quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Centro Nacional da Memória Adventista


O povo do advento foi sempre conhecido por sua peculiar dedicação ao estudo da Palavra de Deus e por seu estilo de vida em conformidade com a mesma. O adventista do sétimo dia sempre teve por meta obter da Bíblia as diretrizes para o seu viver. A globalidade de sua existência inclui também a preservação de sua identidade histórica, pois, seguindo o conselho registrado em Hebreus 13:7, vislumbramos o poder da história na vida do povo de Deus:

“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.” Hebreus 13:7.

O percurso que os pioneiros da fé adventista passaram remete-nos não somente aos fatos em si, mas ao sentido disposto nestes. Pois, ao transcendermos o plano terreno dos acontecimentos, vemos revelado Aquele que conduz a História, Jesus Cristo. E aí realmente encontramos o sentido da vida individual, visto que nos descobrimos participantes de uma realidade mais ampla.

Quando tratamos da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, é evidente a necessidade de profundo estudo das raízes do seu desenvolvimento, não só pelo fato de firmar sua identidade singular, mas também por vivificar a magnífica esperança futura, o grande advento.

O site do Centro Nacional de Memória Adventista pretende ser um agente de preservação da história da IASD no Brasil. Você terá acesso a seções de fotos, downloads, documentos históricos, vídeos, e-books, wallpapers, áudios e sermões. Além disso, no site do CNMA está a Enciclopédia da História Adventista no Brasil.

A Associação Geral produziu um material intitulado Seventh-day Adventist Encyclopedia (Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia), que constitui os volumes 10 e 11 dos 12 comentários da série SDABC. Esse material possui verbetes sobre instituições, lugares, associações, pioneiros etc. que se relacionam à IASD mundial, com o objetivo de preservar a memória adventista.

Não obstante, a Enciclopédia brasileira tem como finalidade preservar e registrar a memória do adventismo em nosso país, porém publicada na forma digital e disponibilizada unicamente no site do CNMA. Nela você poderá encontrar biografias de pioneiros, históricos de diversos segmentos da obra adventista no Brasil, como publicações, instituições educacionais, médicas, filantrópicas, centros de mídia etc.

Por se tratar de um projeto que vem sendo feito há 20 anos, muitos verbetes encontram-se desatualizados ou precisando ser complementados. Esses verbetes estão sinalizados com um ícone, indicando a necessidade de revisão.

Lembramos que aqui estamos construindo a nossa história, portanto, contamos com a colaboração de toda a comunidade adventista no Brasil. Se você possui informações a respeito dos tópicos aqui abordados, sinta-se livre para colaborar conosco.

Expressamos nosso desejo ardente pela conclusão imediata da Enciclopédia. Salientamos, porém, que a plena conclusão só sucederá no segundo advento. Enquanto esse tão aguardado dia não chega, em certos momentos a Enciclopédia parecerá inacabada, pois a Igreja ainda se expandirá e muitos capítulos ainda serão acrescentados nessa história.

Nenhum comentário: