terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Uma nova máscara para um antigo segredo


"O que está em cima é como o que está em baixo", A Tábua de Esmeralda, cerca de 3.000 AC. Página introdutória de O Segredo

"Esta frase acima... envolve todo o sistema de magia tradicional e moderna que foi escrito na tábua com frases difíceis de entender por Hermes Trimegistus. O significado é que essa frase contém a chave para todos os mistérios. Todos os sistemas de magia afirmam funcionar com base nessa fórmula. "Que aquilo que existe em cima é o mesmo que existe em baixo."

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." [Colossenses 2:8]

Saudado por Oprah Winfrey e por Larry King em seus programas na televisão, um sedutor livrinho e um filme/DVD correspondente despertaram entusiasmo generalizado. "Ele está recebendo destaque nas capas de revista em todo o mundo", anunciou o sítio de Oprah na Internet. Alguns dizem que é o segredo para criar a vida que você realmente deseja - perder peso, ganhar dinheiro, encontrar o amor." [tradução nossa]

Sim, O Segredo, de Rhonda Byrne está repleto de promessas tentadoras e afirmações positivas. Mas ele omite todos os fatos que podem soar negativos, uma vez que "invocar aquilo que você quer" exige um foco intencional e seletivo somente naquilo que é positivo. "A lei da atração não considera quaisquer palavras de negação.

Portanto, embora a próxima citação nos dê uma visão rápida sobre as raízes tantalizadoras desse Segredo, ela não nos diz que essas raízes incluem as religiões de mistério do antigo Egito, a Cabala, o gnosticismo, a Sociedade Rosa-Cruz e a magia hermética. Tampouco ela nos adverte que suas ramificações mais recentes incluem Unidade, a Ciência da Mente e o movimento do Novo Pensamento que varreram o mundo cristianizado mais de um século atrás.
"Fragmentos de um grande segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças de o Segredo aparecem juntas em uma incrível revelação que transformará as vidas de todos os que o experimentarem. Neste livro, você aprenderá a usar o Segredo em todos os aspectos de sua vida - dinheiro, saúde, relacionamentos, felicidade e em todas as interações que você tem no mundo. Você começará a compreender o poder oculto e ainda não aproveitado que existe em seu interior e essa revelação poderá trazer alegria a cada aspecto de sua vida."

O que isso implica? Que nosso Deus está obsoleto? Que a real capacitação espiritual significa substituir a Bíblia por O Segredo? Como a autora Byrne nos diz em seu livro que se tornou rapidamente um sucesso de vendas, ela liberou um segredo que há milhares de anos fascina os aspirantes a ocultistas, conjuradores e magos.

"Foi-me dada uma visão de relance de um Grande Segredo", ela nos diz no prefácio. "Por que todos não sabem disso?"

A resposta é simples. Quando o cristianismo se expandiu, as forças proibidas que estão por trás das artes mágicas entraram na clandestinidade. Raramente mencionadas em público, elas foram escondidas nas sociedades secretas e nas ordens ocultistas até o século 20, quando livros, filmes, a televisão e as universidades as reapresentaram para um público biblicamente ignorante, que estava em busca de emoções, pronto e disposto a restaurar os poderes místicos do passado. A própria autora Byrne ilustra essa fascinação:

"Um desejo ardente de compartilhar o Segredo com o mundo me consumia e comecei a procurar pessoas vivas hoje que conheciam o Segredo. Uma a uma elas começaram a aparecer. Tornei-me um ímã quando iniciei minha pesquisa, um grande mestre vivo após o outro foram atraídos até mim."

Esses "mestres" incluem o mitólogo Joseph Campbell, Jack Canfiel, Neale Donald Walsch (que publicou suas mensagens ocultas de um 'deus' falso em Conversations With God) e Jerry e Esther Hicks. O sítio dos Hicks na Internet faz a apresentação de um grupo [ou "legião"] de espíritos-guia demoníacos chamados "Abraão":

"Abraão, um grupo de mestres obviamente evoluídos, fala de sua perspectiva fora do plano físico muito mais ampla por meio do corpo físico de Esther [Hicks]. Falando em nosso nível de compreensão... eles nos guiam para uma clara conexão com nosso Ser Interior..."

"Novo Pensamento" e Antigos Mistérios
Byrne apresenta Prentice Mulford (1834-1891) como "um dos primeiros autores e fundadores do movimento do Novo Pensamento... que influenciou inúmeros autores e instrutores." Esta citação de Thoughts Are Things (Os Pensamentos São Coisas) resume as "leis mentais e espirituais" dele:

"Não há limite para o poder da corrente do pensamento que você pode atrair para si, nem limite para as coisas que podem ser feitas pelo indivíduo por meio disso. No futuro algumas pessoas atrairão para si tanto da qualidade superior de pensamento, que realizarão aquilo que alguns chamam de milagres. Nesta capacidade... reside o segredo daquilo que tem sido chamado de 'magia'. Durante o século 20, esse pensamento inspirou os gurus do "pensamento positivo", como Norman Vincent Peale que, por sua vez, converteu Robert Schuller e inúmeros outros líderes que estão agora pastoreando igrejas ou divulgando a enganação por meio de programas voltados para as igrejas em todo o mundo. John Maxwell e outros agentes de transformação global demonstram as sutis influências dessa ideologia de autocapacitação e de "sentir-se bem consigo mesmo".

A autora Byrne garante para nós: "Nada pode vir para sua experiência sem que você invoque aquilo por meio de pensamentos persistentes." [1, pg 43]

Nosso Deus soberano e bíblico não tem espaço nessa filosofia centrada no homem. Mas outras religiões são aceitáveis, incluindo as distorções compatíveis do cristianismo:

"Religiões, como o hinduismo, as tradições herméticas, budismo, judaísmo, cristianismo, o islã e as antigas civilizações, como as dos babilônios e egípcios, a apresentaram por meio de seus escritos e histórias. Registrada ao longo das eras em todas as suas formas, a lei pode ser encontrada em escritos antigos ao longo dos séculos. Ela foi gravada em pedra em 3.000 AC." [1, pg 4-5]

A última referência aponta para as antigas religiões de mistério e para as palavras escritas na fabulosa Tábua de Esmeralda. Lembre-se, a autora Byrne usou estas palavras "O que está em cima é como o que está em baixo" para definir o cenário para seu livro. Um sítio ocultista na Internet decifra o significado delas:

"O universo é o mesmo que Deus, Deus é o mesmo que o homem, o homem é o mesmo que a célula... O homem é a contraparte de Deus na Terra; como Deus é a contraparte do homem nos céus. Portanto, essa é a afirmação de uma antiga crença que as ações do homem na Terra são paralelas com as ações de Deus nos céus... O propósito de todos os rituais na magia cerimonial é unir o microcosmo com o macrocosmos para unir Deus... com a consciência humana. Quando essa suprema união é alcançada, o sujeito e o objeto tornam-se um... Aleister Crowley [um satanista e membro da Ordem Hermética da Alvorada Dourada] afirmava que quando o mago alcança esse pico máximo de consciência alterada, os milagres não são mais importantes, o extremo objetivo torna-se a união direta com Deus."

Agora como naqueles tempos, esses obscuros ensinos luciferianos tornaram-se luzes brilhantes para as culturas pós-cristãs inspiradas pelos "falsos apóstolos e obreiros da iniqüidade" - servos de Satanás, o Maligno, que se transforma em "anjo de luz" [2 Coríntios 11:13-14] Afinal, O Segredo oferece aos buscadores crédulos tudo o que existe debaixo do sol. E as promessas parecem boas, não é mesmo? Considere os seguintes exemplos:

"Não há uma única coisa que você não possa fazer com esse conhecimento. Não importa quem você é ou onde esteja, o Segredo pode lhe dar tudo o que você desejar." [1, pg XI] [tradução nossa]

"A lei da atração é a lei da criação... Você cria sua vida por meio de seus pensamentos." [1, pg 15] [tradução nossa]

"Com esse poderoso conhecimento, você pode modificar completamente cada circunstância e evento em sua vida..." [1, pg 17] [tradução nossa]

Essas afirmações fazem você se lembrar da tentativa de Lúcifer de barganhar com Jesus no deserto? Agora, compare-as com a próxima tentadora promessa. Observe o custo, que Byrne nunca menciona:

"E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás." [Lucas 4:5-8; ênfase adicionada]

Atrações Arriscadas
A autora Byrne declara: "O Segredo é a lei da atração! Tudo o que está acontecendo em sua vida está sendo atraído por você. E tudo isso é atraído para você por meio das imagens formadas em sua mente. É aquilo que você está pensando..." [1, pg 4]

Esse "segredo da atração" tem uma explicação simples. Quando buscamos emoções e forças proibidas, Satanás está pronto para responder. Nos tempos do Antigo Testamento, Deus protegia Seu povo da devastação produzida por essas forças desde que a nação fosse fiel a Ele e seguisse Suas amorosas instruções. Mas quando eles rejeitavam Sua direção e buscavam as emoções ocultas dos vizinhos pagãos, Deus retirava Sua proteção. Sozinha, com seus próprios e parcos recursos, a nação foi destruída pelo exército de Babilônia.

Será se Deus algum dia retirará Sua proteção sobre a América?
Nos anos 1990, recebi uma ligação telefônica de um psicólogo canadense. Ele tinha lido meu livro A Twist of Faith e queria discutir a crescente onda de pessoas que visitavam sua comunidade no campo. Esperando encontrar seus espíritos-guia particulares, eles participavam de cerimônias de sauna com ervas em tendas indígenas e a busca de espíritos. Em décadas passadas, poucos eram "bem-sucedidos", mas recentemente algo tinha mudado. Agora, praticamente todos eram contactados pelos guias demoníacos. Alguns terapeutas tinham expressado sua surpresa, ele disse, "pela atual explosão do que eles somente conheciam como distúrbios de múltiplas personalidades". Muitas pessoas estavam sendo aterrorizadas por vozes estranhas e achavam que tinham perdido o controle de suas próprias mentes para personalidades estranhas que tinham se entrincheirado nelas. Agora, eles ansiavam pela liberdade.

O reino demoníaco, que no passado estava distante e não era ameaçador, agora encontra-se próximo. Livros, jogos de computador e filmes com temática ocultista mostram às crianças como obter poder por meio da conjuração de demônios. No entanto, não devemos nos surpreender. A América silenciou as advertências de Deus e contemporizou Suas verdades. As conseqüências poderão trazer sofrimentos impensáveis. Mas Deus já nos advertiu sobre isso!

"... para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, e se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão... e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder... Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis. Como as nações que o SENHOR destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do SENHOR vosso Deus." [Deuteronômio 8:10-20; excertos; ênfase adicionada]

Aquilo em que você pensa e imagina é realmente muito importante. Quando colocamos nossa mente na idolatria da autocapacitação e do foco em nós mesmos, as conseqüências podem ser devastadoras. Repetidamente, a Palavra de Deus mostra a preocupação Dele com a influência corruptora de nossa imaginação rebelde:

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." [Gênesis 6:5]

Embora Deus seja extremamente paciente conosco, chega uma hora em que Ele precisa lidar com a depravação humana. Muito tempo atrás Ele disse a Abraão que sua descendência seria peregrina em uma terra alheia, reduzida à escravidão e afligida por quatrocentos anos. Eles não poderiam entrar na Terra Prometida até que "a medida da injustiça dos amorreus estivesse cheia". [Gênesis 15:13,16] Nosso paciente e cuidadoso Senhor não substituiria os corruptos cananeus pelos descendentes de Abraão até que suas crueldades, idolatrias, rituais com sacrifícios humanos de crianças e perversões sexuais tivessem atingido proporções intoleráveis. Séculos mais tarde, Ele também não permitiu que os babilônios destruíssem Jerusalém até que a depravação de Israel estivesse madura para receber o julgamento divino: Setenta anos de exílio.

"Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo." [Hebreus 10:30-31]

As massas, porém - sejam no antigo Israel ou em nosso tempo presente - prestam pouca atenção. Tampouco elas temem as conseqüências.

Milagres Acontecem - Mas Qual É a Fonte?
Em resposta à versão em filme/DVD de O Segredo, "histórias de milagres começaram a aparecer", escreveu Byrne. Os fãs dela "escreveram sobre a cura de dor crônica, da depressão e de doenças... Recebemos milhares de relatos de O Segredo estar sendo usado para trazer grandes somas de dinheiro... Algumas das histórias mais magníficas que recebemos são de crianças que usaram O Segredo para atrair aquilo que queriam, incluindo melhores notas na escola e novos amigos... Festas estão sendo dadas em lares em todo o mundo, à medida que as pessoas compartilham o conhecimento com seus amados e familiares..." [1, pg X-XI]

Muitos se esquecem que "o anjo de luz" é um enganador astuto, não um doador gentil. Deus permitiu a Satanás certa dose de autoridade por um período de tempo, mas o poder dele é limitado para aquilo que serve aos propósitos gerais de Deus. Nosso amoroso Pai Celestial permite as provações em nossas vidas para nos treinar a confiarmos em Sua força e em Sua sabedoria, não em nós mesmos. Isso é exatamente o oposto daquilo que a autora Byrne ensina com sua mensagem do Novo Pensamento. Ela pode se gloriar dos milagres das mãos do enganador, mas existe um custo. E o diabo nunca deixa de vir cobrar aquilo que lhe é devido.

"A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade." [2 Tessalonicenses 2:9-12]

Não podemos nos dar ao luxo de sermos ignorantes nos dias atuais. A Bíblia nos instrui a "Sede firmes no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." Por quê?

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." [Efésios 6:11-3]

Para evitarmos experimentar o mal, precisamos saber discernir o mal. Muitos dos conceitos esotéricos da autora Byrne já foram adaptados para os ensinos da Palavra da Fé, para as disciplinas contemplativas, a saúde holística e outras práticas similares. Eles soam bons para aqueles que estão cegos para as astutas ciladas do diabo. Que Deus possa mostrar como nos prepararmos junto com nossas famílias para a guerra espiritual que está para acontecer!

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." [1 Pedro 5:8-9]

Nenhum comentário: