sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Algumas doenças são frutos da atual sociedade




Atualmente, distúrbios alimentares vem se tornando cada vez mais comuns, ressaltados especialmente pelo sexo feminino. Anorexia e bulimia nervosa e vigorexia são preocupantes doenças, que são frutos de uma sociedade que impõe um padrão de beleza a seus participantes.



Os transtornos alimentares devem-se inicialmente a algum tipo de alteração emocional. Mais comumente, é possível reparar que o principal fator é a insatisfação com o peso e o medo eminente de engordar.

Como característica comportamental, as pessoas assumem dietas absurdas mesmo quando o peso está proporcional à estatura, e mesmo perdendo peso continuam a "imaginar-se" obesas.

Os problemas mais citados, que são relacionados a transtornos alimentares, são a anorexia e a bulimia. A primeira é definida pela busca implacável pela magreza, o que acaba levando a pessoa a recorrer a estratégias para a perda de peso, excessiva e desnecessária.

As pessoas anoréxicas apresentam graves problemas emocionais e tem um intenso medo de engordar, mesmo estando extremamente magras. É uma doença com riscos sérios, podendo levar à morte por desnutrição.

A bulimia se caracteriza pela grande ingestão de alimentos (alimentação compulsiva) e, depois, utilizam métodos compensatórios, tais como vômitos propositais, uso de laxantes ou diuréticos, e a prática de exercícios como forma de evitar o ganho de peso. O caso é que, ao contrário da anorexia, não existe perda de peso, o que torna a percepção do problema mais difícil.

Ainda assim, existe outro tipo de distúrbio alimentar, pouco conhecido, chamado de vigorexia. Esta é determinada pela busca de um corpo perfeito e é conhecida por doença da vaidade. Na verdade, é o excesso de preocupação em ter um corpo forte.

Os portadores desse transtorno, normalmente, ficam horas em academias realizando uma diversidade de exercícios físicos, pesam-se várias vezes e procuram comparar sua musculatura com a de seus colegas. Como alternativa, na maioria dos casos o uso de anabolizantes é freqüente entre os vigoréxicos.

Segundo o médico nutrólogo Maximo Asinelli, deve existir uma preocupação dobrada com pessoas que apresentem sintomas ou comportamento diferenciado que possam estar relacionado a alguma dessas doenças. "Pessoas que possuem esse tipo de doença podem ser vítimas futuras de uma disfunção nutricional, tanto por optar por dietas alternativas que não possuem os nutrientes que o corpo precisa, quanto por seguir métodos diferenciados para manter uma boa aparência física".

O fato é que essas doenças são frutos de uma sociedade que impõe um padrão de beleza onde os corpos são valorizados por sua forma esbelta e pelas silhuetas perfeitas. Facilmente, hoje, é possível identificar que vivemos cada vez mais em uma sociedade consumista e que chegamos a um ponto onde o culto à imagem acaba sendo tão importante quanto nossos valores.

Nota: Esta semana ainda, morreu mais uma mulher, jovem e bonita, vítima de um desses profissionais inescrupulosos – sem conhecimentos, sem preparo e sem condições instrumentais adequadas – que se fantasiam de cirurgiões plásticos. É o culto à beleza, associado à baixa auto-estima (a pessoa não se ama e não se aceita como é), que leva essas pessoas às agressões ao próprio corpo e à morte.

Nenhum comentário: