quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O Halloween e o Apocalipse – Parte 2


4. “Na verdade, o costume do Halloween de fantasiar-se, pedir doces, nozes e maçãs remonta às festas pagãs de ano novo. Naquela noite, os fantasmas aglomerando-se junto às casas dos vivos eram convidados a participar de um enorme banquete. Quando a festa terminava, os moradores da aldeia, usando máscaras e se vestindo como as almas [sic] dos mortos, desfilavam pelas redondezas da aldeia levando os fantasmas embora.” (“Não se achará entre ti... quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor.” Deuteronômio 18:10-12)

5. Ainda segundo o documentário do canal Infinito, “em 55 a.C., a Inglaterra foi invadida pelos romanos. A ordem dos druidas foi destruída, mas a religião do mundo celta pagão se adaptou e sobreviveu”. De que forma? “Para os romanos, o fim de outubro era uma época em que Pomona, a rainha das frutas, era reverenciada. Assim, tradições romanas envolvendo maçãs e nozes foram introduzidas na festa de Samhaim. Por volta de 400 d.Cc., os romanos partiram, deixando as sementes da nova religião do cristianismo para trás. Hoje, as divindades pagãs furtivamente introduziram-se nas figuras dos santos cristãos. A deusa Brigit tornou-se Santa Brígida; a deusa Mum, Santa Ana; e a virgem Maria assumiu várias funções da deusa mãe pagã.”

6. Como, então, a festa chegou até o mundo ocidental? “Os rituais de fertilidade e de sabedoria da cura dos druidas foram mantidos vivos por pessoas conhecidas como bruxas. E as crenças pagãs se proliferaram pelo cristianismo. De início, a igreja foi tolerante. Dando significado cristão aos rituais pagãos esperava-se que o seu significado original logo fosse esquecido. Claro que durante muito tempo não foi chamado de Halloween. Era a festa de um período, e se tornou Halloween porque a igreja cristã resolveu que não se poderia ter todas essas coisas pagãs acontecendo por toda a parte, e eles precisavam fazer alguma coisa a respeito. Portanto, eles trouxeram as festas para si, o que já tinham feito com a Páscoa e o Natal. E resolveram que deveria haver uma festa de 'All Hallow', de todos os grandes santos do passado. E esperavam que, com isso, todas as festas pagãs fossem esquecidas. Claro que não foi o que aconteceu. As festas pagãs continuaram. Mas chama-se 'All Hallow' por causa disso, a véspera do dia de todos os santos. No século VIII, o papa Gregório III passou as festividades do dia de todos os santos para o dia 1º de novembro e 31 de outubro tornou-se 'HallowsEve' – véspera do dia de todos os santos.”

7. Em lugar de festejar o Halloween, deveríamos usar esse dia para lembrar do grande evento para a Reforma Protestante: foi nesse dia que Martinho Lutero fixou suas 95 Teses na porta da catedral de Wittemberg, dando, assim, grande impulso à reforma do cristianismo.

“A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.” Salmo 119:130

Um comentário:

Anônimo disse...

forever