segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Romênia retira teoria da evolução do currículo escolar


A Romênia retirou o ensino da teoria da evolução das escolas, possível resultado do aumento de uma tendência de conservadorismo na educação. Educadores afirmam que retirar esse conteúdo do currículo irá distorcer o entendimento das crianças de como o mundo foi criado. Ao mesmo tempo, as escolas religiosas continuarão ensinando que foi Deus quem criou o mundo em sete dias. A disciplina de biologia foi também reduzida para duas horas por semana para os últimos dois anos da escola secundária. No lugar da teoria da evolução, os alunos aprendem sobre ecologia e meio ambiente, conteúdos que, segundo um professor de biologia Romeno, as crianças acham “enfadonho”.

Em 2006, o ministro de Educação e de Investigação também retirou Voltaire, Camus e Nietzsche do currículo de filosofia. Esses três autores são conhecidos por serem críticos da religião.

Atualmente, crianças romenas têm aulas de religião dos sete aos dezoito anos. Essas mesmas crianças também são ensinadas a ir à igreja aos domingos de manhã.

Existem propostas para que aulas de religião sejam consideradas obrigatórias no sistema educativo, independentemente da opinião dos pais. Crianças que não assistem às aulas de Religião teriam que assistir aulas de Educação Religiosa e Moral.

(Macedônia Online)

Nota: Extremos para um lado ou para o outro são sempre objetáveis. Criacionistas conscientes e proponentes do design inteligente geralmente não são contra o ensino da teoria da evolução nas aulas de ciências/biologia (afinal, o darwinismo é uma das explicações para o “surgimento” da vida). O que se defende é o ensino crítico do darwinismo, que se apontem suas insuficiências epistêmicas e que se abordem as alternativas teóricas para a origem da vida.

Nenhum comentário: