segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Verdadeiro ou Falso?


Adair, médico no Rio de Janeiro, encontrou-se com Rogério, um antigo colega de profissão. Rogério estava se preparando para participar de um congresso de medicina. Muitas novidades, na área da prevenção de doenças através do estilo de vida e da alimentação balanceada, o entusiasmavam.

Enquanto Rogério falava sobre as “descobertas”, Adair o interrompeu: “Espere um pouco. Tudo isto está publicado há mais de 150 anos!” Rogério mal pôde conter-se: “Então me mostre onde estas ‘descobertas’ já estavam escritas!” E assim, na casa de Adair, ele leu obras preciosas escritas no fim do século 19, que já abordavam o que estava sendo apresentado como “as últimas novidades da medicina”. Isso era demais para Rogério. Quem poderia, no século 19, escrever com tanta clareza, coisas que a ciência médica só descobriu agora?

Vamos fazer uma pausa na história dos dois médicos e voltar ao que estudamos no capítulo anterior.

O Grande Desapontamento!

Todos estavam impressionados. Na cidade de Portland (EUA), em 1842, o assunto predominante era a segunda série de palestras que Guilherme Miller iria apresentar. Dentre os muitos que foram atraídos para as reuniões numa igreja da rua Casco, estava o senhor Robert F. Harmon, um fabricante de chapéus que tinha duas filhas gêmeas.

A partir daí, o chapeleiro e sua família se prepararam para a vinda de Jesus que eles acreditavam que seria por volta de 1844. Posteriormente, uma das filhas de Robert contou que aquele fora o ano mais feliz da sua vida.

Finalmente, a data esperada, que era 22 de outubro de 1844, passou, mas Jesus não veio. De um lado, restou um grupo de pessoas decepcionadas; e de outro, um grupo que ridicularizava os desapontados.

Foi um golpe duro. A maioria não suportou e voltou para suas igrejas de origem, e outros abandonaram completamente a fé. Porém, tudo o que estava acontecendo já havia sido profetizado pelo apóstolo João: “Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Ele me pareceu doce como mel em minha boca; mas, ao comê-lo, senti que o meu estômago ficou amargo.” Apocalipse 10:10. O livrinho era o livro de Daniel e a mensagem, a VOLTA DE JESUS. A mensagem, de sabor doce, havia se tornado amarga no estômago.

Apesar de tudo, um grupo REMANESCENTE (“o que sobra”) permaneceu fiel a Deus. Em todas as épocas, Deus sempre teve os Seus!

A filha do chapeleiro escreveu:

Ficamos desapontados, mas não desanimados... Estávamos firmes na crença de que a pregação do tempo definido era de Deus. Foi isto que levou os homens a investigar a Bíblia diligentemente, descobrindo VERDADES QUE ANTES NÃO HAVIAM PERCEBIDO.[1]

A data que Jesus tinha marcado não era da Sua volta (Mateus 24:36), mas sim, o início do JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO, previsto na profecia dos 2300 anos.

Quem é o Remanescente?

Se você acha que vou citar o nome de uma denominação, está enganado! Biblicamente falando, grande parte da igreja de Deus hoje, é uma “igreja invisível”. Em outras palavras, quem faz parte do povo de Deus são todos os FIÉIS a Ele, em sua SINCERIDADE DE CORAÇÃO. Eles estão espalhados nas diversas religiões ao redor do mundo. “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” João 10:16.

Mas atualmente também existe o que poderíamos chamar de a “igreja visível” de Deus (Atos 20:28). Ela é visível, porque, em seus indivíduos, podemos ver com clareza dois detalhes importantes: a) Pregam e procuram seguir todos os ensinamentos bíblicos (Apocalipse 14:12); b) Cumprem a comissão evangélica (Mateus 28:18 a 20).

É por isso que a Bíblia diz que pouco antes da volta de Jesus, haverá uma convocação. Os fiéis de Deus, que hoje estão espalhados por várias religiões (igreja invisível), serão chamados a deixá-las para aceitar a verdade e fazer parte da “igreja visível” de Deus. “Então ouvi outra voz dos céus que dizia: ‘Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!’” Apocalipse 18:4.

Mas este chamado vai além. Mais do que para se juntar à Sua igreja invisível, Deus nos chama para sermos o Seu remanescente, hoje. Atualmente, Ele conta com um “remanescente fiel” (“igreja visível”), justamente para fazer soar o clamor a Babilônia (“confusão”), e atrair os outros sinceros (João 7:17), que ainda estão no engano.

Características do Remanescente Atual



· Prega, a todo o mundo, a boa noticia da salvação em Jesus: “Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o EVANGELHO ETERNO para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo. Ele disse em alta voz: ‘Temam a Deus e glorifiquem-no, pois CHEGOU A HORA DO SEU JUÍZO. ADOREM AQUELE QUE FEZ os céus, a terra, o mar e as fontes das águas’.” Apocalipse 14:6 e 7 (Grifo acrescentado). Neste verso, estão inseridos dois ensinamentos importantes, que fazem parte da doutrina seguida pelo remanescente:

o Eles conhecem e pregam a mensagem do JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO. Veja o estudo da profecia de Daniel 8:14.

o Adoram corretamente o Criador, no dia semanal que Ele escolheu. Compare Gênesis 2:1-3, com Êxodo 20:11 e Apocalipse: 14:7 e 12.

· Guarda todos os mandamentos da Lei de Deus e tem a Jesus como Senhor: “Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.” Apocalipse 14:12; (comparar com Tiago 2:10).

· Surgiu em resposta ao chamado divino (Apocalipse 10:11), após o desapontamento de 1844 (verso 10): “Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Ele me pareceu doce como mel em minha boca; mas, ao comê-lo, senti que o meu estômago ficou amargo. Então me foi dito: ‘É preciso que você PROFETIZE DE NOVO acerca de muitos povos, nações, línguas e reis’.”

· Tem um profeta. Eles “se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus”, que é o “espírito de profecia”. Apocalipse 12:17 e 19:10. Segundo a Bíblia, nos últimos dias, o remanescente de Deus teria o DOM DE PROFECIA.

Uma Pedra no Caminho

Elizabeth e Ellen, as duas filhas do chapeleiro, nasceram em novembro de 1827. Aos nove anos de idade, Ellen teve sua vida totalmente transformada. Na saída da escola, uma garota jogou uma pedra em seu nariz, deixando-a totalmente fragilizada. Ela passou a ter tremores e teve a sua capacidade de assimilação diminuída. Ellen nem conseguiu terminar a terceira série.

No grande desapontamento de outubro de 1844, Ellen estava para completar 17 anos. Logo depois, no mês dezembro, durante uma reunião de oração de mulheres, ela teve uma experiência marcante: enquanto orava, Deus lhe mostrou a visão de um caminho estreito. Nele, caminhavam aqueles aguardavam a volta de Jesus. No final do caminho, Jesus esperava os que perseverassem até o fim, para recebê-los no Céu. Ela mostrou que eles estavam no caminho certo. Essa foi a primeira das quase 2000 visões e sonhos que Ellen teria nos próximos 70 anos.

Profeta?

Ao longo da leitura desta revista, você foi advertido sobre falsos cristos, falsos profetas, charlatães e agentes de Satanás. E agora você simplesmente se depara com o nome de uma mulher sendo apresentada como uma profetisa! Difícil de acreditar? Os falsos profetas só existem porque existem os profetas verdadeiros, não é mesmo? O próprio Deus predisse: “Nos últimos dias... derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.” Atos 2:17 e 18. Se a Bíblia nos deixou maneiras de provar se um profeta é verdadeiro ou falso, devemos então testar o ministério profético de Ellen G. White.

· A mensagem do profeta tem que se harmonizar com os ensinos bíblicos. “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! ‘À lei e aos mandamentos!’ Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” Gálatas 1:8; Isaías 8:20. O leitor atento poderá pôr a prova cada linha escrita por Ellen White, e verá que tudo o que ela escreveu está de acordo com os princípios da Palavra de Deus.

