segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Quando ocorreu a queda de Satanás?


Quando ocorreu a queda de Satanás? Esta pergunta é muitas vezes formulada. Quando se deu realmente a expulsão de Satanás? Antes ou depois da criação da Terra?

Na Bíblia e nos escritos do Espírito de Profecia não existe muita coisa a respeito dessa questão, mas encontramos o suficiente para deixar-nos esclarecidos.

A duração do estado de inocência de Adão deve ter sido breve, pois em Gênesis 5:3 é dito que ele viveu 130 anos até o nascimento de Sete. Como Sete nasceu depois da morte de Abel, talvez Caim já tivesse uns 30 anos quando matou a Abel. Isto evidencia que o homem caiu em pecado pouco depois de ser criado o mundo.

Diz a irmã White no livro o Conflito dos Séculos, à página 536: “Deus em Sua grande misericórdia, suportou longamente a satanás . . . Muito tempo foi ele conservado no Céu”. Isto parece sugerir que houve um período mais demorado do que apenas o tempo que decorreu da criação da Terra até à transgressão de Adão e Eva.

Outra citação que parece reforçar a expulsão de Satanás antes da criação da Terra é esta: “Os anjos do Céu lamentaram a sorte daqueles que tinham sido seus companheiros de felicidade e alegria. Sua perda era sentida no Céu.

“O Pai consultou Seu Filho com respeito à imediata execução de Seu propósito de fazer o homem para habitar a Terra”. — história da Redenção, p. 19.

Além disso, o relato da maneira como Satanás tentou nossos primeiros pais no Jardim do Éden demonstra que ele já era então um pecador endurecido e completamente rebelado contra o governo de Deus.

A transição do estado de perfeição em que se encontrava antes, para a condição de rebelde e mentiroso contumaz que se tornara agora, não poderia haver ocorrido em tempo muito curto, segundo se deduz pelos primeiros capítulos do livro Patriarcas e Profetas.

Eis um trecho desse livro: “Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém a não ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade. O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criação de todos os exércitos do Céu; e a Ele, bem como a Deus, eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles. Cristo ia ainda exercer o poder divino na criação da Terra e de seus habitantes. Em tudo isto, porém, não procuraria poder ou exaltação para Si mesmo, contrários ao plano de Deus, mas exaltaria a glória do Pai, e executaria Seus propósitos de beneficência e amor”. — Patriarcas e Profetas, págs. 16 e 17

Note-se que nessa ocasião Satanás já se havia insurgido no Céu, mas Cristo ainda não criara a Terra e seus habitantes. Quanto a Apocalipse 12:7-9 e 12, dizemos que embora João descreva ai a história do grande conflito entre Cristo e Satanás, desde seu início até o fim, focaliza principalmente a luta na cruz. Diz este texto que foi expulso o “acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia, e de noite, diante do nosso Deus”.

É claro, pois, que a queda mencionada nos versos 9 e 10 não é sua expulsão do Céu, ocorrida antes da criação deste mundo, mas a derrota que sofreu ao morrer Cristo na cruz, visto que ao tempo dessa expulsão ele já era sedutor e enganador dos homens.

Depois da morte do Filho de Deus, as atividades de Satanás restringiram-se mais ao nosso planeta. Diz a mensageira do Senhor: “A derrota de Satanás como acusador dos irmãos no Céu, foi realizada pela notável obra de Cristo em dar Sua vida”. — Comentários de Ellen G. White, sobre Apocalipse 12:10, em The SDA Bible Commentary, vol. 7, p. 973.

Após citar este versículo, declara ela também no livro O Desejado de Todas as Nações, à página 567: “Satanás viu que estava desmascarado. Sua administração foi exposta perante os anjos não caídos e o universo celestial. Revelara-se um homicida. Derramando o sangue do Filho de Deus, desarraigou-se Satanás das simpatias dos seres celestiais. Daí em diante sua obra seria restrita”.

Nenhum comentário: