram às suas crenças distintas pelo intenso estudo da Bíblia. Durante o período entre 1848 e 1850, foram realizadas aproximadamente 23 conferências bíblicas durante as quais nossas crenças distintas foram desenvolvidas. Nessas conferências, os pioneiros se reuniram para estudar e orar, às vezes, durante toda a noite. Ellen White lembra que, por anos, não conseguia compreender o raciocínio dos “irmãos” e o significado dos assuntos que estudavam nas Escrituras. “Minha mente estava nessa condição,” ela escreve, “até que todos os principais pontos de nossa fé se tornaram claros em nossa mente e em harmonia com a Palavra de Deus.”Aparentemente, Deus não queria que Seu povo fizesse atalhos nas questões bíblicas fundamentais, dependendo exclusivamente das visões de Ellen White. Sua influência veio de várias formas indiretas.

Clareza e Confirmação
Um modo indireto, mas importante, de Ellen White influenciar no desenvolvimento das doutrinas foi por meio de suas visões, que confirmavam as conclusões a que levava o estudo bíblico. Esse fenômeno ocorreu várias vezes durante as conferências bíblicas citadas acima. Pelo menos uma vez, uma visão de Ellen White ajudou a resolver opiniões divergentes sobre uma doutrina emergente. Houve divergência sobre quando se iniciava a observância do sábado. As opiniões variavam entre a meia-noite de sexta-feira, o nascer do sol de sábado, às seis da tarde na sexta-feira ou ao pôr-do-sol de sexta-feira.

J. N. Andrews foi incumbido de estudar o assunto e apresentar suas conclusões numa conferência em Battle Creek, em novembro de 1855. Ele concluiu que o horário para começar o sábado era no pôr-do-sol de sexta-feira. Mesmo após Andrews apresentar seu estudo, Ellen White e José Bates mantinham a opinião de que seria às seis horas da tarde, sendo corrigidos apenas por uma visão poucos dias após o relatório de Andrews.

Um Guia de Consulta
Nos tempos em que as crendices eram muito fortes nas 
igrejas, Ellen White foi um instrumento para encorajar a 
igreja a ser fiel à Bíblia como única fonte de fé e prática. Ela era firme no princípio da “Bíblia e a Bíblia somente, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas”. Esse compromisso com a primazia das Escrituras, o qual permeou o pensamento dos pioneiros, continua a ser enfatizado no pensamento adventista de hoje.

A maioria dos sistemas doutrinários possui coerência interna porque, consciente ou inconscientemente, um conjunto de doutrinas de uma igreja tem um centro que os une, formando um sistema. Um dos resultados fundamentais da visão de Ellen White, em 1858, sobre o grande conflito, consistiu em dar aos adventistas uma perspectiva de pensamento que trouxe coerência e significado às doutrinas. Certamente, Ellen White não foi a primeira a falar sobre o conceito do conflito cósmico entre o Bem e o Mal. Entretanto, a lei de Deus e o sábado do sétimo dia sendo colocados no centro do conflito foi uma nova perspectiva. O significado do grande conflito sobre o desenvolvimento da doutrina adventista não deve ser minimizado. Ele ressalta textos bíblicos, dando uma perspectiva que de outra forma teria sido perdida. Ele dá à igreja uma filosofia da história e explica o inexorável compromisso da igreja para com a lei de Deus e com as doutrinas relacionadas com o decorrer da História.

O Dom da Graça
Desde o início, os adventistas do sétimo dia estão centrados na missão, pregando a mensagem que chama o povo de volta às verdades bíblicas negligenciadas, inclusive a lei de Deus. Alguns, entretanto, foram levados a enfatizar exageradamente a “verdade” da lei e a negligenciar a graça de Cristo. Contra aqueles que insistiam dizendo: “Você não deve se fixar na justiça de Cristo, dando-lhe tanta importância. Deve pregar sobre a lei,” Ellen White observou: “Como povo, pregamos tanto sobre a lei até nos tornarmos secos como os montes de Gilboa, onde não caía orvalho nem chuva. Devemos pregar Cristo na lei, e haverá seiva e nutrição na pregação que será como alimento para o faminto rebanho de Deus.” Os conselhos de Ellen White salvaram a igreja do enfoque legalista nas declarações públicas.

Os adventistas do sétimo dia têm em alta estima o dom profético de Ellen White. Contudo, nem Deus nem os 
pioneiros consideraram ser necessário desenvolver as 
doutrinas diretamente de seus escritos, visões ou direção pessoal. As doutrinas foram desenvolvidas a partir de 
intenso estudo da Bíblia.

Fonte: Adventist World

2 comentários:

Anônimo disse...

buy valium valium sale london - uses of diazepam(valium)

Anônimo disse...

buy valium valium 10mg mylan - valium dosage mg