· O profeta deve reconhecer a encarnação e a divindade de Jesus. “Não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas... pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte. É assim que vocês poderão saber: quem afirma que Jesus Cristo veio como um ser humano tem o Espírito que vem de Deus. Mas quem nega isso a respeito de Jesus não tem o Espírito de Deus; o que ele tem é o espírito do Inimigo de Cristo.” 1João 4:1 a 4 – NTLH. “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Colossenses 2:9. Nisto também Ellen White é aprovada em todos os seus escritos.

· Vive de acordo com os ensinos bíblicos. “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?” Mateus 7:15 e 16.

· Tem reações físicas muito características durante as visões:

o O profeta permanecia de olhos abertos, e tudo passava em sua frente como que num filme. Daniel 10:5;

o Perdia a consciência do que estava acontecendo ao redor. Daniel 10:9;

o Em muitos casos o profeta parava de respirar durante todo o tempo da visão. Daniel 10:17;

o Em outros casos o profeta enfraquecia após a visão. Daniel 10:8;

Todos os testes foram aplicados a Ellen White durante visões,[2] e tudo o que acontecia estava plenamente de acordo com as Escrituras.

· O que um profeta diz que vai acontecer, deve acontecer. “Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do SENHOR se aquilo que profetizou se realizar.” Jeremias 28:9.

o Em 12 de janeiro de 1861, Ellen White recebeu uma visão durante a dedicação de uma igreja em Michigan. Quando a visão terminou, ela disse que haveria uma guerra terrível e que pessoas presentes ali perderiam filhos nesta guerra. Três meses depois, o presidente Lincoln convocou um exército e começou a guerra civil na América. Cerca de dez famílias que estiveram presentes naquela reunião perderam filhos na guerra.[3]

o Hoje se fala muito em EFEITO ESTUFA, e no fato de que muitas cidades litorâneas estão sendo cobertas pela água. Mas quando nem se sabia o que é o efeito estufa no planeta, ela previu que cidades litorâneas seriam engolidas pelo mar.[4]

· Ellen White também se antecipou à sua época, em muitos dos seus ensinamentos:

o Em 1905, numa época em que o café era um produto muito valorizado, ela escreveu que O CAFÉ É PREJUDICIAL À SAÚDE. [5] Atualmente, sabemos que, dentre outros males, o café causa arritmia cardíaca, aumenta o colesterol, favorece a osteoporose, tira o sono e vicia.

o Em 1954 Ashley Montagu escreveu sobre as influências da mãe sobre o filho durante a gravidez. Mas Ellen White já afirmava que o comportamento da mãe afeta diretamente o bebê antes do nascimento.[6]

o Há mais de 150 anos, quando ninguém nem pensava no termo “inteligência emocional”, ela já falava, não só sobre inteligência emocional, mas também sobre inteligência múltipla.



Você quer saber o que aconteceu com o Dr. Rogério? Ao se deparar com as revelações de Ellen White, ele se rendeu ao poder da Palavra de Deus. Rogério foi conduzido à Bíblia, numa compreensão mais ampla da mesma. Na realidade, os textos de Ellen White têm esse objetivo: confirmar o que a Bíblia diz e não substituí-la, pois a Bíblia é a única regra de fé e prática.

Mais que uma escritora talentosa, Ellen White foi apontada por Deus para ser uma mensageira especial. Sua função é testemunhar de Jesus (Apocalipse 19.10) a fim de atrair a atenção de todos para a segunda vinda de Cristo.



Sobre Ellen White:


· Escreveu aproximadamente 5.000 artigos e 100.000 páginas;

· Mais de 100 livros disponíveis em inglês, e cerca de 80 em português;

· Autora contemporânea mais traduzida do mundo;

· Temas: saúde, nutrição, psicologia, relações sociais, educação, administração e religião;

· Obras publicadas em cerca de 150 idiomas.

2 comentários:

Anônimo disse...

well its nice to know that you have great hits here.

Unknown disse...

i like......